Vamos falar de tempestade solar.
E o que isso tem a ver com um site sobre saúde?
Calma, a gente já vai chegar lá!
Tempestade solar é um fenômeno natural comum, mas que se torna mais intenso em períodos que o sol está em alta atividade.
E é o que está acontecendo nos últimos anos.
O fenômeno ocorre quando a Coroa, o nome da camada mais externa do Sol, se expande e cria ventos solares.
Quando explosões de grandes proporções acontecem nessa área, partículas solares são liberadas.
A magnetosfera, para a felicidade do planeta Terra, impede que essas partículas solares cheguem até nós.
Mesmo assim, sofremos com os prejuízos, pois o fenômeno danifica aparelhos eletrônicos, interrompe os sinais de internet, telefone, salélite, TV e afeta até a eletricidade.
Apesar de estar ocorrendo com mais frequência, devemos levar em consideração que a tempestade solar sempre esteve presente na história.
Infelizmente, não é possível saber exatamente quando esse fenômeno acontece, mas dá para ter ideia do tempo que ele vai durar.
Para isso, os astrônomos precisam saber a magnitude, temperatura ambiente e a pressão atmosférica.
As pessoas mais sensíveis, durante a ação de uma tempestade solar, se sentem mais nervosas, ansiosas, com dores na cabeça e até desenvolvem algumas doenças.
Tudo como se fosse um efeito colateral.
Acredita-se que uma tempestade solar de grande magnitude pode ocorrer até o ano de 2020.
Talvez você nunca tenha ouvido falar neste assunto, mas saiba que tempestades solares são é a causa das auroras boreais – tão visíveis na Noruega e Finlândia -, famoso espetáculo de luz e cor que encanta a todos.

Quem já teve a oportunidade de ver de pertinho sabe como é tudo muito fantástico!
A tempestade que está para ocorrer em 2020 é de grande escala, mas a mais poderosa que aconteceu foi há mais de 150 anos, em setembro de 1859, e foi batizada de Evento Carrington, em homenagem ao astrônomo Richard Carrington.
Na época, estações telegráficas pegaram fogo e as redes sofreram grandes interrupções.
Um estudo de 2008 da Academia Nacional de Ciências dos EUA afirma que, se um evento parecido ocorrer hoje, o impacto econômico seria de dois trilhões de dólares.
Outro evento importante foi o colapso da rede elétrica da província canadense de Quebec, em março de 1989.
Consequência de uma tempestade solar, o defeito num transformador provocou um apagão que durou mais de nove horas e prejudicou mais de seis milhões de pessoas.
Em maio de 1967, período da Guerra Fria, as comunicações militares dos EUA foram interrompidas, num episódio que chegou a ser interpretado como um “ato malicioso”, que exigia resposta militar à altura.
Por sorte, a Força Aérea americana já tinha um programa que monitorava o “clima espacial” e avisou a tempo que a interrupção tinha sido causada, na verdade, por uma tempestade solar.
Que alívio, não é mesmo?