Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Previna-se naturalmente de picadas de insetos

Os repelentes naturais vêm ganhando popularidade com as sucessivas notícias sobre os perigos dos repelentes químicos, que atingem principalmente as pessoas com asma ou rinite.

Já falamos aqui de outros repelentes naturais, como cravo-amarelo e cravo-da-índia.


Agora vamos listar outros, para mais uma vez comprovar que a natureza nos oferece tudo.

Citronela

A citronela emana um odor ofensivo para os insetos e é certamente o repelente natural mais comum, podendo ser utilizada de várias formas:

Corpo – Coloque de 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho. Caso queira aplicá-lo diretamente sobre a pele, lembre-se de diluí-lo com óleo de amêndoa, uva ou camomila.

Casa – Hoje em dia é muito fácil encontrar sprays e incensos à base de citronela. O óleo pode ser utilizado em difusores, tendo-se o cuidado de ligá-los algumas horas antes de o ambiente ser utilizado, já que, por ser cítrico, o óleo pode causar irritação ou mal-estar.

Jardim – As velas são muito utilizadas em ambientes abertos como repelentes de pernilongos e outros insetos, sendo mais eficazes quando colocadas em locais onde a movimentação de ar é relativamente pequena. No vaso ou no canteiro, a citronela não requer muitos cuidados. Ela atinge cerca de um metro de altura e diâmetro e é de fácil multiplicação.


Óleos essenciais

Os óleos essenciais como cedro, gerânio, tea tree e lavanda também são componentes de vários repelentes naturais.

Os óleos essenciais de menta, cânfora, eucalipto, canela e cravo são repelentes usados pela medicina tradicional chinesa. Como esses óleos têm um forte odor, geralmente são combinados com óleos como os de limão, laranja e hortelã para amenizar o aroma.

Reaplique o óleo frequentemente sem jamais ingeri-lo ou espirrá-lo nos olhos.

Na Índia, o óleo de nim vem sendo usado pelos fazendeiros para deter os insetos. É muito utilizado na medicina ayurvédica em loções, sabonetes, xampus e até espermicidas. Os repelentes ayurvédicos de nim em óleo básico são geralmente seguros para a aplicação externa. O óleo de nim não deve ser ingerido.

Na tradição indiana, as folhas de um tipo de louro penduradas na cozinha ou esmagadas e salpicadas sobre a comida podem reduzir o ataque de insetos.

Lembre-se de que muitas ervas e temperos comprados em supermercados podem ter sidos irradiados, e os terapeutas ayurvédicos acreditam que desta maneira o “prana” ou força da vida das ervas pode ser destruído.

Alguns terapeutas também acreditam que a ingestão de vitamina B, alho e levedo de cerveja pode ajudar a repelir os insetos. Quando ingeridos em forma de cápsulas, podem fazer efeito após 24 horas.

Receita para afastar insetos

100 gotas de óleo essencial de jojoba
100 gotas de óleo essencial de gerânio
50 gotas de óleo essencial de cedro
50 gotas de óleo essencial de sândalo
50 gotas de óleo essencial de lima
50 gotas de óleo essencial de pinho
60 ml de vodca

Coloque a mistura em um recipiente com borrifador e use nos cômodos da casa.



Repelente para a pele

1 colher (sopa) de vodca
5 gotas de óleo essencial de citronela
100 ml de água destilada

Coloque a vodca e o óleo essencial em um tubo com borrifador e misture. Acrescente água e misture novamente. Aplique antes de sair para se proteger dos insetos.

Informações colhidas em:http://www.planetanatural.com.br
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM