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Para as mulheres: como controlar o estrogênio, o hormônio que engorda e pode causar câncer de mama

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Estrogênio é o hormônio feminino dominante e é o grande responsável pelo desenvolvimento das características femininas.
 
Além disso, prepara o corpo para a ovulação.

Mas o estrogênio em excesso é muito prejudicial.
 
E, infelizmente, excesso de estrogênio é algo muito comum nos dias atuais.
 
Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos o número de filhos das mulheres brasileiras baixou de 2,38 para 1,86.
 
Ou seja, atualmente as mulheres têm atrasado o projeto de ser mãe.
 
Muitas optam por não ter filhos ou engravidam tardiamente.
 
Todos esses fatores somados levam a uma maior exposição ao estrogênio.
 
Mas há outros fatores para esse acúmulo de estrogênio entre as mulheres:
 
– Estresse
 
– Cafeína
 
– Pílulas anticoncepcionais
 
– Terapia de reposição hormonal
 
– Produtos de limpeza, plástico,  cosméticos e protetores solares
 
O resultado deste grave problema de saúde é:
 
– Ansiedade
 
– Ganho de peso
 
– TPM
 
– Sensibilidade nos seios
 
– Espinhas
 
– Fadiga
 
– Problemas mentais
 
– Queda de cabelo
 
Quando há uma carga altíssima do hormônio, as consequências podem ser ainda piores:
 
 
– Infertilidade
 
– Aborto espotâneo
 
– Miomas uterinos
 
– Endometriose
 
– Desenvolvimentos de alguns cânceres (especialmente o de mama)
 
– Diminuição do desejo sexual
 
– Períodos menstruais irregulares
 
– Inchaço (retenção de líquido)
 
– Dores de cabeça (especialmente na TPM)
 
– Mudanças de humor (na maioria das vezes irritabilidade e depressão)
 
– Mãos e pés frios (um sintoma de disfunção da tireoide)
 
– Perda de cabelo
 
– Disfunção da tireoide
 
– Metabolismo lento
 
– Fadiga
 
– Insônia
 
Desintoxicar o estrogênio pode ser feito simplesmente por uma dieta saudável, que visa melhorar seu metabolismo e regular sua ação nas células.
 
Para tanto, os alimentos mais recomendados são:
 
1. Vegetais crucíferos: pode apostar no repolho, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre e outras folhas verdes ricas em nutrientes, como indole-3-carbinol.
 
Ele é responsável pela eliminação de excesso de estrogênios no fígado.
 
Se  você consumir pelo menos de 3-4 porções destes vegetais por semana, já estará fazendo um grande bem à saúde.
 
2. Alecrim: quando adicionado a carnes, regula os níveis de estrogênio.
 
Este tempero tem grandes propriedades antioxidantes.
 
Além de tudo, o alecrim age em outros problemas, como:
 
– Falta de memória
 
– Falta de humor
 
– Problemas na tireoide
 
– Excesso de peso
 
– Metabolismo ruim
 
– Falta de energia
 
3. Linhaça: se você consumir de 2-4 colheres (sopa) de linhaça diariamente, com certeza estará promovendo o metabolismo adequado para um estrogênio saudável.
 
A linhaça controla a quantidade de estrogênio e isso favorece para tratar de vários problemas da saúde feminina.
 
Ela é rica em ômega 3 e fibras
 
Por isso é um ótimo remédio alternativo para cuidar de inflamações e prisão de ventre.
 
A linhaça é absorvida melhor quando triturada na hora de consumi-la.
 
Portanto, compre as sementes, e não a farinha, que já deve estar rançosa na prateleira do supermercado.
 
4. Salmão e outros peixes gordos, como sardinha: eles contêm ômega3,  que é um óleo anti-inflamatório importante.
 
Este tipo de alimento é muito eficaz em  doenças cardiovasculares e problemas mentais, como depressão e ansiedade.
 
E é ótimo para aumentar os "bons" estrogênios do corpo.
 
Consuma de 2-3 porções de peixes gordurosos por semana, ou um óleo de peixe de qualidade.
 
5. Ácido fólico: é responsável pela conversão de estrogênio "ruim" para uma forma muito mais saudável,  que diminui o risco de certos tipos de câncer.
 
São boas fontes deste nutriente as folhas verdes escuras.
 
6. Açafrão-da-terra (cúrcuma): contém curcumina, um antioxidante que, entre muitas virtudes, regula a produção de estrogênio.
 
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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