Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Uva-passa é rica em antioxidantes e é boa para a saúde dos ossos

Usada como aperitivo ou incorporada a receitas, a uva-passa apresenta boa quantidade das vitaminas A, C, E, K e D e de sais minerais como fósforo, potássio, ferro, enxofre, magnésio e cálcio, que vão enriquecer sua dieta.

As passas surgiram a partir de um processo de conservação de uvas que são submetidas a desidratação.



São necessários 3,5 quilos de uvas frescas para produzir 1 quilo de uva-passa, e seu processo de desidratação pode levar de 15 a 45 horas.

Umas são mais doces, outras mais ácidas, mas somente as uvas com maior concentração de açúcar, casca mais fina e bagos mais firmes são indicadas para a produção das passas. 

Saborosa e facilmente encontrada, a uva-passa é rica em fibras, livre de colesterol e tem baixas taxas de sódio.  Além disso, é uma fonte de substâncias de ação antioxidante, anti-inflamatória, como catequinas, flavonoides e polifenóis, como o resveratrol, que protegem as células e ajudam a prevenir doenças. 

Aliada a uma alimentação saudável, o consumo de uva-passa pode ainda reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Com tantos nutrientes em sua composição, a lista de benefícios trazidos pela ingestão de uvas-passas é grande:  ajuda na prevenção da aterosclerose, do câncer de cólon de útero e da diminuição da perda óssea depois da menopausa; possui ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando no combate a vírus e bactérias; além de melhorar o funcionamento do intestino e de ser um estimulante sexual.

Desses benefícios, destaca-se a saúde dos ossos.

O boro, presente na uva-passa, é o responsável pela diminuição da perda óssea, o que favorece a prática de esporte para combater doenças.

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios são fundamentais para manter a saúde em dia, além de colaborar para a manutenção do peso.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM