Suco de couve realmente prejudica a tireoide? Agora você vai saber toda a verdade

Você tem alguma doença na tireoide?
Então, tome cuidado ao comer couve.
O nome científico da couve é Brassica oleracea acephala e ela faz parte da família de vegetais crucíferos.
É dura e amarga quando comida crua e é um parente próximo de outros vegetais crucíferos, incluindo brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas.
Fonte de vitaminas e minerais, a couve é, em particular, rica no antioxidante conhecido como ácido alfalipóico, que demonstrou proporcionar inúmeros benefícios à saúde.
A couve crua fornece vários nutrientes, como:
- Vitamina A
- Vitamina K
- Vitamina C
- Vitamina B6
- Manganês
- Cálcio
- Cobre
- Potássio
- Magnésio
Além de ser um alimento nutritivo e de baixa caloria, o consumo regular de couve proporciona vários benefícios para a saúde humana, como pele e cabelo saudáveis devido a grandes quantidades de vitaminas A e C; ajuda na digestão; reduz o risco de doença cardíaca; melhora a saúde dos ossos; reduz o risco de desenvolver asma; diminui os níveis de glicose e melhora o balanço de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.
E tem mais: evita mudanças induzidas por estresse oxidativo em pacientes com diabetes; ajuda a diminuir a neuropatia periférica em diabéticos; ajuda a prevenir a prisão de ventre; ajuda na digestão e promove a regularidade.
Além disso, a couve é rica em luteína, que ajuda a proteger a saúde dos olhos.
Mas o que a couve tem a ver com a função tireoidiana?
A couve, como vegetal crucífero, pertence a uma família de alimentos conhecidos como goitrogênicos, o que significa que eles têm o potencial, quando crus e em quantidades maiores, de tornar mais lenta a função tireoidiana e promover a formação de uma tireoide aumentada (chamada bócio).
Por isso, pessoas que sofrem com alguma doença na tireiide precisam tomar cuidado com a quantidade de couve ingerida. (A quantidade exata prejudicial ainda não foi determinada, mas é preciso evitar o excesso.)
No entanto, para a população em geral, os benefícios da couve para a saúde geral superam em muito os riscos para a tireoide, e o consumo moderado de couve como parte da dieta é considerado seguro e nutricionalmente benéfico.
Além disso, em pessoas com doença da tireoide, os riscos de piorar a condição da doença também são mínimos, desde que a couve (ou qualquer vegetal crucífero) não seja consumida em demasia.
É importante notar, porém, que a maior preocupação deve ser com o consumo da couve crua, em suco, por exemplo.
Neste caso, a concentração total de substâncias goitrogênicas na couve é muito alta.
Então, se consumido frequentemente, o suco de couve cru tem o potencial de afetar negativamente a função da tireoide, aumentando o risco de doenças na glândula.
Faça um pix de qualquer valor e ajude Cura pela Natureza a manter seu trabalho informativo. Os doadores terão o nome divulgado nas nossas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, Pinterest, Twitter) como forma de agradecimento e serão os “Supercolaboradores do Mês”. Chave pix: [email protected].