A banana é a fruta mais consumida no mundo.

Mas não existe um só tipo de banana.

Existem vários.

Prata, nanica, ouro, da-terra, maçã, pacovã...

Qual a melhor banana para a nossa saúde?

Todos são saudáveis.

Mas cada uma tem a sua característica.

Existe banana com mais calorias.

Existe banana com mais fibras.

Existe banana mais adequada a dietas.

Existe banana mais digestiva.

A bananana-maçã, por exemplo, é de fácil digestão.

Mas ela "prende" o intestino.

E por isso deve ser usada com moderação por quem sofre de prisão de ventre.

Mas, se você não tiver esse problema, a banana-maçã é ótima.

Para quem faz dieta, ela é muito apropriada por dar sensação de saciedade e evitar a fome.

A banana-prata tem uma vantagem: ela dura mais, podendo ser consumida de três a quatro dias após ter amadurecido.

Calorias da banana prata: uma banana média de 120 gramas fornece 107 calorias.

Mas a banana-prata é mais calórica que a maçã, por isso não é muito recomendada para dietas.

No quesito calorias, a banana-nanica leva vantagem sobre a prata e só perde para a maçã.

Ou seja, para os que estão em dieta, a nanica é a segunda banana mais adequada.

E com a vantagem de não prender o intestino como a banana-maçã.

A pacovã também é uma boa opção para quem faz dieta.

Ela se equivale à nanica em termos de calorias.

A banana-pacovã tem uma boa vantagem - ela é a mais rica em magnésio, o mineral que atua no controle da pressão arterial.

A banana-ouro é a menor em tamanho, mas devido à sua polpa bastante doce é bem calórica.

A banana-da-terra (também chamada de "comprida), além de muito calórica, é indigesta quando consumida crua.

Por isso só deve ser consumida cozida.

independentemente da variedade, a banana é uma fruta muito saudável, com grandes virtudes medicinais.

Ela previne o envelhecimento precoce, fornece energia para prática de exercícios, evita a fadiga muscular durante o treino, dá sensação de prazer e bem-estar, combate a insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade e alivia a tensão pré-menstrual, regula o intestino e o sistema circulatório, equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.

Para quem está em dieta, a dica é consumir a banana mais verdosa, pois ela possui maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão.

O consumo regular da farinha ou da biomassa da banana verde tira a fome, diminui o acúmulo de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.

Aprenda fazer a biomassa da banana verde AQUI.

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