Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Triphala para limpar o organismo

Composto ayurvédico tradicional, Triphala (três frutas) é uma fórmula especialmente elaborada para manter o processo natural de limpeza do organismo com suavidade. Combina três frutas com características únicas, levemente ácidas e adstringentes: amla (Emblica officinalis), beheda (Terminalia belerica) e harada (Terminalia chebula). Em ayurveda, Triphala é o mais balanceado de todos os compostos, considerado a pedra angular das terapias na Índia. O princípio fundamental da ayurveda é definido como ajudar a manutenção da saúde e induzir o equilíbrio do organismo. A chave deste objetivo é a manutenção de ambos, digestão e eliminação, seguidas por nutrição e tonificação do organismo. Este princípio contrasta com os severos regimes de limpeza, frequentemente usados no Ocidente, que geralmente empregam laxativos, purgativos e diuréticos. A ação destes produtos é puramente eliminativa, podendo levar ao desequilíbrio orgânico por depleção mineral causada por dependência deles.

Triphala é especialmente benéfico para aqueles pacientes com tendência a ter um trato gastrintestinal preguiçoso devido a um estilo de vida sedentário e ao consumo exagerado de carne vermelha, carboidratos refinados e produtos lácteos.

As três frutas de Triphala em ayurveda são conhecidas também como “myrobalans”, que em conjunto possuem as seguintes características:

Amla fruit – Emblica officinalis (emblica myrobalan fruit) – é a fruta mais usada na Índia para a promoção da saúde. Ácida e adstringente, também conhecida como groselha indiana, possui ação laxante moderada e restauradora do tônus gastrintestinal. Devido a esta característica, é muito usada no tratamento de úlcera, inflamação do estômago, intestinos, constipação e congestão hepática. Conforme o Prêmio Nobel Dr. Linus Pauling, Amla é reconhecida pela sua extrema capacidade antioxidante, superior a todas as frutas devido à sua alta concentração de vitamina C. Contém vinte vezes mais vitamina C que uma laranja.

Behada – Terminalia belerica (Beleric myrobalan fruit) – é considerada a fruta de maior ação laxativa, rica em compostos fenólicos, contendo 31% de ácido linoleico. Além disso, é adstringente, tônica, digestiva e antiespasmódica.

Harada – Terminalia chebula (chebulic myrobalan fruit) – é laxativa, adstringente, lubrificante, restauradora, antiespamódica e mantenedora das mucosas.

A combinação destas três frutas contrabalanceia cada um dos sistemas corpóreos identificados em ayurveda, de maneira a restaurar e manter em harmonia o sistema como um todo.

Quais benefícios podem ser obtidos com Triphala?

Todos os órgãos são beneficiados, pois Triphala é o mais balanceado de todos os compostos herbáceos, sendo destinado à manutenção da digestão normal, assimilação e eliminação, que é importante para todos. Também é indicado contra vermes intestinais e, por ser natural, pode ser usado até por crianças. 

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM