quarta-feira, 19 janeiro 2022
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Veja 11 dicas para dormir melhor nos dias quentes

Alguns hábitos podem ajudar você a ter uma noite de sono mais tranquila durante as altas temperaturas.

Dormir é algo essencial para a nossa saúde, pois é nesse momento que o corpo descansa e recarrega as energias para a rotina do dia seguinte.

Mas com a chegada do verão as noites ficam mais quentes e muitas pessoas começam a ter dificuldade para dormir.

Porém, alguns hábitos simples podem te ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila durante as altas temperaturas.

Veja quais são e coloque em prática a partir de hoje!

Tome bastante água

Todos já sabem que o recomendado é tomar no mínimo dois litros de água por dia, mas não nos custa nada te lembrar.

No entanto, nos dias de muito calor é fundamental aumentar o consumo de líquidos.

Isso porque, as altas temperaturas fazem aumentar a transpiração e, consequentemente, a desidratação.

Mas, se você estiver bem hidratado não irá sentir muita sede e provavelmente vai dormir melhor.

Porém,mesmo assim, deixe uma garrafa com água próximo a cama, caso sinta sede à noite.

Mantenha o quarto resfriado

Uma temperatura recomendada dentro do quarto para dormir bem é abaixo de 26ºC.

Mesmo que você não tenha ar-condicionado, existem várias alternativas para refrescar o quarto.

Você pode, por exemplo, ligar um ventilador e colocar um recipiente com cubos de gelo na frente.

Também utilize um umidificador ou encha uma bacia ou balde com água e coloque no quarto. 

Além disso, deixe o ar circular dentro do quarto, mantendo as janelas abertas durante o dia e, se possível, também na madrugada.

Consuma comidas leves no jantar

A alimentação noturna é essencial para uma boa noite de sono, principalmente nos dias quentes.

Por isso, consuma alimentos leves e em porções pequenas, evitando os processados e fast foods.

Opte por frutas frescas, verduras, iogurtes naturais, sucos naturais e vitaminas.

Além do mais, evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, café e outras bebidas que contém cafeína, pois essas ativam o organismo.

Não pratique atividades físicas a noite

A atividade física é essencial o ano inteiro, porém, durante o verão tem um horário adequado para se exercitar.

Por isso, recomenda-se sair para correr, caminhar, pedalar ou ir à academia no período da manhã.

Mas, caso você não tenha tempo e só possa no final do dia, não deixe para a última hora.

Aconselha-se praticar seus exercícios cerca de três a quatro horas antes de ir dormir, afinal, uma atividade intensa pode causar excitação no organismo.

Escolha roupas adequadas

A ideia de dormir sem roupa (nu) não é muito indicada, afinal, durante a madrugada a temperatura corporal cai e você pode acordar com dores musculares e/ou resfriado.

Portanto, opte por um pijama leve, de preferência de algodão, além de ficar atenta (o) aos lençóis e travesseiros, pois muitos causam calor e fazem aumentar a transpiração.

Aplique compressas molhadas

Alguns minutos antes de ir dormir molhe alguns panos em água e aplique nas axilas, rosto e nuca, pois essas regiões são mais sensíveis ao calor.

Isso fará com que o frio desencadeie um processo chamado vasoconstrição, diminuindo a temperatura.

Coloque a cama no chão

Colocar o colchão no chão também pode ser uma alternativa para dormir melhor durante o calor.

Isso porque, de acordo com a física, o ar quente sobe e o frio desce, por isso, estar próximo ao chão pode ser mais refrescante.

Congele a roupa de cama

Embora pareça um truque inusitado, muitas pessoas fazem e realmente funciona.

Colocar os lençóis e fronhas (limpos) por alguns minutos antes de dormir dentro do congelador ajuda a refrescar a cama.

Para isso, coloque-os dentro de um saco plástico e deixe no congelador.

Apesar de não permanecer gelado a noite toda, causa sensação de frescor, ajudando a pegar no sono mais rapidamente.

Tome chás

Outra dica para dormir melhor nos dias de calor é tirar um pequeno cochilo a tarde, caso possa, e a noite, meia hora antes de dormir, tomar um chá calmante.

Dentre as opções estão a camomila, lavanda ou maracujá, que irão ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Tire tudo da tomada

Os aparelhos eletrônicos liberam calor quando estão na tomada, mesmo que estejam desligados.

Por isso, evite deixar qualquer aparelho na tomada dentro do quarto, como, por exemplo, TV, celular, entre outros.

Além de economizar energia elétrica, seu quarto não ficará tão quente e você poderá dormir tranquilamente.

Tome banho antes de dormir

Além de ser um processo de higiene, o banho antes de dormir ajuda a diminuir a temperatura corporal.

Com isso, você sentirá menos calor antes de pegar no sono e ficará mais relaxado durante a noite.

Porém, o ideal é que seja um banho em água morna, nada água fria ou muito quente.

Seguindo essas dicas você conseguirá ter uma noite de sono mais tranquila durante os dias de muito calor.

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