Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Ter uma irmã alegre e tagarela reduz o risco de depressão, diz estudo

Irmã tagarela abraçando irmã - depressão

Você tem irmãos? Pois saiba que eles são fundamentais no processo de desenvolvimento de qualquer criança, principalmente se for uma irmã.

Por meio do contato com eles, aprendemos os fundamentos da socialização, comunicação e gestão de conflitos: habilidades importantes para a nossa vida.

E mais: muitos especialistas acreditam que os irmãos ainda são capazes de ensinar alguns valores de vida que nem os pais conseguem transmitir.

Para descobrir mais sobre o assunto, Laura Padilla-Walker, professora e instrutora da Universidade Brigham Young, iniciou um estudo para determinar os efeitos da relação mágica entre irmãos.

A pesquisa analisou 395 famílias que tiveram mais de um filho (com pelo menos um entre 10 e 14 anos), e os resultados foram bastante interessantes.

Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que gentileza e generosidade parecem ser aprendidas mais facilmente com um irmão do que com um adulto.

Em relação à autoestima, parece que a presença de outro membro da família em torno da mesma idade fornece benefícios inegáveis.

Mas há outro aspecto que parece ser crucial para o equilíbrio emocional de uma criança: ter uma irmã pode reduzir bastante o risco de desenvolver depressão durante a infância e na idade adulta.

Mas, por que uma irmã em vez de um irmão?

Em geral, os estudiosos argumentam que as habilidades de comunicação das irmãs são mais desenvolvidas que as dos irmãos.

Uma irmã está mais disposta a falar sobre tudo, incluindo assuntos íntimos ou sensíveis; e ela também é mais protetora e menos conflituosa.

Uma irmã alegre e tagarela reduz o risco de depressão

Os pesquisadores concluíram que ter, em particular, uma irmã com um temperamento muito falante e eufórico pode realmente preparar um irmão/irmã para uma abordagem mais leve e mais otimista aos desafios da vida.

Isso quer dizer que, ao contrário do que muitos pensam, ter um bom relacionamento com um irmão ou irmã pode realmente fazer a diferença na vida cotidiana.

Portanto, ame e valorize seus irmãos.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM