Um fato incrível aconteceu pela primeira vez no mundo.
Foi em Nord-Pas-de-Calais, na França.
Gerard Courtois, um homem de 88 anos foi submetido a uma cirurgia cardíaca sem anestesia “pesada” no Hospital da Universidade de Lille.
Fantástico, não é!
Em vez de morfina ou ansiolíticos usuais, ele foi hipnotizado por Hélène Sergent, a primeira enfermeira do departamento de cirurgia intervencionista especialista em hipnose.
Depois de 48 horas da operação, Gerard Courtois estava em perfeita forma.
A operação para substituir a válvula aórtica (feita por Gerard) exige uma incisão em cada uma de suas artérias femorais para introduzir dois fios-guia que sobem todo o corpo e chegam até o coração para trocar a válvula aórtica.
Para esse tipo de cirurgia, até então, era necessária anestesia geral ou local, o que poderia representar um problema para pacientes idosos (ou alérgicos), explica o professor Arnaud Sudre, chefe do departamento de cirurgia intervencionista do Hospital Universitário de Lille: “Às vezes, esses pacientes são mais sensíveis aos efeitos colaterais das drogas que são injetadas (morfina, ansiolítica, relaxantes). Esses produtos podem causar confusão neurológica. Com a hipnose, o paciente se recupera imediatamente”.
Durante o processo de hipnose, feito para a realização da cirurgia, Gerard falou sobre suas viagens com sua esposa na Tailândia, Egito, Tunísia, Turquia, sua paixão pela jardinagem.
“Falando nisso tudo, esquecemos totalmente o que está acontecendo, somos transferidos para outro lugar”, conta.
Uma nova operação sob hipnose será realizada na próxima semana na CHU e as perspectivas são as maiores, já que 400 operações de cirurgia cardíaca deste tipo são realizadas a cada ano no CHU Lille.
Estima-se que 80% dos pacientes sejam receptivos à hipnose.
Quatro enfermeiros deste departamento de cirurgia intervencionista do Hospital Universitário serão treinados em breve para a hipnose.
A hipnose na medicina
Você sabia que a hipnose tem sido cada vez mais usada dentro dos consultórios médicos e terapêuticos no Brasil e no mundo?
É verdade.
Dizemos que uma pessoa está hipnotizada quando ela entra em tão alta concentração que não consegue perceber nada do que acontece a sua volta.
Isso porque a hipnose utiliza a técnica de indução ao estado de transe, que significa um estado de relaxamento semiconsciente.
Mas quando a hipnose é utilizada na medicina para tratar de um problema de saúde (físico ou psicológico), é chamada de hipnose clínica ou hipnoterapia.
Nesses casos, há um estado de relaxamento ainda mais profundo.