- PUBLICIDADE -

Error: Embedded data could not be displayed.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Vitamina antidoces: controle seu desejo por doces de maneira saudável

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Os ingredientes desta receita vão auxiliar na produção de serotonina e também são fontes de nutrientes que ajudam a diminuir a vontade de comer doces.

Muitas pessoas consideram comer doce um dos grandes prazeres da vida.

Afinal, quem nunca sentiu aquela vontade de um brigadeiro após o almoço?

Mas, se você faz parte desse grupo de pessoas, deve ficar atenta (o) à quantidade consumida.

Isso porque essa vontade poderá se tornar compulsiva e acabar prejudicando a sua saúde.

Geralmente o desejo por doces está relacionado diretamente à baixa quantidade de serotonina no organismo. 

A serotonina é uma molécula neurotransmissora que causa sensação de bem-estar e também ajuda a controlar o nosso humor.

Quando os níveis dessa molécula estão baixos e estamos ansiosos ou estressados, surge a necessidade de comer doces e carboidratos.

Esses alimentos são os responsáveis diretos pela produção de serotonina.

Já quando as taxas dessa substância estão normais, temos sensação de saciedade e nosso corpo absorve o açúcar de forma correta.

Portanto, quando o nível de serotonina está normal, não sentimos tanta vontade de comer doces.

Além disso, no caso das mulheres, quando estão na TPM, o desejo e a necessidade de comer doce é algo incontrolável. 

Isso ocorre devido às grandes alterações hormonais durante o período pré-menstrual.

Mas também essa necessidade por doces e carboidratos pode estar relacionada à falta vitaminas B6, B9, B12, magnésio, zinco e triptofano.

Portanto, para manter a compulsão por doces sob controle, é necessário adotar uma alimentação mais saudável.

Vitamina antidoces

Os ingredientes dessa receita vão auxiliar na produção de serotonina e também são fontes de nutrientes que ajudam a diminuir a vontade de comer doces.

Ingredientes:

  • 200 ml de leite desnatado
  • 1 banana
  • ½ mamão papaia
  • 2 colheres (sopa) de aveia

Dica: não jogue as sementes do mamão, veja aqui como usá-las para desintoxicar o fígado, rins e o aparelho digestivo.

Modo de preparo:

Corte a banana e o mamão em pedaços pequenos, coloque no liquidificador, adicione a aveia, o leite e bata até ficar uma bebida homogênea.

Consuma logo após o preparo.

Recomenda-se tomar essa vitamina sempre no período da tarde, que geralmente é o horário em que as pessoas sentem mais vontade de comer doces.

Benefícios do leite

O leite contém triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina.

Além do mais, é rico em vitaminas do complexo B.

Benefícios da banana

Assim como o leite, a banana é rica em triptofano, auxiliando na produção de serotonina.

Além disso, a fruta dá energia e diminui o apetite, pois aumenta a sensação de bem-estar e causa saciedade.  

Benefícios do mamão papaia

O mamão papaia é uma fruta rica em serotonina, substância que que gera sensação de felicidade.

Além disso, é rico em vitamina A, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.

Benefícios da aveia

A aveia possui triptofano, aminoácido que após metabolizado se converte em serotonina.

Com isso, aumenta o bem-estar, melhora o humor e garante uma boa noite de sono.  

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a disposição e a função cerebral, diminuindo o cansaço. 

Dicas para evitar o desejo por doces

Beba bastante água

A água ajuda a regular o nosso organismo, pois hidrata e mantém os órgãos funcionando em perfeitas condições.

Porém, a falta de líquido aumenta a vontade de comer doces e essa reação está diretamente ligada ao fígado.

O órgão precisa de água para fazer a conversão do glicogênio em glicose, que é principal fonte de energia para o corpo.

Portanto, se o corpo não estiver hidratado, há a impressão de que é necessário comer mais para repor a energia, especialmente os doces.

Por isso, para garantir o bom funcionamento do organismo, consuma bastante água, mesmo estando sem sede.

Masque chicletes sem açúcar

O chiclete sem açúcar possui um sabor refrescante o ato da mastigação vai ajudar a reduzir a fome e a ansiedade.

Assim, a serotonina será liberada e vai reduzir o desejo exagerado por doces.  

Cheire um pedaço de chocolate

Os receptores do seu cérebro, que são os responsáveis pelas sensações de prazer, irão ser enganados.

Desse modo, a compulsão por doces será controlada.

Consuma alimentos ricos em triptofano

O triptofano age na produção de serotonina e,  com isso, ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, além de controlar a vontade por doces.

Alguns alimentos que possuem triptofano são: aveia, banana, canela, castanha-do-pará, grãos em geral, maçã.

Exercícios físicos

A prática de atividades físicas estimula a liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar.

 Diante disso, causa o mesmo efeito dos doces.

 Fique longe dos doces

 Diz o ditado: “O que os olhos não veem, o corpo não sente”.

Assim, mantenha os olhos longe dos doces, pois isso vai ajudar a segurar o desejo.

Fuja de programas culinários da televisão, das redes sociais ou sites relacionados a doces.

Coma de três em três horas

Quando a fome dispara, você sente uma vontade incontrolável por doces e carboidratos.

Por isso, alimente-se a cada três horas para driblar esse desejo por doces.

 Tome café da manhã

Nunca pule essa refeição, caso contrário, seu desejo por doces e demais guloseimas irá aumentar.

O café da manhã vai garantir a você disposição para as atividades do dia.

Desse modo, ajuda a evitar que seu organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.

Modere nos carboidratos

O consumo exagerado de massas e pães libera insulina no sangue.

Esse hormônio ativa a região cerebral responsável pelo apetite, aumentando o desejo de comer.

Consuma frutas

Os doces contêm sacarose, um açúcar com rápida absorção.

Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo.

Por isso, prolonga a sensação de saciedade e o desejo de comer, principalmente, doces.

Diminua o consumo de sal

O sal em excesso deixa seu corpo com necessidade de algo doce.

Por isso, evite alimentos muito salgados e fast food, pois eles contêm uma grande quantidade de sódio.