De acordo com a análise, o risco é maior se as mulheres tomarem a pílula durante um longo período de tempo.
Mas se as mulheres deixarem de tomar o anticoncepcional durante dez anos, o risco é igual ao apresentado por uma pessoa que nunca tomou pílula.
Estudos anteriores chegaram a vincular a pílula anticoncepcional a um maior risco de câncer de mama, mas indicavam que a ameaça era menor nos casos de câncer de ovário e de colo do útero.
Os especialistas pesquisaram 52 mil mulheres que tinham participado de 24 estudos em todo o mundo.
Esta não é a primeira vez que especialistas encontram uma relação entre anticoncepcional e o câncer de colo do útero, mas até agora não tinha ficado claro esse vínculo com um período de tempo.
Segundo o estudo, no caso do Reino Unido, o risco de uma mulher que nunca tomou a pílula anticoncepcional desenvolver câncer de colo do útero é de 3,8 em cada mil, mas esse número sobe para quatro entre aquelas que tomaram o medicamento por cinco anos e para 4,5 entre mulheres que a ingeriram ao longo de uma década.
Nossa opinião: a camisinha é a forma mais segura de prevenção. Mas, se houver rejeição, infelizmente a pílula tem de ser usada. E você, o que acha? Dê sua opinião!