Roupas: como resolver e evitar imprevistos – dicas

Dicas para cuidar das roupas não faltam. Mas, algumas são realmente inéditas! Além disso, sempre vale relembrar os segredos antigos, para manter as roupas sempre como novas!

Quase todo mundo sabe um truque para lavar ou secar roupas. Seja para as peças ficarem mais brancas, recuperadas ou para economizar tempo e outras finalidades.

Neste artigo, você confere dicas diversas para lavar, secar e cuidar das suas roupas. Além disso, segredos e truques super fáceis e que funcionam.

Cuidado das roupas: dicas especiais

Não desbotar o jeans

Dependendo da lavagem e da qualidade da roupa de jeans, pode ocorrer de ela desbotar com a lavagem. Mas, para isto não acontecer, veja 2 dicas:

  • Sal: misture 2 colheres cheia (sopa) de sal para cada 4 litros de água. Então, deixe a roupa de molho por 1 hora e espere secar. Depois, é só lavar normalmente.
  • Congelador: isso mesmo! Não lave sempre as suas roupas jeans. Uma truque é colocar a peça no congelador por cerca de 12 horas. Mas, para não pegar cheiro na roupa e evitar que a peça contamine alimentos, coloque-a em um saquinho de TNT ou de tecido (de plástico não vale, pois não fará efeito).

Mesmo sendo polêmica a dica acima, o congelador para jeans foi até tema de um congresso da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Não esqueça a roupa no varal!

O dia a dia é corrido, mas não deixe a roupa por muito mais tempo no varal, depois de seca.

Quando fazemos isso, a roupa pode alargar, pois fica muitas horas estendida. Além disso, podem manchar com a ação do sol.

As fibras do tecido das peças também podem ressecar e com isso, enrijecer e até danificar.

Xampu infantil e condicionador para roupas que encolheram

Uma peça encolheu depois da lavagem? Uma dica para reparar o problema é usar xampu de bebê e condicionador de cabelos. Isso mesmo!

Coloque 4 colheres (sopa) de xampu infantil com 3 colheres (sopa) de condicionador para cada 2 litros de água.

Misture bem os ingredientes.

Em seguida, coloque as roupas que encolheram nesta mistura e deixe de molho por cerca de 2 horas.

Depois, estique as peças e verá que a peça voltou ao normal!

Enxague e coloque para secar.

Alumínio na máquina de lavar roupas

As máquinas de lavar roupas podem acumular energia estática. Isto significa que o trabalho do equipamento não será tão eficaz e dificultará a limpeza completa das peças.

Isso acontece com mais freqüência em máquinas muito antigas ou com algum defeito.

Uma dica é fazer três bolinhas de papel alumínio do tamanho da palma da sua mão e colocar dentro da máquina, na hora de usá-la.

Com isso, será gerada mais eletricidade e o funcionamento da maquina de lavar melhora muito!

Seque no sol da manhã

A melhor hora do dia para colocar as roupas lavadas para secar no varal é pela manhã, pois o sol incide de forma a secar rapidamente as roupas, mas sem emitir irradiações que podem prejudicar a roupa.

Assim que estiverem secas, retire – não deixe o dia inteiro no varal.

Dobre a roupa lavada assim que secar

Ao dobrar as roupas assim que elas secam, você evita que elas fiquem demasiadamente abarrotadas e amassadas.

Alguns tecidos, inclusive, nem precisam do ferro de passar roupa, se foram dobrados assim que secarem. Isso porque o calor do sol ajuda a desamassar as peças sem auxílio do ferro.

Além disso, quando menos amassada a roupa, menos tempo você gastará para passar.

Ácido acetilsalicílico para clarear roupas

O ácido acetilsalicílico, mais conhecido pelo nome comercial de aspirina, é ótimo para clarear roupas com manchas amareladas.

Para clarear, dissolva 5 comprimidos de ácido acetilsalicílico em cerca de 400 ml de água quente. Em seguida, misture bicarbonato de sódio, até obter uma pasta.

Aplique esta pasta nas regiões amarelada da roupa e deixe agir por umas 2 horas.

Depois, é só remover o produto e lavar a peça.

Se as machas não saírem totalmente, espere 24 horas e repita o procedimento, acrescentando 2 colheres (sopa) de água oxigenada de 10 ou 20 volumes.

Lave as meias do lado certo

Não é raro que muita gente lave roupa do lado acesso. Isto é válido para alguns tipos de tecidos e de peças.

No entanto, no caso das meias, não há problema algum lavar do lado certo. Aliás, é o mais recomendado, pois é na parte externa das meias que se concentram a sujeira e o encardido.  

Tirar manchas de maquiagem

Não aplique demaquilante nas manchas de maquiagem que impregnam na roupa, pois pode danificar o tecido e manchar mais ainda.

Uma dica é aplicar creme de barbear nas manchas. Deixe agir por uns 10 minutos.

Em seguida, esfregue a mancha suavemente com uma esponja ou escova macia e lave.

Enrolar roupa em toalha para secar

Se você precisa que uma peça seque rapidamente, mas percebeu que não dará tempo, acelere o processo.

Torça a roupa. Em seguida, enrole-a em uma toalha seca e limpa.

Vá pressionando a toalha contra a peça. Isso acelera o processo de secagem.

Vinagre na máquina de lavar roupas

Deixe a água sanitária de lado. Experimente fazer a limpeza da sua máquina com vinagre e água. O vinagre é um ótimo desinfetante, além de não manchar as roupas, como a água sanitária.

Cabide no varal

Para as roupas secarem mais rápido, pendure-as no varal usando um cabide ao invés de pregadores. Além de não amassar demais as peças, o cabide permite a melhor circulação das correntes de ar – o que acelera a secagem.  

Passar roupa sem ferro

O ferro quebrou? Uma dica para desamassar roupas é um paninho úmido.

Estique a peça em uma superfície reta. Em seguida, passe diversas vezes o pano úmido pela roupa. Isto costuma resolver o imprevisto, embora funcione mais para peças em algodão.