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Top 10 alimentos que ajudam a reduzir a pressão alta

Se você é hipertenso, o consumo regular destes dez alimentos vai ajudar a normalizar a pressão arterial.

Se você sofre com pressão alta, chegou ao lugar certo.

Neste artigo, selecionamos dez alimentos que devem ser incluídos na sua dieta, a fim de normalizar a pressão.

Infelizmente, muita gente ainda não entende como lidar com esse assassino silencioso.

Para piorar, a hipertensão também causa outros problemas de saúde: diabetes, derrame, doenças cardíacas, insuficiência renal e até a morte.

Como não apresenta sintomas, é importantíssimo sempre verificar sua pressão.

Estima-se que um terço da população mundial tenha pressão arterial elevada.

Nossa pressão é medida em ‘milímetros de mercúrio’ (mm Hg) e é escrita como dois números separados.

 O primeiro número ou o número sistólico mede a pressão dentro das artérias quando os músculos do coração se contraem. 

O segundo número mede a pressão nas artérias quando os músculos está descansando entre os batimentos cardíacos.

 De acordo com a American Heart Association, o limite normal da pressão é considerado 120/80 (12 por 8). 

O intervalo entre 120/80 – 140/90 é referido como “pré-hipertensão” e qualquer resultado acima de 140/90 deve ser investigado.

 É importante salientar que uma única leitura não indica que você sofre de pressão alta. 

Os números elevados precisam ser registrados com certa constância.

Mas o que será que causa pressão alta?

Embora a causa exata da hipertensão ainda seja desconhecida, temos evidências de que o excessivo consumo de sal, falta de exercícios, dieta não saudável e predisposição genética são alguns facilitadores.

Isso tudo sem falar de tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e estresse. 

Recentemente, um estudo também apontou como causa o consumo de alimentos processados e comida industrializada.

Ou seja, se você quer prevenir esse mal, melhore seu estilo de vida.

Quer uma dica por onde começar?

Então vamos lá!

  • Diminua o consumo de sal

Muito sal pode causar aumento na pressão arterial

Portanto, diminua o sódio para que sua pressão se regularize.

  • Mantenha a calma

Situações estressantes aumentam a pressão sanguínea.

Por isso, aqueles que sofrem de hipertensão devem se poupar do estresse, antes que tenha problemas mais graves no coração.

  • Faça exercícios regularmente

Todo mundo sabe que uma vida sedentária é o berço de várias doenças.

Então, se você não anda fazendo exercícios regularmente, está na hora de consertar as coisas.

  • Garanta a qualidade do seu sono

Devemos dormir pelo entre seis e oito horas todas as noites.

Quanto menos dormimos, maior é a chance de desenvolvermos hipertensão.

  • Deixe de beber álcool

O ideal é parar de consumir álcool e também deixar de fumar, mas, se não consegue, diminua esse consumo drasticamente.

O cigarro e a bebida aumentam a pressão arterial.

  • Diminua o consumo de cafeína

De acordo com a Mayo Clinic, a cafeína pode causar uma pequena elevação da pressão arterial.

Então, se você é hipertenso, cuidado com o café e com outras bebidas ricas nessa substância.

Agora vamos ao que foi prometido no início do artigo: conheça dez alimentos que não devem faltar na sua cozinha, a fim de diminuir a pressão alta:

1. Banana

A banana é rica em potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Para acrescentar essa fruta na sua dieta, você pode colocá-la no cereal, bolo, pão, vitamina, iogurte e até milkshakes. 

2. Espinafre

Esta folha deliciosa é pobre em calorias, rica em fibras e repleta de nutrientes como potássio, ácido fólico e magnésio – nutrientes essenciais para reduzir e manter os níveis de pressão arterial.

 Você sabia que meia xícara de espinafre cozido fornece cerca de 12% da ingestão diária recomendada de cálcio a um adulto?

Espinafre cai muito bem na salada ou em sanduíches.

Experimente!

3. Aipo

Praticantes de medicina natural têm usado aipo, há muito tempo, para reduzir a pressão alta.

Pesquisas dizem que comer apenas quatro talos de aipo por dia pode reduzir a hipertensão.

Isso porque ele contém fitoquímicos conhecidos como ftalídeos que relaxam o tecido muscular das paredes das artérias, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo e, por sua vez, diminuindo a pressão arterial.

4. Farelo de Aveia

Ter uma dieta rica em fibras e grãos integrais ajuda o corpo a manter uma pressão sanguínea saudável.

Por isso a aveia é uma excelente dica!

Ela ajuda a reduzir a pressão sistólica e diastólica.

Você pode consumir aveia com frutas ou usá-la no preparo de panquecas.

5. Abacate

O ácido oleico encontrado no abacate pode reduzir os níveis de pressão alta e colesterol.

 A fruta também contém potássio e folato, ambos essenciais para a saúde do coração. 

Além disso, é rica em vitaminas A, E, K, B e  bastante revestido com fibras. 

6. Melancia

Ele contém um aminoácido chamado L-citrulina, que provou reduzir a pressão arterial.

Para quem não sabe, ela é excelente para a saúde do coração, pois é  carregada de fibras, licopenos, vitamina A e potássio. 

Todos esses nutrientes têm efeitos redutores da pressão arterial.

 Adicione a melancia à sua dieta e aproveite os benefícios!

7. Beterraba

Rica em nitratos, a beterraba ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo.

 Um copo de suco de beterraba pode reduzir a pressão em até cinco pontos, segundo um estudo australiano de 2012. 

O efeito pode ser ainda melhor, se você consumir o suco diariamente.

8. Semente de girassol

Semente de girassol é rica em vitamina E, ácido fólico, proteína e fibra.

Basta um punhado dessas sementes para reduzir a pressão arterial e promover a saúde do coração. 

A semente de girassol também é uma ótima fonte de magnésio, além de ser nutritiva.

Mas atenção!

Compre as sementes sem sal, a fim de minimizar sua ingestão de sódio.

9. Laranja

Esta fruta é uma delícia e muito rica em vitamina C e fibras.

E, é claro, reduz a pressão arterial. 

Por isso, aconselhamos beber o suco ou consumir a própria fruta diariamente.

10. Cenoura  

Cenoura é rica em potássio e betacaroteno, que se mostraram eficazes na redução da pressão alta. 

O suco de cenoura também ajuda a manter a pressão arterial normal, regulando as funções do coração e dos rins.

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