Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Os principais remédios homeopáticos – Parte 3

Calcium fluoricum – Indicado para moléstias que atacam os ossos, os dentes e as fibras elásticas da pele, do tecido conjuntivo ou das paredes vasculares. Hematomas arteriais ou venosos, hemorroidas, varizes e veias dilatadas, glândulas endurecidas como pedra. Fístulas dentárias. Exostose (proliferação óssea na superfície de um osso) traumática. Ventre frouxo. Lumbago. Nódulos duros no seio. Propensão a luxações. Desenvolvimento raquítico do fêmur nas crianças.
Calcium phosphoricum – Indicado para as pessoas de constituição fraca, em geral magras, de cor amarelada; para os casos de crianças que apresentam dores características do crescimento, ossos fracos com tendência a fratura e com extremidades frias. Muito útil na dentição tardia e para o tratamento das fontanelas (moleiras) que demoram a fechar.
Calcium picricum – Ótimo remédio para furúnculos do ouvido externo ou em outras partes cobertas de pouco tecido muscular: canela, costelas, fronte, etc. Apresenta com sintomas fadiga e intensa prostração. Útil também no tratamento da acne.
Calcium sulphuricum – Remédio a ser usado em supurações, depois que estas descarregaram todo o pus (para esta finalidade deve-se usar a Silicea). Abscessos dolorosos. Corrimentos amarelados e espessos. Eczemas com crostas amarelas. Piora com a umidade (contrário de Hepar). Útil também no abscesso dentário.
Camphora – Indicado para perturbações nervosas, colapso e prostração profunda, com grande intolerância ao calor; não suporta estar coberto; o corpo parece gelado, com a face muito pálida e os lábios azulados, exprimindo grande ansiedade. Útil na insônia simples e no tratamento do cólera, nas moléstias infantis e geral, nas pneumonias graves, sempre que o paciente apresenta aversão ao calor.
Cannabis indica – Grande exagero: minutos parecem anos, passos parecem quilômetros, as ideias amontoam-se e se confundem no cérebro, as coisas parecem enormes. Pesadelos. Catalepsia (estado de rigidez dos músculos, em que o paciente fica imóvel, na posição em que é colocado). Risos ou gritos imoderados. Ilusões espectrais. Grande dificuldade de concentração. Ideias fixas. Medo de ficar louco. Esquecimento das próprias palavras e ideias: depois de começar a falar, esquece o que tinha a dizer. Formas obstinadas e intratáveis de insônia. Vertigem. Inteligência fraca. Sonolência invencível durante o dia e após as refeições. Sensação de água gotejando. Dores que queimam na uretra e bexiga antes ou durante o ato de urinar.
Cantharis – Dores ardentes em qualquer parte do corpo, mas em especial nas vias urinárias e sempre que há necessidade urgente de urinar. Emissão de pequenas quantidades de urina e com muita dor nos casos de cálculos renais ou areias, na nefrite aguda e nas várias afecções do aparelho urinário. Outra indicação é na exaltação sexual violenta, com priapismo ou ninfomania. Também utilizado na blenorragia e na retenção da placenta. Outras indicações ainda são os desarranjos gástricos, as síncopes, as queimaduras, o ardor nas solas dos pés e os derrames pleurais. Foi muito usado pelos antigos homeopatas; atualmente só se usa Cantharis em último caso.
Capsicum – Em termos de tipologia, é próprio para pessoas gordas, fracas, acomodadas, indolentes, avessas ao exercício físico e por vezes ao asseio corporal, pensativas, desinteressadas, deprimidas e melancólicas. Mais indicado para pessoas claras e de olhos também claros. Sensação de aperto com ardor na garganta ou em qualquer mucosa, em especial na amigdalite aguda. A sensação de ardor de Capsicum é de queimação, como a provocada por pimenta. Usado contra a dispepsia ou acidez excessivas do estômago com forte queimação. Serve também para os distúrbios digestivos provocados pelo excesso de álcool, desde que exista a queimação característica. Otite média crônica, febres intermitentes, bronquite com emissões fétidas. Um dado importante na seleção deste remédio é a dor em partes distantes ao tossir (ouvidos, pernas, bexiga, abdome, etc.).
Carbo animalis – Desejo de solidão e versão ao diálogo. Cisto sebáceo. Acne pontuda. Lóquios (líquido sanguíneo, serossanguíneo e, por fim seroso, de acordo com a data do parto e a fase do puerpério, que escorre dos órgãos genitais femininos) fétidos. Fraqueza das mulheres que amamentam.
Carbo vegetalis – Na tradição homeopática, é o principal remédio para as fases críticas ou terminais de uma doença, quando o paciente se encontra muito prostrado, com a face fria, suor copioso e frio, a energia vital muito reduzida e distante. Comumente um dado que indica este remédio é a necessidade de ser abanado em qualquer situação. Outras indicações importantes: distúrbio do estômago e dos intestinos com excesso de gases, arrotos e dor; hemorragia das mucosas; prurido vaginal com excitação sexual; úlceras varicosas; tosses espasmódicas da coqueluche; rouquidão crônica; queda de cabelos após doenças prolongadas.
Caulophyllum – Recomendado para todas as irregularidades menstruais, cólicas, vômitos da gravidez e nas últimas semanas da gestação para facilitar o parto. Também é tido como valioso recurso para o parto demorado, a ser dado em intervalos curtos, como de meia em meia hora. Também indicado para o tratamento da placenta retida e das dores pós-parto. Uso recomendado no reumatismo das pequenas articulações, em especial durante a gravidez. Manchas na pele em mulheres grávidas, com irregularidades menstruais ou portadoras de doenças uterinas.
Causticum – Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.
Chamomilla – Remédio das pessoas irrequietas e impacientes. Próprios para crianças ansiosas e impertinentes, e para mulheres exageradas, que se queixam muito, mal-humoradas e que não sabem o que querem. Combate os malefícios do café em excesso, em especial a insônia. Pessoas de gênio vingativo. Dores desesperantes, nevralgias, dores de ouvido das crianças, piorando à noite. Suores quentes na cabeça, irritabilidade das crianças em fase de dentição: melhora a dor e acalma. Crianças que só sossegam no colo. Diarreia aguda, esverdeada. Hemorragias uterinas com sangue coalhado e escuro, acompanhadas de dores fortes e espasmos. Tem indicação precisa nos casos de alternância de calafrios e calores, estados biliosos de mulheres nervosas, com grande irritabilidade.
Chelidonium majus – Doenças crônicas do fígado, como hepatite crônica evoluindo para cirrose. Lateralidade direita acentuada de qualquer doença, icterícia, inflamação dos rins, dor de estômago que é temporariamente aliviada ao comer, bílis em abundância. Todas as doenças em que existam sintomas biliosos ou hepáticos, em especial nas pneumonias e broncopneumonias.
China – Febres intermitentes cotidianas, sem nenhum fenômeno especial, moderadas, discretas, nunca à noite e sempre com ausência de sede. Olheiras escuras, face pálida e fatigada. Suores noturnos. Emagrecimento rápido. Zumbido nos ouvidos. Fraqueza, debilidade e outras afecções devido à perda de líquidos orgânicos (espermatorreia, hemorragia, lactação excessiva, diarreia prolongada, suores copiosos, supuração exagerada). Grande flatulência. Sonolência diurna e insônia após à meia-noite, com grande agitação.
Cicuta virosa – Convulsões violentas. Sintomas espasmódicas dos olhos. Espasmos nos músculos cervicais. Torcicolo. Soluço persistente. Principal remédio da meningite cérebro-espinhal. Caráter violento. Eczema da barba. Falta de orientação no tempo e no espaço.
Cina – Remédio para crianças geniosas, mal-humoradas e impertinentes que se irritam com facilidade e não toleram ser tocadas. Bastante aplicado em casos de verminoses ou doenças que apresentam sintomas parecidos, como fomes incontroláveis ou inapetência, dores abdominais erráticas, ranger dos dentes, sono agitado, palidez e tosse seca eventual. Nestes casos, tais sintomas ocorrem sem a presença de vermes comprovada laboratorialmente.
Cinnamonum – Para o tratamento das hemorragias após o parto ou de outros tipos, como hemorragia nasal ou menstrual com emissão abundante de sangue.
Cobaltum matallicum – Moléstias de medula. Dores ósseas que pioram pela manhã. Neurastenia, fadiga e constantes mudanças de humor. Dores no fígado e no baço. Dores nas costas e no sacro que pioram quando o paciente está sentado.
Cocculus indicum – É o remédio da sensação de fraqueza e debilidade geral, com o sintoma subjetivo de vazio interior. Tipologicamente é indicado para mulheres delicadas, brancas, com irregularidades menstruais. Náuseas e dores nas costas durante a gravidez. Menstruação dolorosa, escassa e irregular. Fraqueza acentuada depois da menstruação ou de uma crise de hemorroidas. Vômito e vertigens de viagem, no mar ou por qualquer outro meio. Enxaquecas e náuseas fortes. Dor de cabeça na parte ínfero-posterior, epilepsia, neurastenia. Forte repugnância aos alimentos e bebidas. Dores gástricas espasmódicas com flatulência. Debilidade causada por transtornos do sistema cérebro-espinal. Pessoas que coram facilmente e que têm extremidades frias. Sono interrompido.
Coffea cruda – Insônia por superexcitação nervosa, mente excessivamente ativa com ideias que vão e voltam com insistência. Maus efeitos de súbitas emoções ou surpresas agradáveis.
Colocynthis – Irritabilidade. Gosto amargo na boca. Um ótimo remédio para dor de barriga. Cólica e ciática são as duas esferas deste remédio.
Conium maculatum – Vertigem ao virar a cabeça para o lado ou virando-se na cama. Vertigens dos idosos. Polineurite (inflamação simultânea de vários nervos) com insônia. Peso, tremor, rigidez e perda da força das pernas. Azia em gestantes, que piora ao ir para a cama à noite. Coqueluche. Tosse noturna seca, frequente, dolorosa, com expectoração difícil, sobretudo à tarde e à noite.
Crocus sativus – Mudanças profundas de humor, passa de uma gargalhada à mais profunda tristeza, ou vice-versa. Sensação de alguma coisa viva se movendo dentro dos órgãos. Loucura, histeria. Fotofobia e visão enfraquecida, como se tivesse um véu na frente dos olhos. Contrações, espasmos, sobressaltos. Hemorragia escura e viscosa de qualquer parte do corpo. Faz estourar o sarampo retardado.
Crotalus horridus – Constituições fracas, abatidas, hemorrágicas. Prostração. Face vermelha e intumescida. Febre amarela. Moléstias malignas com grande tendência a hemorragias. Envenenamento do sangue e hemorragias intraoculares. Maus efeitos da vacinação.
Croton tiglium – Diarreia aquosa. Asma com tosse que piora ao deitar. Moléstias da pele com prurido: erisipela, urticária, eczema, herpes, brotoeja.
Cuprum aceticum – Grande remédio das erupções recolhidas, quando se apresentam os seguintes sintomas: prostração, resfriamento, vômitos espasmódicos, dispneia e convulsões. Dentição difícil das crianças causada por moléstias infecciosas.
Cuprum metallicum – É o remédio dos espasmos e das cãibras em qualquer parte do corpo. Também excelente para a epilepsia, convulsões e disritmias. Indicado para os casos de sintomas oriundos de distúrbios convulsivos, como vômitos, diarreia, cãibras. Diarreias esverdeadas das crianças com espasmos e muita prostração. Gastrenterite, arteriosclerose, angina pectoris. Um sintoma indicativo para o uso deste remédio é a existência de gosto metálica na boca. Bom para náusea, asma espasmódica e paralisias em geral.
Cyclamen europaeum – Mulheres pálidas, com menstruação irregular, vertigens e dores de cabeça. Sonolência e lassidão. Mau humor e irritabilidade, com tendência ao choro. Desejo de ficar só. Aversão ao ar livre. Acne. Cansa-se facilmente. Dor no ânus e no períneo. Repugnância aos alimentos. Gosto salgado constante na boca.
Cyneraria marítima – Remédio de uso externo empregado na cura da catarata e opacidade de córnea. É eficaz principalmente nos casos traumáticos.

Fonte: Portal Educação


Calcium carbonicum – Indicado para pessoas obesas ou com tendência a engordar, que suam profusamente e com facilidade, em especial na cabeça; apresentam o abdome inchado e as extremidade frias e suarentas; muito frequentemente emitem secreções ácidas, têm propensão ao vômito e a diarreias, com forte tendência a prisão de ventre crônica. É um remédio tipicamente feminino, próprio para as pessoas com perturbações ginecológicas, corrimentos leitosos e ácidos, tez pálida e apática, aspecto melancólico e quase sempre hipocondríacas. Tipologicamente presta-se a pessoas linfáticas, lentas e acomodadas. Pode ser útil no raquitismo e no tratamento da obesidade infantil, em especial nos casos de crianças pálidas, escrofulosas (com tendência a tuberculose, eczema, catarros respiratórios), que apresentam tosse seca noturna, com expectoração ácida, e anemia. Também se aplica aos casos de surdez por pólipos nos ouvidos e a uma série de doenças metabólicas.

Calcium fluoricum – Indicado para moléstias que atacam os ossos, os dentes e as fibras elásticas da pele, do tecido conjuntivo ou das paredes vasculares. Hematomas arteriais ou venosos, hemorroidas, varizes e veias dilatadas, glândulas endurecidas como pedra. Fístulas dentárias. Exostose (proliferação óssea na superfície de um osso) traumática. Ventre frouxo. Lumbago. Nódulos duros no seio. Propensão a luxações. Desenvolvimento raquítico do fêmur nas crianças.
Calcium phosphoricum – Indicado para as pessoas de constituição fraca, em geral magras, de cor amarelada; para os casos de crianças que apresentam dores características do crescimento, ossos fracos com tendência a fratura e com extremidades frias. Muito útil na dentição tardia e para o tratamento das fontanelas (moleiras) que demoram a fechar.
Calcium picricum – Ótimo remédio para furúnculos do ouvido externo ou em outras partes cobertas de pouco tecido muscular: canela, costelas, fronte, etc. Apresenta com sintomas fadiga e intensa prostração. Útil também no tratamento da acne.
Calcium sulphuricum – Remédio a ser usado em supurações, depois que estas descarregaram todo o pus (para esta finalidade deve-se usar a Silicea). Abscessos dolorosos. Corrimentos amarelados e espessos. Eczemas com crostas amarelas. Piora com a umidade (contrário de Hepar). Útil também no abscesso dentário.
Camphora – Indicado para perturbações nervosas, colapso e prostração profunda, com grande intolerância ao calor; não suporta estar coberto; o corpo parece gelado, com a face muito pálida e os lábios azulados, exprimindo grande ansiedade. Útil na insônia simples e no tratamento do cólera, nas moléstias infantis e geral, nas pneumonias graves, sempre que o paciente apresenta aversão ao calor.
Cannabis indica – Grande exagero: minutos parecem anos, passos parecem quilômetros, as ideias amontoam-se e se confundem no cérebro, as coisas parecem enormes. Pesadelos. Catalepsia (estado de rigidez dos músculos, em que o paciente fica imóvel, na posição em que é colocado). Risos ou gritos imoderados. Ilusões espectrais. Grande dificuldade de concentração. Ideias fixas. Medo de ficar louco. Esquecimento das próprias palavras e ideias: depois de começar a falar, esquece o que tinha a dizer. Formas obstinadas e intratáveis de insônia. Vertigem. Inteligência fraca. Sonolência invencível durante o dia e após as refeições. Sensação de água gotejando. Dores que queimam na uretra e bexiga antes ou durante o ato de urinar.
Cantharis – Dores ardentes em qualquer parte do corpo, mas em especial nas vias urinárias e sempre que há necessidade urgente de urinar. Emissão de pequenas quantidades de urina e com muita dor nos casos de cálculos renais ou areias, na nefrite aguda e nas várias afecções do aparelho urinário. Outra indicação é na exaltação sexual violenta, com priapismo ou ninfomania. Também utilizado na blenorragia e na retenção da placenta. Outras indicações ainda são os desarranjos gástricos, as síncopes, as queimaduras, o ardor nas solas dos pés e os derrames pleurais. Foi muito usado pelos antigos homeopatas; atualmente só se usa Cantharis em último caso.
Capsicum – Em termos de tipologia, é próprio para pessoas gordas, fracas, acomodadas, indolentes, avessas ao exercício físico e por vezes ao asseio corporal, pensativas, desinteressadas, deprimidas e melancólicas. Mais indicado para pessoas claras e de olhos também claros. Sensação de aperto com ardor na garganta ou em qualquer mucosa, em especial na amigdalite aguda. A sensação de ardor de Capsicum é de queimação, como a provocada por pimenta. Usado contra a dispepsia ou acidez excessivas do estômago com forte queimação. Serve também para os distúrbios digestivos provocados pelo excesso de álcool, desde que exista a queimação característica. Otite média crônica, febres intermitentes, bronquite com emissões fétidas. Um dado importante na seleção deste remédio é a dor em partes distantes ao tossir (ouvidos, pernas, bexiga, abdome, etc.).
Carbo animalis – Desejo de solidão e versão ao diálogo. Cisto sebáceo. Acne pontuda. Lóquios (líquido sanguíneo, serossanguíneo e, por fim seroso, de acordo com a data do parto e a fase do puerpério, que escorre dos órgãos genitais femininos) fétidos. Fraqueza das mulheres que amamentam.
Carbo vegetalis – Na tradição homeopática, é o principal remédio para as fases críticas ou terminais de uma doença, quando o paciente se encontra muito prostrado, com a face fria, suor copioso e frio, a energia vital muito reduzida e distante. Comumente um dado que indica este remédio é a necessidade de ser abanado em qualquer situação. Outras indicações importantes: distúrbio do estômago e dos intestinos com excesso de gases, arrotos e dor; hemorragia das mucosas; prurido vaginal com excitação sexual; úlceras varicosas; tosses espasmódicas da coqueluche; rouquidão crônica; queda de cabelos após doenças prolongadas.
Caulophyllum – Recomendado para todas as irregularidades menstruais, cólicas, vômitos da gravidez e nas últimas semanas da gestação para facilitar o parto. Também é tido como valioso recurso para o parto demorado, a ser dado em intervalos curtos, como de meia em meia hora. Também indicado para o tratamento da placenta retida e das dores pós-parto. Uso recomendado no reumatismo das pequenas articulações, em especial durante a gravidez. Manchas na pele em mulheres grávidas, com irregularidades menstruais ou portadoras de doenças uterinas.
Causticum – Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.
Chamomilla – Remédio das pessoas irrequietas e impacientes. Próprios para crianças ansiosas e impertinentes, e para mulheres exageradas, que se queixam muito, mal-humoradas e que não sabem o que querem. Combate os malefícios do café em excesso, em especial a insônia. Pessoas de gênio vingativo. Dores desesperantes, nevralgias, dores de ouvido das crianças, piorando à noite. Suores quentes na cabeça, irritabilidade das crianças em fase de dentição: melhora a dor e acalma. Crianças que só sossegam no colo. Diarreia aguda, esverdeada. Hemorragias uterinas com sangue coalhado e escuro, acompanhadas de dores fortes e espasmos. Tem indicação precisa nos casos de alternância de calafrios e calores, estados biliosos de mulheres nervosas, com grande irritabilidade.
Chelidonium majus – Doenças crônicas do fígado, como hepatite crônica evoluindo para cirrose. Lateralidade direita acentuada de qualquer doença, icterícia, inflamação dos rins, dor de estômago que é temporariamente aliviada ao comer, bílis em abundância. Todas as doenças em que existam sintomas biliosos ou hepáticos, em especial nas pneumonias e broncopneumonias.
China – Febres intermitentes cotidianas, sem nenhum fenômeno especial, moderadas, discretas, nunca à noite e sempre com ausência de sede. Olheiras escuras, face pálida e fatigada. Suores noturnos. Emagrecimento rápido. Zumbido nos ouvidos. Fraqueza, debilidade e outras afecções devido à perda de líquidos orgânicos (espermatorreia, hemorragia, lactação excessiva, diarreia prolongada, suores copiosos, supuração exagerada). Grande flatulência. Sonolência diurna e insônia após à meia-noite, com grande agitação.
Cicuta virosa – Convulsões violentas. Sintomas espasmódicas dos olhos. Espasmos nos músculos cervicais. Torcicolo. Soluço persistente. Principal remédio da meningite cérebro-espinhal. Caráter violento. Eczema da barba. Falta de orientação no tempo e no espaço.
Cina – Remédio para crianças geniosas, mal-humoradas e impertinentes que se irritam com facilidade e não toleram ser tocadas. Bastante aplicado em casos de verminoses ou doenças que apresentam sintomas parecidos, como fomes incontroláveis ou inapetência, dores abdominais erráticas, ranger dos dentes, sono agitado, palidez e tosse seca eventual. Nestes casos, tais sintomas ocorrem sem a presença de vermes comprovada laboratorialmente.
Cinnamonum – Para o tratamento das hemorragias após o parto ou de outros tipos, como hemorragia nasal ou menstrual com emissão abundante de sangue.
Cobaltum matallicum – Moléstias de medula. Dores ósseas que pioram pela manhã. Neurastenia, fadiga e constantes mudanças de humor. Dores no fígado e no baço. Dores nas costas e no sacro que pioram quando o paciente está sentado.
Cocculus indicum – É o remédio da sensação de fraqueza e debilidade geral, com o sintoma subjetivo de vazio interior. Tipologicamente é indicado para mulheres delicadas, brancas, com irregularidades menstruais. Náuseas e dores nas costas durante a gravidez. Menstruação dolorosa, escassa e irregular. Fraqueza acentuada depois da menstruação ou de uma crise de hemorroidas. Vômito e vertigens de viagem, no mar ou por qualquer outro meio. Enxaquecas e náuseas fortes. Dor de cabeça na parte ínfero-posterior, epilepsia, neurastenia. Forte repugnância aos alimentos e bebidas. Dores gástricas espasmódicas com flatulência. Debilidade causada por transtornos do sistema cérebro-espinal. Pessoas que coram facilmente e que têm extremidades frias. Sono interrompido.
Coffea cruda – Insônia por superexcitação nervosa, mente excessivamente ativa com ideias que vão e voltam com insistência. Maus efeitos de súbitas emoções ou surpresas agradáveis.
Colocynthis – Irritabilidade. Gosto amargo na boca. Um ótimo remédio para dor de barriga. Cólica e ciática são as duas esferas deste remédio.
Conium maculatum – Vertigem ao virar a cabeça para o lado ou virando-se na cama. Vertigens dos idosos. Polineurite (inflamação simultânea de vários nervos) com insônia. Peso, tremor, rigidez e perda da força das pernas. Azia em gestantes, que piora ao ir para a cama à noite. Coqueluche. Tosse noturna seca, frequente, dolorosa, com expectoração difícil, sobretudo à tarde e à noite.
Crocus sativus – Mudanças profundas de humor, passa de uma gargalhada à mais profunda tristeza, ou vice-versa. Sensação de alguma coisa viva se movendo dentro dos órgãos. Loucura, histeria. Fotofobia e visão enfraquecida, como se tivesse um véu na frente dos olhos. Contrações, espasmos, sobressaltos. Hemorragia escura e viscosa de qualquer parte do corpo. Faz estourar o sarampo retardado.
Crotalus horridus – Constituições fracas, abatidas, hemorrágicas. Prostração. Face vermelha e intumescida. Febre amarela. Moléstias malignas com grande tendência a hemorragias. Envenenamento do sangue e hemorragias intraoculares. Maus efeitos da vacinação.
Croton tiglium – Diarreia aquosa. Asma com tosse que piora ao deitar. Moléstias da pele com prurido: erisipela, urticária, eczema, herpes, brotoeja.
Cuprum aceticum – Grande remédio das erupções recolhidas, quando se apresentam os seguintes sintomas: prostração, resfriamento, vômitos espasmódicos, dispneia e convulsões. Dentição difícil das crianças causada por moléstias infecciosas.
Cuprum metallicum – É o remédio dos espasmos e das cãibras em qualquer parte do corpo. Também excelente para a epilepsia, convulsões e disritmias. Indicado para os casos de sintomas oriundos de distúrbios convulsivos, como vômitos, diarreia, cãibras. Diarreias esverdeadas das crianças com espasmos e muita prostração. Gastrenterite, arteriosclerose, angina pectoris. Um sintoma indicativo para o uso deste remédio é a existência de gosto metálica na boca. Bom para náusea, asma espasmódica e paralisias em geral.
Cyclamen europaeum – Mulheres pálidas, com menstruação irregular, vertigens e dores de cabeça. Sonolência e lassidão. Mau humor e irritabilidade, com tendência ao choro. Desejo de ficar só. Aversão ao ar livre. Acne. Cansa-se facilmente. Dor no ânus e no períneo. Repugnância aos alimentos. Gosto salgado constante na boca.
Cyneraria marítima – Remédio de uso externo empregado na cura da catarata e opacidade de córnea. É eficaz principalmente nos casos traumáticos.

Fonte: Portal Educação

Calcium arsenicosum – Coração fraco, com palpitações. Grande depressão mental. Mulheres gordas. Epilepsia. Dor de cabeça semanal que melhora se o paciente deitar sobre o lado doente. Impaludismo crônico. Gânglios inguinais inflamados. Câncer do útero. Alívio a dor do câncer no pâncreas.


Calcium carbonicum – Indicado para pessoas obesas ou com tendência a engordar, que suam profusamente e com facilidade, em especial na cabeça; apresentam o abdome inchado e as extremidade frias e suarentas; muito frequentemente emitem secreções ácidas, têm propensão ao vômito e a diarreias, com forte tendência a prisão de ventre crônica. É um remédio tipicamente feminino, próprio para as pessoas com perturbações ginecológicas, corrimentos leitosos e ácidos, tez pálida e apática, aspecto melancólico e quase sempre hipocondríacas. Tipologicamente presta-se a pessoas linfáticas, lentas e acomodadas. Pode ser útil no raquitismo e no tratamento da obesidade infantil, em especial nos casos de crianças pálidas, escrofulosas (com tendência a tuberculose, eczema, catarros respiratórios), que apresentam tosse seca noturna, com expectoração ácida, e anemia. Também se aplica aos casos de surdez por pólipos nos ouvidos e a uma série de doenças metabólicas.

Calcium fluoricum – Indicado para moléstias que atacam os ossos, os dentes e as fibras elásticas da pele, do tecido conjuntivo ou das paredes vasculares. Hematomas arteriais ou venosos, hemorroidas, varizes e veias dilatadas, glândulas endurecidas como pedra. Fístulas dentárias. Exostose (proliferação óssea na superfície de um osso) traumática. Ventre frouxo. Lumbago. Nódulos duros no seio. Propensão a luxações. Desenvolvimento raquítico do fêmur nas crianças.
Calcium phosphoricum – Indicado para as pessoas de constituição fraca, em geral magras, de cor amarelada; para os casos de crianças que apresentam dores características do crescimento, ossos fracos com tendência a fratura e com extremidades frias. Muito útil na dentição tardia e para o tratamento das fontanelas (moleiras) que demoram a fechar.
Calcium picricum – Ótimo remédio para furúnculos do ouvido externo ou em outras partes cobertas de pouco tecido muscular: canela, costelas, fronte, etc. Apresenta com sintomas fadiga e intensa prostração. Útil também no tratamento da acne.
Calcium sulphuricum – Remédio a ser usado em supurações, depois que estas descarregaram todo o pus (para esta finalidade deve-se usar a Silicea). Abscessos dolorosos. Corrimentos amarelados e espessos. Eczemas com crostas amarelas. Piora com a umidade (contrário de Hepar). Útil também no abscesso dentário.
Camphora – Indicado para perturbações nervosas, colapso e prostração profunda, com grande intolerância ao calor; não suporta estar coberto; o corpo parece gelado, com a face muito pálida e os lábios azulados, exprimindo grande ansiedade. Útil na insônia simples e no tratamento do cólera, nas moléstias infantis e geral, nas pneumonias graves, sempre que o paciente apresenta aversão ao calor.
Cannabis indica – Grande exagero: minutos parecem anos, passos parecem quilômetros, as ideias amontoam-se e se confundem no cérebro, as coisas parecem enormes. Pesadelos. Catalepsia (estado de rigidez dos músculos, em que o paciente fica imóvel, na posição em que é colocado). Risos ou gritos imoderados. Ilusões espectrais. Grande dificuldade de concentração. Ideias fixas. Medo de ficar louco. Esquecimento das próprias palavras e ideias: depois de começar a falar, esquece o que tinha a dizer. Formas obstinadas e intratáveis de insônia. Vertigem. Inteligência fraca. Sonolência invencível durante o dia e após as refeições. Sensação de água gotejando. Dores que queimam na uretra e bexiga antes ou durante o ato de urinar.
Cantharis – Dores ardentes em qualquer parte do corpo, mas em especial nas vias urinárias e sempre que há necessidade urgente de urinar. Emissão de pequenas quantidades de urina e com muita dor nos casos de cálculos renais ou areias, na nefrite aguda e nas várias afecções do aparelho urinário. Outra indicação é na exaltação sexual violenta, com priapismo ou ninfomania. Também utilizado na blenorragia e na retenção da placenta. Outras indicações ainda são os desarranjos gástricos, as síncopes, as queimaduras, o ardor nas solas dos pés e os derrames pleurais. Foi muito usado pelos antigos homeopatas; atualmente só se usa Cantharis em último caso.
Capsicum – Em termos de tipologia, é próprio para pessoas gordas, fracas, acomodadas, indolentes, avessas ao exercício físico e por vezes ao asseio corporal, pensativas, desinteressadas, deprimidas e melancólicas. Mais indicado para pessoas claras e de olhos também claros. Sensação de aperto com ardor na garganta ou em qualquer mucosa, em especial na amigdalite aguda. A sensação de ardor de Capsicum é de queimação, como a provocada por pimenta. Usado contra a dispepsia ou acidez excessivas do estômago com forte queimação. Serve também para os distúrbios digestivos provocados pelo excesso de álcool, desde que exista a queimação característica. Otite média crônica, febres intermitentes, bronquite com emissões fétidas. Um dado importante na seleção deste remédio é a dor em partes distantes ao tossir (ouvidos, pernas, bexiga, abdome, etc.).
Carbo animalis – Desejo de solidão e versão ao diálogo. Cisto sebáceo. Acne pontuda. Lóquios (líquido sanguíneo, serossanguíneo e, por fim seroso, de acordo com a data do parto e a fase do puerpério, que escorre dos órgãos genitais femininos) fétidos. Fraqueza das mulheres que amamentam.
Carbo vegetalis – Na tradição homeopática, é o principal remédio para as fases críticas ou terminais de uma doença, quando o paciente se encontra muito prostrado, com a face fria, suor copioso e frio, a energia vital muito reduzida e distante. Comumente um dado que indica este remédio é a necessidade de ser abanado em qualquer situação. Outras indicações importantes: distúrbio do estômago e dos intestinos com excesso de gases, arrotos e dor; hemorragia das mucosas; prurido vaginal com excitação sexual; úlceras varicosas; tosses espasmódicas da coqueluche; rouquidão crônica; queda de cabelos após doenças prolongadas.
Caulophyllum – Recomendado para todas as irregularidades menstruais, cólicas, vômitos da gravidez e nas últimas semanas da gestação para facilitar o parto. Também é tido como valioso recurso para o parto demorado, a ser dado em intervalos curtos, como de meia em meia hora. Também indicado para o tratamento da placenta retida e das dores pós-parto. Uso recomendado no reumatismo das pequenas articulações, em especial durante a gravidez. Manchas na pele em mulheres grávidas, com irregularidades menstruais ou portadoras de doenças uterinas.
Causticum – Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.
Chamomilla – Remédio das pessoas irrequietas e impacientes. Próprios para crianças ansiosas e impertinentes, e para mulheres exageradas, que se queixam muito, mal-humoradas e que não sabem o que querem. Combate os malefícios do café em excesso, em especial a insônia. Pessoas de gênio vingativo. Dores desesperantes, nevralgias, dores de ouvido das crianças, piorando à noite. Suores quentes na cabeça, irritabilidade das crianças em fase de dentição: melhora a dor e acalma. Crianças que só sossegam no colo. Diarreia aguda, esverdeada. Hemorragias uterinas com sangue coalhado e escuro, acompanhadas de dores fortes e espasmos. Tem indicação precisa nos casos de alternância de calafrios e calores, estados biliosos de mulheres nervosas, com grande irritabilidade.
Chelidonium majus – Doenças crônicas do fígado, como hepatite crônica evoluindo para cirrose. Lateralidade direita acentuada de qualquer doença, icterícia, inflamação dos rins, dor de estômago que é temporariamente aliviada ao comer, bílis em abundância. Todas as doenças em que existam sintomas biliosos ou hepáticos, em especial nas pneumonias e broncopneumonias.
China – Febres intermitentes cotidianas, sem nenhum fenômeno especial, moderadas, discretas, nunca à noite e sempre com ausência de sede. Olheiras escuras, face pálida e fatigada. Suores noturnos. Emagrecimento rápido. Zumbido nos ouvidos. Fraqueza, debilidade e outras afecções devido à perda de líquidos orgânicos (espermatorreia, hemorragia, lactação excessiva, diarreia prolongada, suores copiosos, supuração exagerada). Grande flatulência. Sonolência diurna e insônia após à meia-noite, com grande agitação.
Cicuta virosa – Convulsões violentas. Sintomas espasmódicas dos olhos. Espasmos nos músculos cervicais. Torcicolo. Soluço persistente. Principal remédio da meningite cérebro-espinhal. Caráter violento. Eczema da barba. Falta de orientação no tempo e no espaço.
Cina – Remédio para crianças geniosas, mal-humoradas e impertinentes que se irritam com facilidade e não toleram ser tocadas. Bastante aplicado em casos de verminoses ou doenças que apresentam sintomas parecidos, como fomes incontroláveis ou inapetência, dores abdominais erráticas, ranger dos dentes, sono agitado, palidez e tosse seca eventual. Nestes casos, tais sintomas ocorrem sem a presença de vermes comprovada laboratorialmente.
Cinnamonum – Para o tratamento das hemorragias após o parto ou de outros tipos, como hemorragia nasal ou menstrual com emissão abundante de sangue.
Cobaltum matallicum – Moléstias de medula. Dores ósseas que pioram pela manhã. Neurastenia, fadiga e constantes mudanças de humor. Dores no fígado e no baço. Dores nas costas e no sacro que pioram quando o paciente está sentado.
Cocculus indicum – É o remédio da sensação de fraqueza e debilidade geral, com o sintoma subjetivo de vazio interior. Tipologicamente é indicado para mulheres delicadas, brancas, com irregularidades menstruais. Náuseas e dores nas costas durante a gravidez. Menstruação dolorosa, escassa e irregular. Fraqueza acentuada depois da menstruação ou de uma crise de hemorroidas. Vômito e vertigens de viagem, no mar ou por qualquer outro meio. Enxaquecas e náuseas fortes. Dor de cabeça na parte ínfero-posterior, epilepsia, neurastenia. Forte repugnância aos alimentos e bebidas. Dores gástricas espasmódicas com flatulência. Debilidade causada por transtornos do sistema cérebro-espinal. Pessoas que coram facilmente e que têm extremidades frias. Sono interrompido.
Coffea cruda – Insônia por superexcitação nervosa, mente excessivamente ativa com ideias que vão e voltam com insistência. Maus efeitos de súbitas emoções ou surpresas agradáveis.
Colocynthis – Irritabilidade. Gosto amargo na boca. Um ótimo remédio para dor de barriga. Cólica e ciática são as duas esferas deste remédio.
Conium maculatum – Vertigem ao virar a cabeça para o lado ou virando-se na cama. Vertigens dos idosos. Polineurite (inflamação simultânea de vários nervos) com insônia. Peso, tremor, rigidez e perda da força das pernas. Azia em gestantes, que piora ao ir para a cama à noite. Coqueluche. Tosse noturna seca, frequente, dolorosa, com expectoração difícil, sobretudo à tarde e à noite.
Crocus sativus – Mudanças profundas de humor, passa de uma gargalhada à mais profunda tristeza, ou vice-versa. Sensação de alguma coisa viva se movendo dentro dos órgãos. Loucura, histeria. Fotofobia e visão enfraquecida, como se tivesse um véu na frente dos olhos. Contrações, espasmos, sobressaltos. Hemorragia escura e viscosa de qualquer parte do corpo. Faz estourar o sarampo retardado.
Crotalus horridus – Constituições fracas, abatidas, hemorrágicas. Prostração. Face vermelha e intumescida. Febre amarela. Moléstias malignas com grande tendência a hemorragias. Envenenamento do sangue e hemorragias intraoculares. Maus efeitos da vacinação.
Croton tiglium – Diarreia aquosa. Asma com tosse que piora ao deitar. Moléstias da pele com prurido: erisipela, urticária, eczema, herpes, brotoeja.
Cuprum aceticum – Grande remédio das erupções recolhidas, quando se apresentam os seguintes sintomas: prostração, resfriamento, vômitos espasmódicos, dispneia e convulsões. Dentição difícil das crianças causada por moléstias infecciosas.
Cuprum metallicum – É o remédio dos espasmos e das cãibras em qualquer parte do corpo. Também excelente para a epilepsia, convulsões e disritmias. Indicado para os casos de sintomas oriundos de distúrbios convulsivos, como vômitos, diarreia, cãibras. Diarreias esverdeadas das crianças com espasmos e muita prostração. Gastrenterite, arteriosclerose, angina pectoris. Um sintoma indicativo para o uso deste remédio é a existência de gosto metálica na boca. Bom para náusea, asma espasmódica e paralisias em geral.
Cyclamen europaeum – Mulheres pálidas, com menstruação irregular, vertigens e dores de cabeça. Sonolência e lassidão. Mau humor e irritabilidade, com tendência ao choro. Desejo de ficar só. Aversão ao ar livre. Acne. Cansa-se facilmente. Dor no ânus e no períneo. Repugnância aos alimentos. Gosto salgado constante na boca.
Cyneraria marítima – Remédio de uso externo empregado na cura da catarata e opacidade de córnea. É eficaz principalmente nos casos traumáticos.

Fonte: Portal Educação

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM