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Você sofre de insônia? Então pare de consumir estes alimentos

A insônia é um distúrbio muito nocivo à saúde. Por isso, evitar esses alimentos que prejudicam o sono é essencial.

A insônia é um dos mais comuns distúrbios do sono que existem.

A insônia pode ser crônica ou aguda, com episódios isolados e passageiros.

Felizmente, a maioria das pessoas acometidas pela insônia não apresentam quadros permanentes, o que ajuda na identificação das causas do problema e na definição de uma linha de combate a ele.

Geralmente o que provoca a insônia são instabilidades hormonais e algumas substâncias que são ingeridas no dia a dia, além do estresse.

Neste artigo, vamos falar exatamente de alimentos que podem provocar a insônia e, por isso, devem ser evitados.

Alimentos que contribuem para a insônia

Para poder adormecer, o corpo precisa estar com vários fatores em equilíbrio, entre eles as taxas hormonais e o metabolismo.

Alguns alimentos contribuem para esse desequilíbrio, acelerando demais o corpo e o impedindo de “desligar”. Veja quais são!

Bebidas ricas em bioestimuladores

Como dissemos anteriormente, alguns alimentos provocam dificuldades para dormir por causa de seus componentes internos.

Os principais compostos que dificultam a chegada do sono são os chamados bioestimuladores, como a cafeína e a teanina.

Essas substâncias favorecem a criação de energia pelo corpo, aumentando as taxas metabólicas.



Algumas bebidas ricas nesses componentes, são:

  • Café
  • Chá verde
  • Mate
  • Guaraná
  • Chá preto

Portanto, quem deseja se livrar da insônia deve evitar tomar essas bebidas.

Alimentos ricos em açúcares e bebidas gaseificadas

Refrigerantes, doces industrializados e chocolate, são potenciais inimigos de quem sofre para conseguir dormir bem.

Esses alimentos possuem altas taxas de bioestimulantes, muitas vezes em versões sintéticas, e de açúcar, que também pode aumentar a taxa metabólica além do necessário, impedindo o cérebro de descansar corretamente.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas são ricas fontes de determinados tipos de nutrientes, como ferro e proteínas.

Porém, esses componentes também possuem muita gordura, o que pode atrapalhar o sono.

Acontece que a carne vermelha exige um maior esforço do sistema digestivo para ser digerida, o que também impede o corpo de descansar.

O consumo de carne vermelha depois das 18h pode piorar ainda mais a noite de sono.

Dicas para vencer a insônia

Com certeza você já deve ter se perguntado sobre o que é bom para insônia, não é mesmo?

Para vencer o problema é necessário não apenas evitar os alimentos citados até aqui, mas também tomar alguns cuidados especiais.

Relembre alguns:

  • Incluir alimentos que melhoram o sono na dieta
  • Não comer muito próximo da hora de dormir
  • Evitar usar telas depois das 20h
  • Evitar situações estressantes e desgastantes
  • Não extrapolar no uso de álcool
  • Não fumar
  • Entre outros

Pondo esses hábitos em prática, boas noites de sono certamente acontecerão.

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