segunda-feira, 18 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Pela primeira vez na história, paciente é submetido a cirurgia cardíaca sem anestesia

Um fato incrível aconteceu pela primeira vez no mundo.

Foi em Nord-Pas-de-Calais, na França.

Gerard Courtois, um homem de 88 anos foi submetido a uma cirurgia cardíaca sem anestesia “pesada” no Hospital da Universidade de Lille.

Fantástico, não é!

Em vez de morfina ou ansiolíticos usuais, ele foi hipnotizado por Hélène Sergent, a primeira enfermeira do departamento de cirurgia intervencionista especialista em hipnose.

Depois de 48 horas da operação, Gerard Courtois estava em perfeita forma.

A operação para substituir a válvula aórtica (feita por Gerard) exige uma incisão em cada uma de suas artérias femorais para introduzir dois fios-guia que sobem todo o corpo e chegam até o coração para trocar a válvula aórtica.

Para esse tipo de cirurgia, até então, era necessária anestesia geral ou local, o que poderia representar um problema para pacientes idosos (ou alérgicos), explica o professor Arnaud Sudre, chefe do departamento de cirurgia intervencionista do Hospital Universitário de Lille: “Às vezes, esses pacientes são mais sensíveis aos efeitos colaterais das drogas que são injetadas (morfina, ansiolítica, relaxantes). Esses produtos podem causar confusão neurológica. Com a hipnose, o paciente se recupera imediatamente”.

Durante o processo de hipnose, feito para a realização da cirurgia, Gerard falou sobre suas viagens com sua esposa na Tailândia, Egito, Tunísia, Turquia, sua paixão pela jardinagem.

“Falando nisso tudo, esquecemos totalmente o que está acontecendo, somos transferidos para outro lugar”, conta.

Uma nova operação sob hipnose será realizada na próxima semana na CHU e as perspectivas são as maiores, já que 400 operações de cirurgia cardíaca deste tipo são realizadas a cada ano no CHU Lille.
 
Estima-se que 80% dos pacientes sejam receptivos à hipnose.

Quatro enfermeiros deste departamento de cirurgia intervencionista do Hospital Universitário serão treinados em breve para a hipnose.

A hipnose na medicina

Você sabia que a hipnose tem sido cada vez mais usada dentro dos consultórios médicos e terapêuticos no Brasil e no mundo?

É verdade.  

Dizemos que uma pessoa está hipnotizada quando ela entra em tão alta concentração que não consegue perceber nada do que acontece a sua volta.

Isso porque a hipnose utiliza a técnica de indução ao estado de transe, que significa um estado de relaxamento semiconsciente.

Mas quando a hipnose é utilizada na medicina para tratar de um problema de saúde (físico ou psicológico), é chamada de hipnose clínica ou hipnoterapia.

Nesses casos, há um estado de relaxamento ainda mais profundo.

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
569,193SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,860SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -