quarta-feira, 26 janeiro 2022
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Por que é tão importante massagear os pés antes de dormir – a cura começa aqui!

Que tal uma boa massagem para relaxar os pés?


Entre os benefícios de uma boa massagem nos pés, feita regularmente, podemos destacar o fortalecimento da imunidade, aumento da disposição, melhora da circulação, do metabolismo, relaxamento e rejuvenescimento.


Além disso, a medicina chinesa entende que a pressão em determinadas partes dos pés pode corrigir o mau funcionamento dos órgãos.


Por que não começar ainda hoje a praticar a sua massagem nos pés?


Você vai precisar de poucas coisas:
 


  • água quente
  • toalhas
  • creme ou óleo (pode ser azeite de oliva)

Veja como fazer:

1. Antes de iniciar a massagem nos pés, é melhor deixá-los de molho em água quente (temperatura suportável pela pele) por uns 10 minutos.


Assim, seus pés ficarão limpos e “despertos” e a massagem será muito mais agradável.



2. Passados dez minutos, seque os pés com uma toalha limpa e seca e sente em uma cadeira.



No caso de a massagem ser para outra pessoa, peça-lhe que se deite em uma maca ou cama e coloque uma toalha debaixo dos pés.


3. Agora você deve aplicar um pouco de creme ou óleo de massagem em suas mãos e esfregá-las entre si para que o produto seja ligeiramente aquecido.

4. Em seguida, inicie a massagem nos pés.

Escolha um dos pés.

Massageie a parte superior com movimentos suaves que vão dos dedo até o tornozelo e, uma vez feito isso, vá descendo até chegar à planta do pé.


É importante que a intensidade da massagem seja progressiva, indo de menor a maior pressão.



5. Depois de fazer diversos e diferentes movimentos, você tem que fazer movimentos circulares com os polegares das mãos na sola do pé


Faça a partir da parte superior ou do peito do pé para baixo, regulando a pressão do movimento e fazendo mais pressão em áreas como o calcanhar.



6. Em seguida, segure o pé com uma mão e com a outra gire-o suavemente em ambos os lados.
 
Repita este movimento quatro vezes em cada direção.



Depois, pressione o pé com o punho, mas sempre regulando a pressão que você exerce, portanto não pode ser demasiadamente intensa para não causar desconforto.



7. O próximo passo é massagear os dedos dos pés com a ponta dos dedos das mãos.
 
Inicie pelo dedão, vá passando pelos demais, até chegar ao mindinho.



A direção do movimento é a mesma para cada um dos dedos: você tem que iniciar o movimento na base e aplicar uma leve pressão até chegar à ponta de cada dedo.


8. Quando você terminar de massagear cada um dos dedos, pressione de novo o peito e a sola do pé, aplicando cada vez menos pressão.



Para concluir a massagem no pé, você só tem que limpá-lo com uma toalha para remover o creme ou o óleo usado e deixá-lo completamente seco.


Em seguida, você deve executar o mesmo processo no outro pé.


IMPORTANTE

– É melhor fazer esta massagem à noite, antes de ir dormir.


Assim, você acordará bem disposto para enfrentar os desafios do dia seguinte.
 


– É importante fazer a massagem lentamente para relaxar melhor.
 


- As pessoas que não têm boa circulação nos pés, como os diabéticos, devem ter cuidado com esta massagem e só fazê-la depois do consentimento do médico.


– Quando terminar a massagem, lave bem as mãos para evitar uma possível infecção fúngica.

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