quarta-feira, 25 maio 2022
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Suas costas doem? Com estas dicas, você vai acabar com esse problema!

Uma má postura pode afetar negativamente a saúde de uma pessoa de várias maneiras. Aprenda agora como evitar que esse mal destrua as suas costas.

Nos dias de hoje, surgem, em quantidades cada vez maiores, atividades com potencial nocivo para as costas.

Sejam relacionadas à jogatina, ao trabalho ou até ao lazer, algumas atividades requerem posições que desfavorecem a coluna, causando dores e desconfortos.

No momento em que estão sendo praticadas, as posições de má postura não parecem afetar a coluna, mas depois os efeitos sobre a qualidade de vida aparecem.

São dores, dificuldades de locomoção, limitações e outros pormenores que são provenientes dessa falta de atenção com a postura.

Para lançar luz sobre as melhorias que precisam ser feitas para que problemas de coluna sejam evitados, criamos esse artigo.

Abaixo você encontra mais informações acerca da má postura e das dores de coluna, e dicas para melhorar esse aspecto da sua vida.

Veja!

O que pode afetar a postura?

Como foi dito no início do artigo, muitos fatores comuns na era moderna podem afetar a postura e provocar dores crônicas.

Confira a seguir alguns desses fatores!

Peso desequilibrado

Ao contrário do que se pensa, não é apenas a obesidade pode afetar a postura, mas a desnutrição também.

Quando o indivíduo está acima do peso, as suas articulações ficam pressionadas, afetando até mesmo o modo de se locomover.

Já quando o caso é inverso, quando a pessoa é muito magra, vários outros problemas podem ser observados.

Com isso, é correto afirmar que manter o peso ideal em relação à altura é o mais indicado para manter a postura correta.

Doenças ósseas, musculares ou nevrálgicas

Enfermidades como a osteoporose, por exemplo, desgastam os ossos e podem afetar a postura de um indivíduo.

Existem outras doenças parecidas mas que afetam músculos e nervos e têm o mesmo efeito sobre a postura.

Pessoas que possuem má postura, sentem dores e desconfiam de terem alguma doença, devem consultar um médico para ter o seu caso examinado e tratar o que precisa ser tratado.

Usar calçados errados

Alguns tipos de calçados podem afetar muito negativamente a postura e causar dores nas costas terríveis.

Saltos altos, alguns tipos de tênis e calçados com solados muito duros estão no topo da lista.

Usar esses produtos pode afetar também o equilíbrio, provocar problemas nas articulações das pernas e pés, e muito mais.

Portanto, quem sofre com dores nas costas deve refletir sobre os calçados que tem usado e eliminar aqueles que não favorecem a saúde da sua coluna.

Os efeitos da má postura

Uma má postura pode acarretar uma grande quantidade de problemas em todo o corpo.

Isso se dá pelas características do corpo humano, que é uma máquina totalmente interligada.

Todos os músculos, tendões e ossos têm, de alguma forma, uma ligação.

Por isso, usar um calçado que desfavoreça a postura ou passar horas sentado desconfortavelmente em frente a um computador, pode provocar dores no pescoço, na cabeça e até no peito, por exemplo.

Por esses e outros motivos, cuidar da postura é crucial para se manter uma qualidade de vida razoável.

Dicas para melhorar a postura e acabar com dores nas costas

Veja agora algumas dicas para melhorar a postura em três situações diferentes: no dia a dia, durante o sono e quando estiver em frente a um computador.

No dia a dia

Um dos primeiros passos para ter uma boa postura é aprender a caminhar de forma ereta, mantendo o alinhamento da coluna.

Por isso, ao caminhar siga a seguinte configuração: cabeça erguida, barriga murcha, peito estufado, ombros puxados para trás e costas retas.

Se você se acostumar a caminhar dessa forma, a sua coluna ganhará um novo padrão em pouco tempo.

Durante o sono

Quem nunca acordou com uma severa dor nas costas ou no pescoço, não é mesmo?

Esse problema ocorre porque a maioria das pessoas dorme em uma posição totalmente prejudicial à postura.

Veja o que você pode fazer para dormir na postura certa e evitar dores nas costas:

  • Se livrar do colchão velho: colchões com muito tempo de uso costumam oferecer problemas à postura, pois não têm mais a firmeza necessária para manter a coluna ereta;
  • Se possível, faça exercícios para aliviar a tensão antes de dormir: expirar e respirar pode ser de grande valia para relaxar os músculos das costas e evitar que a rigidez provoque dores;
  • Deite-se de peito para cima e coloque um travesseiro embaixo do joelho: essa posição alinha a coluna e dissipa a tensão das costas;
  • Jamais use um travesseiro que seja muito alto ou muito baixo. Dê preferência ao equilíbrio.

Em frente ao PC

Na era da informação, muitas pessoas trabalham o dia todo em frente a um computador.

Existem ainda alguns jovens que passam horas e horas jogando no PC.

Portanto, não é surpresa para ninguém que essas pessoas estejam entre aquelas que mais se queixam de dores nas costas, advindas de uma má postura.

Essas são algumas dicas de boa postura para quando se estiver em frente a um computador:

  • Jamais se debruce sobre a mesa do computador. Permaneça com as costas eretas, encostadas na cadeira o tempo todo;
  • Invista em uma cadeira confortável;
  • Posicione o teclado do computador de modo que não seja difícil alcançá-lo;
  • A cada uma hora, levante-se da cadeira e alongue-se;
  • Mantenha o monitor do computador em uma posição que possibilite a boa postura da sua cabeça.

Com essas dicas, a sua postura irá melhorar e a sua qualidade de vida também.

Porém, em casos de problemas de coluna crônicos, a visita a um ortopedista é recomendada.

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