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Você está destruindo todas as vitaminas e não sabe – esta é a forma certa de preparar brócolis e todos os legumes!

Você gosta de brócolis?

Está sabendo cozinhá-lo da forma correta para não perder boa parte dos seus nutrientes?

A perda de nutrientes, durante o cozimento de alimentos, é inevitável.

Mas existem técnicas que minimizam essa perda.

É isso que você vai aprender agora.

Vamos lá:

  1. A regra número 1, quando cozinhar verduras e legumes, é: cubra-os com a quantidade mínima de água.
  2. Não jogue fora a água do cozimento, pois ela contém uma quantidade boa de nutrientes. Utilize-a para fazer sopas ou molhos.
  3. Ferva a água antes de pôr os legumes nela. Quanto menos tempo eles ficarem na água, menos nutrientes se perdem.
  4. Durante o cozimento, tampe a panela, evitando que as vitaminas  “saiam” pelo vapor.
  5. Se tiver um panela tipo cuscuzeira, use-a, pois o cozimento no vapor é ótimo para minimizar as perdas. Se você não tem esse tipo de panela, use o banho-maria.

O banho-maria pode ser utilizado até para cozer carnes e, dessa forma, minimizar a produção de substâncias cancerígenas.

Outra forma muito boa de cozinhar e minimizar a perda das vitaminas é a “cozedura passiva”.

Ela requer mais tempo, porém, como se trata de um método “passivo”, permite-lhe fazer outras coisas em simultâneo, sem ter de se preocupar com o risco de os alimentos queimarem ou pegarem no fundo da panela.

A cozedura passiva pode ser usada no preparo de legumes, verduras, massas e cereais.

Veja o que fazer:

  1. Ponha a água para ferver.
  2. Desligue o fogo.
  3. Introduza o alimento
  4. Tampe a panela.
  5. Aguarde o tempo necessário para que o alimento fique cozido.
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