Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

RPG: tratamento natural de problemas posturais e da coluna

A reeducação postural global (RPG), técnica criada na França, é um método terapêutico baseado em seis posturas básicas, no qual se assume uma posição que é mantida por um tempo determinado – aproximadamente vinte minutos. Cada postura é indicada de acordo com a patologia do paciente.

É um método de tratamento totalmente livre de medicamentos que consiste em manipulações vertebrais e de membros, visando à liberação e ao alongamento total de músculos, que com o passar dos anos ficaram encurtados, causando os desvios posturais.

Essas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração (respiração abdominal, respiração apical, etc.). Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isso é necessário porque o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem grande importância em muitos desvios. Dessa forma, a RPG trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado.

A RPG é indicada para correções posturais – escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose –, hérnia de disco, torcicolo, lombalgia, cervicalgias, artrose, bursite, tendinite, asma, bronquite, joelho varo e valgo, pé plano e cavo, dores musculares, estresse, distúrbios circulatórios e digestivos, enxaqueca e qualquer desvio da coluna vertebral ou dos membros (pernas ou braços).

Os desvios posturais causam inúmeros problemas. Por exemplo: uma pessoa que tem barriga saliente, tenta diversos tratamentos para obesidade, faz abdominais e não vê resultado possivelmente sofre de hiperlordose, curvatura na coluna lombar, que faz com que a barriga seja projetada para frente, causando mais peso na coluna. Esse desvio da coluna é muito mais comum do que se imagina e acomete uma grande parcela da população.

Outro exemplo de como a postura correta da coluna é importante é o caso de hérnia de disco, causada por escoliose.

A partir do momento em que conhecemos melhor nossa coluna, dando-lhe a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.

Uma das grandes responsáveis por manter nossa postura em pé é a coluna vertebral. Ela é composta de trinta e três vértebras, uma sobre a outra, tendo que manter o próprio equilíbrio e ainda sustentar o peso da metade superior do corpo mais pesos extras. E ainda consegue dar movimento ao conjunto, como se abaixar, virar ao lado. Nós só conseguimos realizar os movimentos graças ao trabalho constante de todos os músculos do corpo, desde o mais poderoso até aqueles pequeninos músculos que se ligam de uma vértebra a outra.

Os fatores que levam ao aumento da lordose são variados, mas um dos mais importantes é um músculo chamado iliopsoas (na realidade são dois músculos: o ilíaco e o psoas maior), que é fixado no trocanter menor (uma região do osso fêmur, da coxa) e nas cinco vértebras lombares. Trata-se de um músculo muito forte que tem a função de flexionar a coxa com indiscutível utilidade no nosso caminhar, porém o seu encurtamento desloca a coluna. É por isso que a melhor posição para dormir é de lado, pois quando deitamos de barriga para cima o citado músculo continuará puxando a coluna para cima, como quando estamos em pé. E quando deitamos de barriga para baixo também forçamos a coluna.

A RPG é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo, sendo indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM