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Você ingere antioxidantes suficientes ?

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a preservar as células e contribuem para uma vida melhor. Ingerir antioxidantes em quantidades suficientes pode ajudar a reduzir o risco de doenças. Este teste vai ajudá-lo a avaliar a quantas anda sua ingestão de antioxidantes e a sua saúde.

Neste teste, uma porção corresponde a:

1 xícara de legumes crus;
1 fatia de fruta crua;
½ xícara de frutas cozidas;
½ xícara de legumes cozidos;
180 ml de suco de fruta.

1. As melhores fontes de betacaroteno são cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, caqui e damasco. Quantas porções de um ou mais desses alimentos você ingere por semana?

a) 0 – 3
b) 4 – 6
c) 7 – 10
d) 11 ou mais

Os nutricionistas recomendam ao menos uma porção diária ou sete por semana. Se você respondeu:

a) Você não está ingerindo muito betacaroteno.
b) Você ainda pode melhorar a sua cota.
c) Você está atendendo às recomendações dos nutricionistas.
d) Parabéns! Você está muito melhor do que a grande maioria das pessoas.

2. Você come cenoura:

a) Crua
b) Levemente cozida no vapor
c) Extremamente cozida

Surpreendentemente, a melhor resposta é a b. Cozinhar levemente a cenoura faz com que o betacaroteno fique acessível ao organismo. Cozinhar em demasia legumes e frutas secas pode ocasionar a destruição do betacaroteno.

3. Com que freqüência você usa óleos vegetais, castanhas, amendoins e nozes?

a) Nunca
b) Uma vez por semana
c) Uma ou duas vezes por semana
d) Várias vezes ao dia

A maior parte dos alimentos contém pequenas quantidades de vitamina E e apenas poucos são realmente boas fontes dessa vitamina. Se você respondeu:

a ou b) Você provavelmente não está conseguindo muita vitamina E na sua dieta.
c) Você pode estar ingerindo a quantidade recomendada de vitamina E.
d) Você provavelmente está consumindo mais do que a taxa diária recomendada de vitamina E.

4. Você come frituras freqüentemente?
a) Sim
b) Não

Fritar alimentos pode destruir seu teor de vitamina E. A alta temperatura e a exposição ao oxigênio aumentam as chances de ocorrer reações dos radicais livres.

5. As fontes mais ricas de vitamina C são laranja, suco de laranja, suco de tomate, espinafre, couve, repolho, brócolis e aspargos. Quantas porções de um ou mais desses alimentos você ingere?

a) 0 – 3
b) 4 – 6
c) 7 – 10
d) 11 ou mais

Os nutricionistas recomendam ao menos uma porção diária. Se você respondeu:

a) Você não está ingerindo muita vitamina C.
b) Você ainda pode melhorar a sua cota.
c) Você está atendendo às recomendações dos nutricionistas.
d) Parabéns! Você está muito melhor do que a grande maioria das pessoas.

6. como você geralmente come frutas e legumes?

a) Frescos.
b) Congelados.
c) Enlatados.

Frutas e legumes frescos, de preferência colhidos na hora, contêm os índices mais elevados de vitamina C. Se manuseados adequadamente, frutas e legumes congelados perdem pouco teor de vitamina C. Mas o processo de envase (colocar em latas), o calor, a exposição ao ar e um longo período de estocagem levam à redução da vitamina C.

7. Você fuma ou está freqüentemente ao redor de fumantes?

a) Sim
b) Não

Fumantes têm maior necessidade de vitamina C. O fumo estimula as reações dos radicais livres dentro do organismo e sobrecarrega as defesas propiciadas pelos antioxidantes. Mesmo fumantes passivos, que aspiram a fumaça do cigarro dos outros, estão mais expostos à ação dos radicais livres.

8. Você consome bebidas alcoólicas?

a) Sim
b) Não

O álcool pode diminuir a absorção da vitamina C encontrada nos alimentos. O metabolismo do álcool pode aumentar as reações dos radicais livres.

9. Você fica muito tempo exposto ao sol ou reside em áreas com problemas sérios de poluição?

a) Sim
b) Não

Os raios ultravioletas e os poluentes do ar, como o ozônio e o dióxido de nitrogênio, são conhecidos por estimular as reações dos radicais livres. Quem respondeu “sim” precisa de uma dose muito maior de vitamina C do que aqueles que responderam “não”.

Se o seu consumo de antioxidantes não anda ótimo, seria interessante você rever seus hábitos alimentares e de vida e se preocupar com a complementação da sua dieta, de modo a suprir as necessidades do seu organismo.

Texto adaptado da revista Vivências, ano XIV, n° 43, 1998, p. 56 e 57.
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