Veja por que você nunca mais deve descartar a casca da banana

veja-porque-voce-nunca-mais-deve-descartar-as-cascas-de-banana
Imagem: Depositphotos

Depois de conhecer os “poderes” escondidos na casca da banana, você nunca mais vai querer jogá-la no lixo.

Oriunda do sul asiático, a banana tornou-se, ao longo dos séculos, numa das frutas mais consumidas do mundo.

Além do seu sabor peculiar, esse fruto também possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais que são indispensáveis para a saúde.

Entretanto, seja a banana consumida por causa do seu sabor ou para absorção dos benefícios que traz ao corpo, fato é que quase todo mundo descarta as cascas da fruta depois de comê-la.

De olho nesse hábito extremamente comum, nós decidimos criar este artigo para aconselhar você a não jogar as cascas de banana no lixo.

Isso porque o revestimento natural da banana é lotado de nutrientes poderosos, o que a habilita, principalmente, como um poderoso fertilizante orgânico e como um verdadeiro cosmético natural.

E aí, você fazia ideia desses fatos?

Nos dê a honra de seguir a leitura e entenda como usar as cascas de banana que geralmente são jogadas fora depois do lanche.

Use as cascas de banana para incrementar a sua horta caseira

Para começar a falar sobre os usos das cascas de banana, queremos indicar como você pode utilizar esse produto natural para fertilizar hortas e jardins caseiros.

Confira três maneiras de fazer isso lendo os tópicos abaixo!

Crie um poderoso fertilizante natural

As cascas de banana que você geralmente joga no lixo podem servir como base para um potente fertilizante natural que você pode fazer em casa sem gastar praticamente nada.

Siga esse procedimento:

  1. Coloque as cascas de 5 bananas inteiras em um recipiente contendo um litro de água;
  2. Depois, coloque o recipiente em um local arejado e protegido do sol por cerca de 4 dias;
  3. Passado esse período, pegue a água contendo as cascas de banana e faça uma filtragem;
  4. Por fim, basta misturar a água temperada com uma quantidade igual de água limpa (mais 1 litro) e guardar. Você pode utilizar essa mistura para regar ou borrifar as suas plantas uma vez por semana.

Esse fertilizante natural não tem contraindicações, podendo ser usado para regar qualquer tipo de planta, seja ornamental ou para consumo, cultivada em locais internos ou externos.

Os minerais e vitaminas contidas na casca de banana irão nutrir e tonificar as plantas, tornando o seu aspecto mais saudável.

Cascas de banana e compostagem: uma relação virtuosa

As cascas de banana também podem ser valiosas para quem trabalha com compostagem, também por causa dos nutrientes que carrega.

Em resumo, a compostagem é uma técnica que visa a produção de adubo fertilizante de forma natural, sem o uso de produtos químicos.

Nesse sentido, a casca de banana é um dos produtos naturais mais indicados por ter alto potencial nutritivo e não carregar nenhuma substância que possa ser nociva às plantas que vão receber o adubo, que é o produto final da compostagem.

Portanto, se você cria compostos fertilizantes ou conhece alguém que aderiu a essa prática, pare de descartar cascas de banana e dê a elas um destino melhor!

Conheça os usos cosméticos da casca de banana

Antes de finalizar o nosso artigo, trouxemos algumas dicas de como a casca de banana pode ser uma aliada de quem quer cuidar da beleza.

Leia os tópicos abaixo e aprenda a usar esse produto natural para cuidar da pele do rosto, dos pés, do cabelo e até dos dentes!

Cuidados com a pele do rosto

Muitas pessoas sequer fazem ideia, mas um dos melhores usos da casca de banana está relacionado aos cuidados com a pele do rosto.

Para ter uma pele do rosto com aspecto mais jovem, faça o seguinte:

  1. Lave o rosto com água e sabonete neutro e depois seque bem;
  2. Então, corte algumas tiras de casca de banana e use o interior da casca (que fica em contato com o “miolo” da fruta) para massagear suavemente o rosto em movimentos circulares. Faça isso em toda a extensão do rosto, sem deixar nada de fora;
  3. Por último, descanse por 15 minutos e depois lave o rosto com água morna, sem sabão.

Esse procedimento é eficaz no combate a inchaços, inflamações e irritações, à medida que hidrata a pele do rosto profundamente.

Além disso, se repetida periodicamente essa técnica tem o potencial de combater rugas e linhas de expressão, bem como o aspecto seco e envelhecido que a pele adquire com o tempo.

Spa dos pés

Você sofre com rachaduras nos pés e já não suporta mais aquela sensação de pele ressecada? Então esse uso da casca de banana pode ser do seu interesse:

  1. Lave os pés e seque-os totalmente;
  2. Depois, corte algumas tiras de casca de banana;
  3. Em seguida, comece a esfregar as cascas nos locais que estão ressecados e crespos nos seus pés. Quando todas as áreas de necessidade tiverem sido massageadas, deixe os pés descansarem por 15 minutos;
  4. Ao final desse tempo, lave os pés com água corrente.

Assim como ocorre com a pele do rosto, a pele dos pés também pode ser profundamente hidratada pelos compostos contidos na casca de banana.

Tratamento capilar

As cascas de banana também podem ser utilizadas para deixar os cabelos mais sedosos e cheios de vida.

Para experimentar esse benefício, siga esse passo a passo:

  1. Coloque 3 cascas de banana completas em um liquidificador junto com uma quantidade de água que dê para submergi-las. Depois, ligue a máquina e deixe bater até que se forme uma mistura homogênea;
  2. Em paralelo, garanta que os seus cabelos estejam aptos a receberem um tratamento capilar;
  3. Depois de todo esse preparo, utilize um pincel para aplicar a máscara de casca de banana ao seu couro cabeludo, pegando também os fios de cabelo, se possível;
  4. Ao finalizar a aplicação, cubra o cabelo com uma touca térmica e deixe o composto agir por cerca de 30 minutos;
  5. Passada a meia hora, lave o cabelo seguindo a sua rotina capilar convencional.

Essa máscara capilar é totalmente natural e cheia de nutrientes que vão dar mais vitalidade aos seus cabelos.

Clareamento dental

Já imaginou fazer um clareamento dental caseiro utilizando apenas pedaços de cascas de banana? 

Resumidamente, você deve pegar um pedaço pequeno de casca de banana e esfregar a parte de dentro da casca diretamente nos dentes.

Esse procedimento irá esfoliar o esmalte dos seus dentes, removendo bactérias e outras impurezas que dão o aspecto amarelado e criam manchas mais escuras.

Vale ressaltar que essa técnica de clareamento não substitui outras técnicas feitas por odontologistas em consultório, tampouco substituem a escovação diária dos dentes.

Faça uso dessa dica apenas como mais uma forma de cuidar da aparência e da saúde dos seus dentes!