terça-feira, 26 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Pílula anticoncepcional aumenta risco de câncer de colo do útero

Um estudo publicado na revista médica britânica “The Lancet” revela que a pílula anticoncepcional aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de colo do útero, e essa ameaça diminui quando as mulheres deixam de tomá-la.

De acordo com a análise, o risco é maior se as mulheres tomarem a pílula durante um longo período de tempo.


Mas se as mulheres deixarem de tomar o anticoncepcional durante dez anos, o risco é igual ao apresentado por uma pessoa que nunca tomou pílula.

Estudos anteriores chegaram a vincular a pílula anticoncepcional a um maior risco de câncer de mama, mas indicavam que a ameaça era menor nos casos de câncer de ovário e de colo do útero.

Os especialistas pesquisaram 52 mil mulheres que tinham participado de 24 estudos em todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que especialistas encontram uma relação entre anticoncepcional e o câncer de colo do útero, mas até agora não tinha ficado claro esse vínculo com um período de tempo.

Segundo o estudo, no caso do Reino Unido, o risco de uma mulher que nunca tomou a pílula anticoncepcional desenvolver câncer de colo do útero é de 3,8 em cada mil, mas esse número sobe para quatro entre aquelas que tomaram o medicamento por cinco anos e para 4,5 entre mulheres que a ingeriram ao longo de uma década.

Nossa opinião: a camisinha é a forma mais segura de prevenção. Mas, se houver rejeição, infelizmente a pílula tem de ser usada. E você, o que acha? Dê sua opinião!

Fonte:http://g1.globo.com/noticias/ciencia/0,,mul175974-5603,00-pilula+anticoncepcional+aumenta+risco+de+cancer+de+colo+do+utero+diz+estudo.html

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
569,829SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,857SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -