- PUBLICIDADE -

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Receita para desintoxicação – buttermilk

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
O buttermilk ou takra é uma bebida terapêutica à base de iogurte integral e água.
É indicado principalmente para a regulação da flora bacteriana intestinal e da capacidade de absorção e assimilação do organismo, no tratamento de anemias. O consumo contínuo do buttermilk limpa e desintoxica os intestinos e alivia constipação.


Ele é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e elementos probióticos, além de ser uma opção para pessoas com intolerância à lactose devido à baixa taxa deste açúcar no buttermilk. Fresco, é excelente bebida para pitta, tonifica o intestino delgado e pode ser muito útil no tratamento de hemorroidas, além de combater acne e espinhas – buttermilk é uma bebida com qualidades refrescantes, perfeitas para ser ingerido frio nas estações quentes. Acalma e estabiliza o dosha vata. Pode ser ingerido ocasionalmente por kapha (devido à sua leveza) mais diluído em água do que para os outros biotipos.

O buttermilk nunca deve ser fervido, apenas amornado. É indicado pela ayurveda como antídoto no uso indevido de ghee e oleações excessivas ou mal aplicadas  e utilizado como substituto do óleo na terapia do shirodhara para pessoas pitta, sendo esta modalidade chamada de takradhara.
 Receitas
Buttermilk para vata (salgado): 1 parte de iogurte integral, 1 parte de água, 1/3 de colher de cafezinho de cominho, 1/4 de colher de cafezinho de coentro, 2 pitadas de pimenta-do-reino, 1 pitada de sal
Buttermilk para vata (doce): 1 parte de iogurte integral, 1 parte de água, 1/3  de colher de cafezinho de cardamomo em pó, ½ colher de cafezinho de erva-doce em pó, ½ colher de sopa água de rosas.
Buttermilk para pitta: 1 parte de iogurte, 1 parte de água, 1/3 de colher de cafezinho de coentro em pó, 2 colheres de água de rosas, 4 folhas de hortelã fresca.
Buttermilk para kapha: 1 parte de iogurte, 1 e ½ parte de água, ½ colher de cafezinho de canela, 1 pitada de cardamomo e de pimenta-do-reino. Não adoçar.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos e deixe descansar por meia hora. Observe que uma leve camada gordurosa vai se formar na superfície. Ela pode ser retirada com auxílio de uma colher, mas não é necessário. Evite adoçar. Todas as receitas acimas podem ser feitas substituindo o iogurte pelo leitelho.
Como fazer o leitelho – buttermilk mais leve com pouquíssima gordura
1 colher de suco de limão para cada xícara de leite integral
Deixe a mistura descansar por algumas horas e coe, separando o leite talhado do buttermilk. Pode ser guardado por três semanas na geladeira para o consumo. Quanto mais antigo, mais ácida a mistura vai se tornando.
Desintoxicação com buttermilk
Em terapias de desintoxicação, deve-se ingerir o buttermilk logo pela manhã. Ele deve estar morno – não esquente demais para não matar as bactérias do iogurte. E pode ser temperado com especiarias próprias para o seu dosha, mas não deve ser adoçado. Ingerir por 10 dias consecutivos.

Mais Lidas