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Se tem insônia, evite fazer estas 10 coisas antes de ir dormir

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Se você sofre com insônia e quer voltar a dormir bem, é muito importante evitar fazer estas dez coisas antes de ir para a cama.

Cerca de 27% das pessoas têm problemas permanentes para dormir, enquanto os 73% restantes têm problemas ocasionais para dormir, é o que revelou estudo conduzido na Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Os dados são assustadores.

Mas existem certos hábitos noturnos que você deve evitar para conseguir a tão sonhada boa noite de sono

Não fume  

Você sabe que é bom evitar o consumo de café durante a noite por causa da cafeína. 

Pois o mesmo pensamento se aplica ao tabaco.

A nicotina presente nos cigarros também é estimulante e pode prejudicar seu sono. 

Na verdade, os fumantes têm muito mais probabilidade de sofrer de insônia do que aqueles que não fumam.

Não pratique exercício físico

A prática de exercício físico é excelente para a saúde e exerce um bom efeito também sobre o sono. 

Mas o ideal é não fazer exercício perto de r para a cama.

Na verdade, de três a quatro horas antes de dormir já é bom evitar.

Isso porque o exercício “acorda” seu corpo.

Portanto, não é uma boa ideia voltar da academia e ir direto para a cama.

Não beba água

Você pode beber um pouco de água antes de dormir. 

Mas, se ingerir líquido em excesso, pode ser obrigado a se levantar no meio da noite para ir ao banheiro.

E isso é muito prejudicial para a qualidade do sono. 

Não faça a sesta

Tirar uma soneca entre as 13h e as 16h da tarde é bom, pois não interfere em nada com sua noite de sono.

Mas cochilar à noite não é uma boa ideia, especialmente se você sofre de insônia.

Não se envolva com atividades criativas

Desenhar, escrever ou tocar um instrumento são atividades que fazem seu cérebro ‘’trabalhar’’.

Por isso, se você ficar acordado até tarde fazendo qualquer uma dessas atividades, pode não conseguir dormir bem à noite. 

É que as atividades criativas exigem muito esforço e o cérebro precisa de tempo para relaxar após realizá-las.

Não use dispositivos eletrônicos

A luz dos laptops e smartphones estimula o cérebro e atrapalha o sono.

Por isso, o uso de eletrônicos deve ser evitado antes de dormir.

Se você trabalha até tarde da noite, tente interromper a atividade pelo menos uma hora antes de planejar dormir.

Não tome comprimidos

Muitos medicamentos, como analgésicos, deixam o sistema nervoso mais alerta, evitando assim que você durma.

Sempre consulte seu médico sobre a melhor hora para tomar certos medicamentos.

Evite o estresse

Emoções muito fortes podem prejudicar o sono. 

Para não se estressar e se sentir nervoso na hora de ir dormir,  evite assistir ao noticiário ou ter uma grande discussão com alguém.

Não tome banho quente nos dias de calor

Certamente, você já ouviu dizer que um bom banho quente é bastante relaxante.

Pois saiba que, na verdade, é a diferença de temperatura que nos ajuda a adormecer.

Logo, em dias quentes, tome banho com água fria.

Deixe para tomar uma ducha morna/quente apenas nos dias frios.

Não durma com animais de estimação

O padrão de sono dos animais é muito diferente dos humanos.

Além disso, eles mudam de posição com muito mais frequência, atrapalhando a sua qualidade de sono.

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