Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Uva: amiga do coração e da juventude

Consumo da fruta pode prevenir doenças cardíacas e o envelhecimento precoce
 
Além de gostosas, as uvas podem ser grandes aliadas da saúde. Elas têm alto valor nutritivo e poderosos antioxidantes, os flavonoides, que aumentam a concentração de HDL (colesterol bom) no organismo. Segundo especialistas, o consumo da fruta também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a pressão arterial e o envelhecimento precoce.
“O ideal é consumir a uva com casca e sementes. Isso porque a vitamina F, presente nas sementes, estimula o crescimento infantil. Outro benefício provém da vitamina A, que evita o envelhecimento precoce”, diz a nutricionista Marcela Guimarães.
Já o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio, Waldir de Lemos, lembra que as vitaminas são fundamentais para o desenvolvimento de bebês. “Gestantes devem consumir uvas”, diz.
Mas os benefícios não se restringem somente à fruta. Especialistas destacam que o vinho tinto e o suco de uva concentrado podem (e devem) ser consumidos diariamente, por seus benefícios cardiovasculares. “Um a dois cálices durante as refeições é o ideal”, recomenda a médica ortomolecular Luciana Granja.
No entanto, a ingestão de vinho deve ser evitada por gestantes, pessoas com problemas gastrointestinais, com tendência ao alcoolismo ou que sofrem de cefaleia.
“Para essas pessoas, o melhor é ingerir o suco concentrado de uva. O álcool gera radicais livres, moléculas instáveis de oxigênio que podem também causar danos aos tecidos dos vasos”, diz Luciana.
O vinho branco e o suco de uvas brancas não têm o mesmo benefício. “Uvas brancas ou verdes não contêm os flavonoides que as pretas e rosadas possuem”, explica.
Fonte: O Dia / Toda Fruta
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM