O psyllium é uma fibra solúvel extraída da planta chamada Plantago ovata.
Segundo alguns estudos, ele pode ajudar as dietas de emagrecimento.
Os estudos também constataram que o consumo dessa fibra contribui para a redução do colesterol e que ela é um excelente laxante natural.
Ou seja, o psyllium também melhora o funcionamento do intestino.
Por ser rico em fibras que geram saciedade, você sente menos fome quando consome psyllium.
COLESTEROL – A fibra solúvel psyllium pode reduzir os níveis de colesterol total e do colesterol LDL (o colesterol ‘ruim’), descobriram os pesquisadores. A fibra não afeta os níveis do colesterol HDL (ou colesterol ‘bom’).
De acordo com os autores do estudo, os resultados podem ser usados para auxiliar aproximadamente 30% dos americanos que sofrem de colesterol alto – uma condição que pode levar a doença cardíaca e derrame cerebral.
“A ingestão regular de psyllium diminui o colesterol sérico em pelo menos 4%, o que reduz o risco estimado (de doença cardíaca) em 8 a 12%,” explica o líder dos autores James W. Anderson do Centro Médico dos Veteranos e da Universidade de Kentucky em Lexington, em entrevista à Reuters Health.
Ele acrescenta que mesmo reduções maiores no colesterol são vistas em pessoas com dietas que apresentam mais gorduras do que a dieta dos estudos. “Isto poderia se aplicar à maioria dos norte-americanos,” disse Anderson.
Apesar de o psyllium poder causar reações alérgicas em alguns indivíduos, os estudos mostram que ele aparentemente é seguro e bem tolerado
Como usar o psyllium
Você vai encontrar o psyllium em diversas formas: cápsula, chá e pó, que pode ser utilizado em vitaminas e sucos.
Durante o uso do Psyllium é necessário aumentar o consumo de água e o uso deve ser feito antes de suas refeições para que o efeito de saciedade aconteça e você coma menos.
Você encontra ela em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias.
Contraindicação
Para os que estão com cólicas abdominais.