Saiba como eliminar todos os maus cheiros da lavadora com apenas um produto da cozinha

Imagem: Reprodução

Com a limpeza regular dos diferentes componentes da lavadora, você prolongará a vida útil do aparelho.

Não importa se você prefere um detergente com aroma de jasmim, menta, limão ou lavanda, às vezes, a lavadora pode começar a emitir odores desagradáveis que se espalham pela casa.

Seja na lavanderia ou no banheiro, esse problema comum pode ser bastante incômodo, mas, felizmente, existem soluções simples e naturais para combatê-lo.

Por Que a Lavadora Fica com Mau Cheiro?

O mau cheiro na lavadora geralmente é causado pelo acúmulo de resíduos de detergente, amaciante e a formação de calcário nos tubos.

Esses elementos criam um ambiente propício para a proliferação de bactérias e mofo, especialmente no cesto, transformando-o em um verdadeiro ninho de odores indesejados.

Para evitar isso, é recomendável limpar a lavadora pelo menos uma vez ao mês.

Utilizando Vinagre Branco para Limpeza

O vinagre branco é um aliado poderoso na eliminação de calcário e odores desagradáveis. Prepare uma solução de água e vinagre branco, coloque em um borrifador e aplique no cesto da lavadora.

Em seguida, passe um pano de microfibra embebido na solução pelo tambor. Essa ação não só desinfeta como também neutraliza os maus odores, devendo ser repetida mensalmente.

Limpeza da Guarnição da Lavadora

A guarnição (ou vedação) da porta também pode ser uma fonte de odores. Para limpá-la, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplique na guarnição e esfregue com uma escova de dentes velha.

Após enxaguar, passe uma esponja umedecida com vinagre branco ou suco de limão e seque com um pano de microfibra.

Se desejar, adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto, tomilho ou baunilha para suavizar o cheiro do vinagre.

Atenção na Manipulação dos Produtos

Embora os ingredientes sejam naturais e ecológicos, é importante usar luvas se você tiver pele sensível, para evitar irritações durante a limpeza.

Saiba como eliminar todos os maus cheiros da lavadora com apenas um produto da cozinha
Imagem: Reprodução

Manutenção do Filtro da Lavadora

O filtro da lavadora também pode acumular sujeira e emitir odores desagradáveis. Desconecte a máquina, remova o filtro e deixe a água escoar em uma bacia.

Limpe o filtro deixando-o de molho em uma mistura de água e vinagre branco. Essa limpeza deve ser feita a cada três meses para manter o filtro em bom estado e evitar odores em toda a casa.

Prevenção de Odores Futuros

Para prevenir o aparecimento de mofo e odores, é essencial limpar e secar a guarnição após cada lavagem, eliminando resíduos de sabão e água estagnada.

Com a limpeza regular dos diferentes componentes da lavadora, você não só prolongará a vida útil do aparelho como também eliminará odores desagradáveis de forma eficaz e natural.

Mais em: