quarta-feira, 25 maio 2022
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Suco medicinal anti-inflamatório com açafrão e gengibre

Este suco é superbenéfico para a saúde, pois é anti-inflamatório e ajuda a desinflamar o corpo.

Como está a sua alimentação?

Saiba que incluir sucos naturais anti-inflamatórios em nossa dieta é uma excelente maneira de desinflamar o organismo. 

Por isso, vamos ensinar uma receita de suco medicinal anti-inflamatório com açafrão e gengibre.

Ele também irá agir como um detox, auxiliando na perda de peso, além de beneficiar a saúde do fígado e o sistema digestivo.

Além disso, é um suco sem água!

Isso mesmo!

A água sairá dos vegetais (pepino e cenoura) e também não será utilizado açúcar ou adoçante e sim, uma maçã, que vai deixar seu suco levemente adocicado.

Vem conhecer os benefícios dos ingredientes e aprender a preparar esse suco anti-inflamatório.

Benefícios do açafrão

O açafrão-da-terra é uma especiaria rica em curcumina, uma substância com forte ação anti-inflamatória.

Além disso, contém fibras, proteínas, vitaminas C, E, K, minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio, sódio e zinco.

Devido a essa gama de nutrientes, veja seus principais benefícios para a saúde.

Melhora a saúde intestinal

O açafrão possui ação digestiva e, por isso, ajuda a digerir bem os alimentos.

Desse modo, alivia a distensão abdominal, além de prevenir inflamações gastrointestinais, devido à sua ação anti-inflamatória.

Evita o acúmulo de gordura nas artérias

Devido às propriedades anti-inflamatórias o açafrão ajuda a diminuir os riscos de entupimento das artérias (aterosclerose).

A especiaria atua na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), impedindo, assim, o desenvolvimento das placas de gordura nas artérias.

Saúde do fígado

O açafrão auxilia na restauração das células do fígado, pois tem efeito descongestionante.

Por isso, quando consumido com frequência exerce uma ação protetora sobre o órgão, prevenindo doenças hepatobiliares, hepatite e cálculos biliares.

Auxilia na perda de peso

A curcumina presente no açafrão ajuda a eliminar as toxinas e inflamações que estão associadas ao aumento de peso.

Além disso, a especiaria tem efeito termogênico no organismo, ajudando o corpo a produzir mais calor e, consequentemente, gastar mais energia.

Benefícios extras do açafrão:

  • Combate gripes e resfriados;
  • Ajuda a melhorar a memória;
  • Tem efeitos antidepressivos;
  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Faz bem para a pele.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma especiaria rica em vitaminas A, do complexo B, C, cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio.

Além do mais, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, por isso, é recomendado pela medicina natural.

Saiba quais são seus principais benefícios.

Ajuda na digestão

O gengibre é fonte de compostos fenólicos que ajudam a aliviar a irritação  gastrointestinal e as contrações gástricas.

Além disso, possui tripsina e lipase pancreática, duas enzimas que estimulam o trânsito no trato digestivo, além de prevenir a prisão de ventre.

Por fim, contribui para o emagrecimento saudável, pois é termogênico e estimula a queima de calorias.

Saúde cardiovascular

Um estudo da Universidade Babol de Ciências Médicas, do Irã, o gengibre contém propriedades que auxiliam na redução dos lipídios do sangue.

Desse modo, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares.

Aumenta a imunidade

O gengibre é rico em vitamina C, antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais também ajudam a prevenir doenças respiratórias como gripe e resfriado.

Outros benefícios do gengibre:

  • Ajuda a controlar diabetes;
  • Reduz as dores nas articulações;
  • Combate infecções;
  • Melhora a memória.

Benefícios do pepino

O pepino é rico em vitaminas C, K, magnésio, manganês, potássio, e fibras, além de ser composto em grande parte por água.

Por isso, ajuda a eliminar as impurezas do organismo e a controlar a temperatura corporal.

Além disso, melhora o processo digestivo, evita o ganho de peso e favorece a saúde dos rins e do fígado.

No entanto, para aproveitar ao máximo seus nutrientes é necessário consumi-lo com a casca.

Benefícios da cenoura

A cenoura contém vitaminas A, B, C e E, nutrientes que contribuem para inibir os danos causados pelos radicais livres.

Também possui enzimas que protegem o sistema digestivo, prevenindo a prisão de ventre.

Além disso, é rica em água e contém antioxidantes potentes que ajudam a melhorar a função dos rins e fígado.

Benefícios da maçã

A maçã contém vitaminas do complexo B, C, cálcio, fósforo, potássio e antioxidantes.

Além disso, é purificadora, ajudando na eliminação de líquidos e toxinas do organismo, e também previne a constipação (prisão de ventre).

Benefícios do limão

O limão é rico em vitamina C, que age diretamente nas células de defesa do corpo, aumentando, assim, a imunidade.

A fruta ainda contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, minerais que também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, possui pectina, uma fibra solúvel que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e estimula a produção da bile pelo fígado.

Suco medicinal com açafrão e gengibre

Este suco contém uma série de vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a nutrir o organismo.

Também, quando acompanhado de uma alimentação integral e balanceada ajuda a desinflamar o corpo.

Ingredientes:

Dica:

Recomendamos usar o açafrão fresco (raiz), que pode ser encontrado em feiras livres e supermercados.

Porém, se na sua região você não conseguir encontrar, pode usar o açafrão em pó.

No entanto, verifique a procedência e se é o produto verdadeiro, pois alguns locais vendem réplicas, com corantes.

Modo de preparo e consumo:

Lave muito bem todos os ingredientes e não precisa descascar – caso consiga os produtos orgânicos, melhor ainda.

Em seguida, corte-os em pedaços pequenos (cubos) e coloque no liquidificador.

Comece a bater lentamente, sem água – aliás, nesse suco não vamos utilizar água.

Use uma cenoura para ir pressionando os ingredientes sobre as lâminas do liquidificador, batendo até formar uma pasta.

Em seguida, coe em um coador de voal – caso não tenha utilize um pano limpo e sem odor de produto de limpeza. 

Consuma logo após o preparo, uma vez ao dia da seguinte maneira:

  • Em jejum: meia hora antes do café da manhã;
  • Após as refeições: duas horas após a refeição escolhida (café, almoço ou jantar).
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