quarta-feira, 25 maio 2022
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Suco fermentado de frutas: bebida natural e probiótica

Esta bebida fermentada é uma boa opção para ingerirmos bactérias probióticas e melhorar a saúde.

Todos nós sabemos que o consumo de frutas é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que conferem grandes benefícios à saúde.

Dentre as inúmeras vantagens de consumir frutas, podemos citar as seguintes:

  • Retardam o envelhecimento precoce;
  • Proporcionam energia para o corpo;
  • Contribuem para a perda de peso;
  • Previnem a prisão de ventre;
  • Melhoram o funcionamento do intestino;
  • Fortalecem o sistema imunológico.

Por isso, deixar de consumi-las pode provocar um desequilíbrio corporal e deficiência de vitaminas e minerais no organismo, prejudicando a saúde.

Além disso, é comum que quem não tem o hábito de comer frutas consuma alimentos nada saudáveis, como refrigerantes, sucos industrializados, fast foods, entre outros.

Esses alimentos, por sua vez, são ricos em açúcar, sódio e bastante calóricos, podendo causar aumento do colesterol, hipertensão, diabetes e obesidade.

Por isso, é muito importante sempre estar atento ao que estamos comendo, pois uma alimentação saudável é fundamental para ficar protegido de várias doenças.

Dessa forma, optar por refeições mais naturais é uma opção, além de evitar o excesso de refrigerantes e alimentos processados.

Para te ajudar nessa mudança de hábitos, vamos ensinar uma maneira de inserir mais frutas na sua dieta, porém, em forma de suco fermentado.

Essa bebida é semelhante a um refrigerante, porém, caseiro e 100% natural, sem adição de açúcar, corantes artificiais e conservantes. 

Benefícios das bebidas fermentadas

Os alimentos fermentados são uma boa opção para ingerirmos bactérias probióticas, proporcionando benefícios como:

  • Melhora da digestão;
  • Equilíbrio da flora intestinal (bactérias boas);
  • Regular o funcionamento do intestino;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ação anti-inflamatória e antioxidante.

Um estudo financiado pelo Hospital Memorial da Universidade Médica de Kaohsiung, de Taiwan, avaliou uma bebida fermentada de frutas contra o envelhecimento da pele.

Os pesquisadores concluíram que a ação antioxidante e o perfil nutricional do suco fermentado ajudou a melhorar a síntese de colágeno pelo organismo, prevenindo os pés de galinha e melhorando a textura da pele.

Suco fermentado de frutas

Essa bebida fermentada de frutas é uma boa opção para ingerirmos bactérias probióticas e melhorar a saúde.

Além disso, pode substituir o refrigerante e os sucos artificiais.

Ingredientes:

  • 500 ml de água de coco ou água desclorada (ensinaremos abaixo)
  • ½ abacaxi picado e sem casca
  • 1 limão
  • 2 folhas de manjericão fresco – opcional
  • 1 pedaço de gengibre (dois centímetros)

Água desclorada: ferva a água por dez minutos para que o cloro evapore, e deixe esfriar para usar no suco. 

Modo de preparo:

O primeiro passo é higienizar todos os utensílios e espaço (pia ou bancada) que serão usados no preparo – lave com água quente.

Em seguida, descasque o abacaxi, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador.

Adicione a água de coco ou a água desclorada, acrescente o manjericão (opcional), suco de um limão e o gengibre.

Em seguida, bata bem os ingredientes, fazendo um suco.

Coe para remover os pedaços de frutas e coloque em uma garrafa de plástico ou vidro.

Não precisa encher, deixe um espaço de um ou dois dedos antes do gargalo.

Feche levemente a garrafa, mas não lacre a tampa, pois é necessário deixar um “respiro” para o ar entrar.

Deixe fermentar por três a quatro dias em um local limpo, seco, arejado e ao abrigo da luz.

Depois da fermentação feche bem a garrafa e guarde na geladeira – já está pronto para o consumo.

Sugestão: você pode usar outras frutas de sua preferência para fazer o suco, porém, opte pela mais doces.

Vamos aos benefícios dos ingredientes:

Água de coco

A água de coco é rica em cálcio, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e C, fibras, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes.

Quando fermentada, possui um efeito potente sobre o sistema digestivo, pois ajuda na reposição de eletrólitos, beneficiando a saúde intestinal.

Abacaxi

O abacaxi contém vitaminas A, do complexo B, C, cobre, potássio, manganês, magnésio e zinco.

Além disso, a fruta é rica em bromelina, uma enzima digestiva que tem ação anti-inflamatória e betacaroteno, que é um ótimo antioxidante.

Dessa forma, melhora a digestão, auxilia na perda de peso, protege o coração, aumenta a imunidade e previne o envelhecimento precoce.

Limão

O limão é rico em vitamina C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, cobre, magnésio e antioxidantes.

Por isso, aumenta  a imunidade, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e estimula a produção de enzimas digestivas.

Manjericão

O manjericão contém vitaminas A, do complexo B, C, K, cálcio, fósforo, ferro e componentes antioxidantes.

Por isso, melhora o sistema digestivo, auxilia no funcionamento dos rins, fígado e atua na redução do colesterol ruim (LDL).

Gengibre

O gengibre é rico em vitaminas A, do complexo B, C, minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e manganês.

Além disso, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e, por isso, ajuda na digestão e aumenta a imunidade.

Veja outras receitas fermentadas probióticas:

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