Se você conserva os ovos na geladeira, vai se surpreender quando souber disto!

Qual o lugar e o modo mais adequados de conservar os ovos na nossa casa? É isso que você vai aprender agora.

Quando você compra ovos de galinha, onde os conserva?

Há quem prefira colocá-los na geladeira, mas também há quem acredite que a temperatura ambiente é melhor.

Esse assunto sempre gera polêmicas.

Para discutir o tema de forma mais aprofundada, o jornal britânico Daily Mail patrocinou uma pesquisa cientifica em busca da resposta: onde guardar os ovos?

Qual o resultado da pesquisa?

Você vai saber.

Mas antes vamos mostrar os argumentos dos dois lados.

Quem guarda na geladeira costuma organizá-los num compartimento do aparelho específico para isso, não é verdade?

E segundo o o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado no assunto, esse é o lugar mais seguro para preservar os alimentos.

Quem reforça essa ideia são dois profissionais da Bristol University’s School of Veterinary Science, os doutores Rosamund Baird e Janet Corry.

Segundos eles, se os ovos já estiverem contaminados com a bactéria da salmonela, por exemplo, e forem deixados do lado de fora da geladeira, certamente as bactérias vão se multiplicar, especialmente no calor.

Pior é que, mesmo sabendo disso, nós não podemos detectar a contaminação, pois não há mudança de cor, cheiro ou até mesmo na consistência dos ovos.

A forma ideal de conservar os ovos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomenda manter os ovos sob refrigeração.

A orientação é manter os ovos refrigerados em casa, para que eles permaneçam num ambiente mais controlado e menos suscetíveis a contaminações.

Isso porque na geladeira dificilmente sofrerão variação de temperatura como acontece quando são mantidos em uma bancada ao lado do fogão”.

Camila adverte que

Mas atenção!

Os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira, e não na porta, evitando contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus.

Na lateral ou porta da geladeira, ocorre variação constante de temperatura e há maior risco de ocorrer rachaduras na casca, aumentando, assim, os riscos de contaminação”.

Além disso, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira.

A lavagem pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar a possibilidade de contaminação.