Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Tratamento natural de cálculo renal

Quando vemos ou ouvimos alguém dizer que teve cólica renal, não avaliamos o que isso quer dizer na realidade dos fatos. Geralmente a pessoa chora de dor, grita e alguns até desmaiam de tanta dor. Eliminar os cristais que formam os cálculos é uma tarefa lenta que demora meses de paciência e dor. Os cálculos renais são formados de pequenos cristais de sal e outras substâncias minerais dos rins.

A medicina hoje dispõe de várias estratégias para eliminá-los, o que não se garante é que a pessoa não os desenvolva de novo. Tudo vai depender do estilo de vida adotado. Vejamos algumas dicas preventivas:

Líquidos em abundância – aumentar o consumo de água é, com certeza, uma das terapias mais eficazes que existem para prevenir a concentração de sais minerais que formam os cálculos. Geralmente se recomenda tomar dois litros de água por dia, para que se urine em torno disso também e os canais e locais competentes sejam limpos pela ação da água no organismo.

O cálcio – de todos os cálculos, 92% são compostos de cálcio ou seus derivados. Se a pessoa tem disposição de ter cálculos por causa do cálcio, melhor olhar e passar em revista os alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, manteiga e laticínios. A maioria do cálcio ingerido pelas pessoas vem dos laticínios. Também há muitas frutas e legumes que trazem para o organismo oxalato de cálcio, que, se o organismo estiver deficiente, não é eliminado, causando o cálculo. Quem tem predisposição para cálculos deve restringir o uso de alimentos ricos neste elemento (oxalato de cálcio). Esses alimentos são feijão, beterraba, aipo, chocolate, uva, pimenta verde, salsa, espinafre, morango, abóbora e chá.

Remédios para o estômago: certos antiácidos populares são ricos em cálcio, por isso, limite o uso deles, pois o cálcio se acumula nos rins.

Vitamina A – descobriu- se que a vitamina A reveste as vias urinárias, evitando a formação de cálculos futuros. Cada ser humano precisa de 5000 UI de vitamina A por dia, o que pode ser conseguido com meia xícara de batata- doce ou meia xícara de cenoura, e também com uma porção de 100 gramas de damasco, brócolis ou moranga. Deve-se apenas ter o cuidado para não ingerir doses elevadas de vitamina A, o que pode causar intoxicação.

proteínas – o excesso de carne ingerida nas refeições pode trazer o comprometimento dos rins, em virtude do excesso de proteína animal.

Sal – é bom começar a restringir o uso do sal, principalmente quem não bebe água e só toma refrigerante. O uso do sal deveria ser de meia colher de chá por dia por pessoa. O sal está presente em salgadinhos, salgados, batatas fritas e queijos industrializados.

Vitamina C – esta vitamina, em grande quantidade, tende a criar pedras nos rins para quem tem ou já teve cólicas renais.

Para eliminar os cálculos renais, recomenda- se o uso de cápsulas ou do chá de quebra-pedra logo após as refeições.

Fonte: Medicina Natural (texto adaptado)

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM