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Suco de cenoura com abacate: bebida nutritiva com inúmeros benefícios

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Com o consumo regular do suco de cenoura com abacate, podemos obter benefícios incrívei que muitas pessoas desconhecem.

Se você sente que sua visão está começando a ficar fraca e embaçada, seu intestino não tem funcionado corretamente, o cansaço está tomando conta e já percebe os efeitos da idade, talvez seja hora de mudar alguns hábitos alimentares.

Por isso, comece a consumir alimentos que favorecem seu organismo e ajudam a evitar esses problemas.

O suco de cenoura com abacate é uma alternativa, pois facilita a absorção de importantes substâncias para o corpo.

Combinando esses dois ingredientes nutritivos podemos encontrar benefícios incríveis que muitas pessoas desconhecem e, por esse motivo, ainda não experimentaram.

Confira! 

Benefícios da cenoura

A cenoura é rica em ferro, cálcio, vitaminas A, complexo B, C, E, K e tem poucas calorias.

Dessa forma, está envolvida em vários processos dentro do nosso organismo, desde a proteção da visão até o combate ao excedente de radicais livres.

Visão

A cenoura é rica em betacaroteno, um tipo de vitamina A com ação antioxidante que atua na proteção da superfície do olho.

Segundo estudo do Massachusetts Eye and Ear (um hospital especializado dos Estados Unidos) o consumo de Carotenóides, vitaminas A, C e E (nutrientes presentes na cenoura), previne a degeneração macular, doença que pode levar à perda da visão.

Além disso, a cenoura possui luteína, que protege os olhos da luz nociva e de doenças como a catarata.

Bronzeado

O betacaroteno presente na cenoura estimula a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele.

Com isso, ajuda a promover um bronzeado mais bonito e duradouro.

Porém, deve-se iniciar o consumo 20 dias antes da exposição ao sol para poder alcançar a epiderme da pele, colocando em ação sua função de bronzear e de proteção contra os raios UVA e UVB.

Pele

Por conter ação antioxidante, a cenoura auxilia no combate aos efeitos nocivos causados pelos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

Esses danos acontecem devido a exposição solar, raios ultravioletas e substâncias presentes na poluição.

Deste modo, os nutrientes da cenoura retardam a degradação do colágeno, a formação de rugas e o ressecamento da pele.

Fortalece o sistema imunológico

Devido aos antioxidantes que que combatem os radicais livres e os danos celulares, a cenoura também fortalece o sistema imunológico.

O consumo frequente desse alimento ajuda o corpo combater infecções com mais facilidade.

Ademais, as vitaminas A e C presentes na cenoura beneficiam a saúde pulmonar e auxílio contra alergias respiratórias.

Digestão

A cenoura possui fibra alimentar, que são importantes para manter a boa saúde digestiva.

Elas estimulam o trânsito intestinal, ajudando eliminar toxinas e contribuem para reduzir o mal-estar causado pela prisão de ventre.

Ademais, a vitamina A protege e regenera as membranas do estômago e dos intestinos.

A cenoura é recomendada para pessoas que sofrem com:

  • Acidez
  • Diarreia
  • Indigestão
  • Gastrite
  • Prisão de ventre
  • Úlcera
  • Ajuda reduzir o colesterol

Protege o coração

O licopeno presente na cenoura auxilia no controle do colesterol ruim (LDL).

Esse alimento atua como uma primeira linha de defesa, reduzindo as modificações oxidativas do LDL.

Desta maneira, diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Ademais, a cenoura é rica em fibras, que também permite a redução dos níveis de colesterol, já que as fibras ajudam diminuir a absorção de gordura no intestino.

Melhora a função cerebral

O betacaroteno da cenoura contribui para melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade.

A cenoura também luteolina, um carotenoide que auxilia na redução de déficits de memória e inflamação cerebral.

Além disso, contém antioxidantes que previne o envelhecimento celular.

Benefícios do abacate

O abacate é rico em vitaminas, antioxidantes e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Além disso, essa fruta pode agir como anti-inflamatório, devido à vtamina E, e efeito antienvelhecimento.

Outro de seus benefícios é o de reduzir os níveis de glicose no sangue e diminuir  o estresse.

Dentre as vitaminas e minerais presentes no abacate, estão:

  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Fósforo
  • Lipídios
  • Magnésio
  • Manganês
  • Potássio
  • Vitamina A, C e E

Para a pele

O abacate, por ser rico em vitamina C, ajuda combater rugas, estrias, celulite.

Essa vitamina auxilia na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza para a pele.

Além disso, essa fruta contém antioxidantes que protegem e evitam o envelhecimento celular da pele.

AO abacate também devolve à elasticidade da pele, deixando-a com uma aparência mais bonita.

Ajuda a emagrecer

O abacate é rico em fibras, que causam saciedade, diminuindo o apetite, controlando a fome e o consumo excessivo de alimentos.

Porém, pelo fato de conter muita gordura e ser uma fruta bastante calórica, ele deve ser consumido em quantidades pequenas.

Bom para o cérebro

O abacate contém ômega 3, que ajuda melhorar o funcionamento do cérebro.

Isso é possível porque estimula a circulação sanguínea, aumentando a capacidade de concentração.

Melhora o intestino

 As fibras do abacate ajudam a combater a constipação, promovendo os movimentos que guiam a comida no sistema digestivo.

Além disso, as gorduras boas dessa fruta possui propriedades laxativas, auxiliando na lubrificação das fezes e evita os gases.

Combate o colesterol

Devido à presença de ácidos graxos, o abacate é um poderoso aliado para controlar o colesterol ruim (LDL).

Além de diminuir o colesterol ruim, o consumo regular dessa fruta favorece o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL).

Suco de cenoura com abacate

Ingredientes:

  • ½ abacate maduro
  • 1 cenoura média
  • 300 ml de água

 Dica: caso queira, pode substituir a água por leite vegetal.

Modo de preparo:

Descasque e corte em cubinhos a cenoura e o abacate.

Coloque no liquidificador, adicione a água e bata por três minutos, até ficar uma mistura homogênea.

Tome em seguida, de preferência substituindo o jantar.

Consuma este suco de três a quatro vezes por semana.