Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Quinze dicas práticas para ajudar o planeta

Ser “verde” não precisa ser uma tarefa difícil nem significar mudanças drásticas na sua vida. Coisas simples podem fazer a diferença:

– Troque as lâmpadas comuns por fluorescentes. Se cada família substituir uma lâmpada regular por uma lâmpada fluorescente compacta, a redução da poluição seria equivalente à remoção de um milhão de carros das estradas. Caso não goste da cor da luz, use em closets, lavanderias e outros lugares onde não incomode tanto.

– Ao desligar o computador, em vez de deixá-lo em modo de suspensão, você pode economizar até 40 watts-hora por dia. Se não quiser esperar seu computador iniciar, configure-o para ligar automaticamente alguns minutos antes de começar a trabalhar.

– Não preaqueça o forno, a menos que você esteja fazendo pão ou bolo. Ligue-o somente quando colocar o prato dentro. Ao verificar seu alimento, olhe através da janela do forno em vez de abrir a porta.

– Recicle o vidro. Vidro reciclado reduz a poluição do ar em 20% e a poluição da água em 50%. Se não for reciclado, pode demorar um milhão de anos para se decompor no meio ambiente.

– Use fraldas de tecido. Até o momento em que uma criança é treinada a ir ao banheiro, ela usa de cinco a oito mil fraldas, somando milhões de toneladas de resíduos em aterros sanitários a cada ano. Ao utilizar uma fralda de pano ou outro modelo mais ecológico, o impacto será muito mais suave para o planeta.

– Use varal para secar suas roupas. Ao utilizar o varal, suas roupas vão manter a cor e a forma e durarão muito mais tempo. Além disso, você economiza dinheiro ao economizar energia e ajuda o meio ambiente.

– Evite fazer refeições à base de carne, isso ajuda o planeta e sua dieta. Por exemplo: são necessários mais de nove mil litros de água para produzir meio quilo de carne bovina. Além disso, poupam-se algumas árvores. Para cada hambúrger originado de animais criados em terras da floresta, cerca de 55 m2 foram destruídos.

– Tome banhos mais curtos. A cada dois minutos que você diminui no banho podem ser economizados mais de 37 litros de água.

– Lembre-se da quantidade de poluição gerada para trazer o alimento da fazenda para sua mesa. Sempre que possível, compre de agricultores locais ou em mercados de agricultores, apoiando a economia local e reduzindo a quantidade de gases do efeito estufa emitidos quando os produtos são transportados por caminhão.

– Considere a compra de itens de uma loja de segunda mão. Brinquedos, bicicletas e patins podem ser encontrados em lojas deste tipo. Muitas vezes esses itens são vendidos em excelentes condições, uma vez que são usados ​​por um período curto de tempo.

– Se tiver jardim, regue suas plantas ou gramado no início da manhã antes que qualquer umidade seja perdida por evaporação. Se tiver alguma erva daninha, trate-a com vinagre.

– Sempre desligue as lâmpadas incandescentes quando sair de uma sala. As lâmpadas fluorescentes são mais afetadas pelo número de vezes que são ligadas e desligadas, então desligue quando sair de uma sala por 15 minutos ou mais. Deste modo, a energia da lâmpada em si é economizada, e os custos de resfriamento também.

– Veja com seu empregador se você pode trabalhar em casa uma parte da semana. Deste modo, economiza-se dinheiro, gasolina e diminui-se o número de carros nas ruas, contribuindo com o trânsito de sua cidade.

– Lava-rápido de carros profissional geralmente é mais eficiente no consumo de água. Caso prefira lavar em casa, utilize panos úmidos e um balde d’água.

– Antes de jogar algum item fora, pense se alguém está precisando dele. Doe para uma organização de caridade ou ofereça em um site projetado para conectar pessoas e coisas.


Fonte: Ciclo Vivo (texto adaptado)

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM