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Técnica da respiração profunda acalma e combate estresse e ansiedade

Sabia que sua qualidade de vida pode melhorar bastante se você souber respirar?

Você pode pensar: “Ah, mas esse tipo de coisa não se aprende, se nasce sabendo…”

Mas não é bem assim.

Quando dizemos que a respiração correta melhora a nossa saúde, estamos querendo especificar determinado tipo de respiração.

Ou seja, estamos falando da respiração profunda, que é capaz de acalmar e eliminar o estresse e a ansiedade.

Acredite, esse tipo de respiração nos ajuda a conectarmos com nosso corpo e com necessidades vitais.

As culturas mais antigas sabem que respirar é muito mais do que um processo involuntário.

É por isso que ioga, mindfulness e tai-chi são boas opções para nossa vida.

A maioria de nós respira de forma rápida e superficial, ou seja, não aproveita a capacidade dos pulmões como deveríamos.

Numa condição normal, respiramos entre cerca de 15 vezes por minuto.

No entanto, quando somos submetidos ao estresse ou ansiedade, esse número passa a aumentar, podendo atingir 30 respirações curtas.

Isso é muito perigoso porque pode causar pressão arterial, além de afetar os músculos, o sistema imunológico e a mente.

A respiração profunda é capaz até de expulsar as emoções negativas.

É por isso que investir nela é tão importante.

Esse tipo de respiração vai ajudar a melhorar sua pressão arterial, a frequência cardíaca, a circulação, a digestão e muitas outras funções do seu corpo.

Quando respiramos fundo e lentamente, obtemos oxigênio para as células e o nível de CO2 no sangue não diminui.

Outra descoberta interessante é que a respiração diafragmática é a que mais nos beneficia, isto é, aquela que inspiramos pelo nariz, enchendo completamente os pulmões e elevando a parte inferior do abdome.

Não é por acaso que nossos pais sempre disseram para respirarmos fundos quando ficávamos desesperados.

O alívio é quase imediato.

Separamos muitas outras vantagens para quem sabe respirar corretamente:

– Melhora o metabolismo celular

– Combate insônia

– Melhora a digestão

– Diminui as dores musculares

– Melhora nossa concentração

–  Corrige nossa postura

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O ideal é respirarmos profundamente dez vezes por minuto.

É claro que isso demora um tempo para nos acostumarmos, mas vale a pena.

Para treinar, procure um lugar confortável e mantenha a coluna reta.

Certifique-se de que suas roupas estão bem confortáveis, sem apertar a cintura ou o abdome.

Evite a pressão da calça jeans, por exemplo.

Coloque o peito para frente, relaxe os ombros e descanse o olhar.

Agora é só colocar uma mão no peito e outra no abdome.

Inspire devagar e profundamente por 4 segundos.

Ao fazer isso, sua mão do abdome deve avançar mais do que a que está no peito.

Segure o ar por cinco segundos e depois expire profundamente por sete segundos.

Você pode ajustar o tempo para obter a média de 10 respirações por minuto.

Em pouco tempo, perceberá uma melhora no seu bem-estar e na qualidade de vida.   

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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