Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Receitas à base de soja

Algumas pessoas pediram a receita de queijo de soja (tofu).

Lembro que o melhor da soja são o shoyu (sem glutamato) e o missô (pasta de soja).

Entretanto, comparado à proteína da soja, o tofu é muito melhor. 

Primeiro vou passar a receita do leite e depois a do queijo. 

Acrescentei também uma receita de maionese de soja e uma de salpicão vegetariano. 

Faça as receitas com soja orgânica e não transgênica (em boas lojas de produtos naturais, você encontra).

E bom apetite!

LEITE DE SOJA

Receita para em média 1 litro

1 xícara de soja em grão

3 litros de água mineral (em média)

À noite, coloque a soja, já lavada, de molho em água mineral. Pela manhã, retire a pele dos grãos, esfregando-os com as mãos. Lave bem, retirando as peles que ficaram na água (pode usar água da torneira). Depois de limpar os grãos, liquidifique-os com água mineral. Para cada xícara de grão, acrescente três de água.

Para facilitar a liquidificação (para o copo do liquidificador não ficar muito cheio), ponha uma xícara de grãos e duas de água. A outra xícara de água vai ser adicionada à panela. Depois de liquidificar os grãos por mais ou menos dois minutos, derrame o líquido na panela. Continue o processo até os grãos acabarem. Caso no fim sobre apenas meia xícara de grão, dose a água = 1,5 xícara.

Leve ao fogo baixo, retirando a espuma (que é a toxina da soja) com uma escumadeira de plástico. Quando ferver, espere cinco minutos e desligue o fogo. Coe com um pano de algodão (fralda) e ferva. O leite está pronto.



Observações

1. Enquanto o leite está no fogo, não descuide dele, pois ele pode esborrar. Nesse caso, além de ter o fogão sujo, você perderá parte do leite.

2. Evite usar panela de alumínio, pois esse metal faz muito mal à saúde. Prefira panelas de aço inox (solta menos metal), barro, ferro, pedra-sabão.

QUEIJO DE SOJA




Para fazer tofu, leve o leite ao fogo e, quando estiver quase fervendo, acrescente suco de limão (em média um limão grande para um litro de leite). Misture levemente. Se o leite não ficar todo talhado, acrescente um pouco mais de suco de limão, mas aos poucos, senão estraga. Quando o leite estiver todo talhado, coloque-o em uma peneira ou em fôrma furada (forre-as antes com um pano limpo). Se não tiver a fôrma furada, improvise fazendo furinhos em uma vasilha plástica. Deixe escorrer até ficar duro (em média meia hora). Guarde na geladeira em um recipiente com água mineral e sal. Assim, ele dura mais de um mês. Não deixe de botar sal, pois ele é que conserva o tofu. Se for guardar o queijo por mais de 15 dias, troque a água dele uma vez por semana.


Observação

1. Não aproveite a água do queijo. Antes de usá-lo, passe água mineral.

2. Use o queijo de soja para fazer uma deliciosa maionese. Veja a receita a seguir.


MAIONESE DE SOJA

1 pedaço de tofu
1 cenoura
1 cebola
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto

Lave bem a cenoura e a cebola e corte-as em pedaços grandes. Cozinhe no vapor durante cinco minutos. Coloque no liquidificador o tofu, a cebola, a cenoura, o sal, um pouco de água (para facilitar a liquidificação) e um fio de azeite. Liquidifique até ficar cremoso. Adicione mais azeite ou água se for necessário. Pronto. Use essa maionese para temperar verduras e até fazer salpicão vegetariano. Fica uma delícia!

SALPICÃO VEGETARIANO

Cenoura e batata-inglesa picadas e cozidas no vapor com sal, maçã picada, milho (se quiser), uva-passa e maionese de soja. Se quiser acrescentar outros legumes, fique à vontade!

Misture tudo e leve à geladeira. Fica ótimo na ceia de Natal.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM