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Veja como evitar as varizes apenas com alimentação e hábitos saudáveis

Você sabia que é possível evitar as varizes sem a utilização de remédios? Basta mudar alguns hábitos e ajustar a alimentação.

As varizes são problemas causados pela má circulação sanguínea e geralmente aparecem nas pernas.

Contudo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, elas estão longe de ser apenas incômodos estéticos.

Especialistas apontam que as varizes são condições pró-trombóticas, ou seja, podem favorecer o aparecimento de tromboses.

Isso acontece porque a dilatação das veias, que é característica das varizes, ocorre pela estagnação do sangue na região.

O sangue parado, por sua vez, é o principal fator de risco para a formação dos trombos.

Então, se agora você deseja saber como evitar as varizes, continue lendo este artigo até o final.

Ao longo desse texto nós explicaremos como é possível evitar esse problema sem o uso de remédios, apenas se alimentando corretamente e adotando alguns hábitos saudáveis.

Aproveite a leitura!

Alimentação que pode evitar as varizes

Assim como acontece em muitas outras condições, também é possível prevenir varizes por meio de uma alimentação saudável.

A má circulação sanguínea, que é a precursora das varizes, pode ocorrer por diversos fatores.



Entre eles, estão o excesso de gordura no sangue e o estreitamento dos vasos sanguíneos por causa de distúrbios na pressão e pela criação de placas de gordura no interior das veias.

Para combater esses fatores de risco, o ideal é consumir alimentos ricos em vitamina C, vasodilatadores naturais, bioflavonóides e outros antioxidantes naturais. Veja alguns exemplos:

  • Frutas vermelhas, como tomate, framboesa, cranberry, mirtilo, acerola, amora e uva;
  • Vegetais de cor roxa, como cebola roxa, repolho roxo e berinjela;
  • Raízes medicinais, como açafrão (cúrcuma) e gengibre;
  • Amendoim, que é um poderoso vasodilatador natural;
  • Entre outros.

Existem ainda alimentos ricos em anti-inflamatórios e anticoagulantes naturais que evitam inflamações no sistema circulatório e a formação de trombos. São eles:

  • Vegetais de folhas verde-escuro, como brócolis, couve, espinafre e rúcula;
  • Alimentos ricos em ômega 3, como atum, sardinha e linhaça;
  • Entre outros.

Esses alimentos farão uma limpeza na sua corrente sanguínea e manterão o calibre das veias em seu nível correto.

Assim, o sangue fluirá corretamente e sem interrupções, evitando o aparecimento das varizes e até problemas piores.

Hábitos que devem ser praticados

Por fim, é sempre importante citar os hábitos que podem evitar as varizes.

E como não poderia deixar de ser, estamos falando das mais que necessárias atividades físicas.

Depois da alimentação desregrada, o sedentarismo é o principal fator de risco para o aparecimento de varizes.

Nesse sentido, veja abaixo alguns hábitos diários que você pode desenvolver para sair de vez do sedentarismo, mesmo que não seja um praticante ativo de exercícios físicos convencionais:

  • Se possível, vá a pé ou de bicicleta para o trabalho;
  • Faça caminhadas de pelo menos 30 minutos, em ao menos três dias da semana;
  • Pratique exercícios caseiros como polichinelos e pular corda;
  • Se puder escolher, suba escadas ao invés de usar elevadores;
  • Se possível, matricule-se em uma academia e faça um plano de treinos;
  • Entre outros hábitos.

Contudo, apesar de todos esses hábitos serem importantes, não poderíamos deixar de falar do mais essencial de todos: beber bastante água.

O consumo correto de água também melhora a circulação sanguínea, contribuindo ativamente na luta contra as varizes.

Importante

É sempre válido destacar que em alguns casos, as varizes precisam ser acompanhadas por um médico vascular.

Acontece que algumas pessoas possuem predisposição genética para o problema, tendo-o como crônico.

Além disso, existem casos específicos, como o de mulheres grávidas que desenvolvem varizes por causa do peso do bebê na barriga.

Portanto, para evitar as varizes de fato, uma análise caso a caso sempre é bem-vinda.

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