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Os 20 melhores alimentos para pessoas com problemas renais

Se você faz parte dos 10% da população mundial que sofre de alguma doença renal, é muito importante consumir estes alimentos.

doença renal crônica é caracterizada por uma lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins.

São os rins os responsáveis ​​por filtrar resíduos, liberar hormônios que regulam a pressão arterial, equilibrar fluidos no corpo, produzir urina e muitas outras funções essenciais.

Diabetes e hipertensão arterial são os fatores de risco mais comuns para a doença renal.

Mas obesidade, tabagismo, genética, gênero e idade também podem aumentar o risco.

Se você faz parte dos 10% da população mundial que sofre de algum  problema renal, então você deve seguir uma dieta especial.

É que, quando os rins não estão funcionando adequadamente, as toxinas se acumulam no sangue, incluindo resíduos de alimentos.

Por isso, a alimentação adequada é muito importante.

Apesar de as restrições dietéticas variarem de acordo com o dano renal, é recomendado que todas as pessoas com doença renal diminuam a ingestão de  sódio, potássio e fósforo.

Aqui estão 20 dos melhores alimentos para pessoas com problemas renais.

1. Couve-flor

Vegetal nutritivo, rico em vitamina C, vitamina K e vitamina B folato.

A couve-flor também é cheia de compostos anti-inflamatórios como indóis e uma excelente fonte de fibras.

2. Mirtilos

Mirtilos contêm antioxidantes chamados antocianinas, que protegem contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer, declínio cognitivo e diabetes.

3. Melancia

A melancia é composta em sua grande maioria de água (90%) e possui apenas 31 calorias.

Devido à alta quantidade de água, a melancia ajuda a desintoxicar os rins e a bexiga.

4. Uvas Vermelhas

As uvas vermelhas são ricas em vitamina C e contêm antioxidantes chamados flavonoides, que demonstraram reduzir a inflamação.

Além disso, são ricas em resveratrol, um tipo de flavonóide que beneficia a saúde do coração e protege contra o diabetes e o declínio cognitivo.

5. Clara de ovo

Embora as gemas de ovos sejam muito nutritivas, elas contêm grandes quantidades de fósforo, tornando as claras uma escolha melhor para pessoas que seguem uma dieta renal.

6. Alho

O alho é uma boa fonte de manganês, vitamina C e vitamina B6 e contém compostos de enxofre que possuem propriedades anti-inflamatórias.

7. Trigo mourisco

O trigo mourisco é altamente nutritivo, fornecendo uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e fibras.

8. Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem é uma fonte saudável de gordura e livre de fósforo.

A maior parte da gordura do azeite é uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico, que possui propriedades anti-inflamatórias.

9. Quinoa

A quinoa é um grão antigo rico em vitaminas B, magnésio, ferro e manganês.

É também uma excelente fonte de proteína vegetal e rica em fibras alimentares, o que é importante para a saúde digestiva.

10. Repolho

Repolho é carregado de vitaminas, minerais e compostos de plantas poderosas.

É uma ótima fonte de vitamina K, vitamina C e muitas vitaminas do complexo B.

11. Frango sem pele

Fornecer ao corpo uma quantidade adequada de proteína de alta qualidade é vital para a saúde.

Ao comprar frango, escolha frango fresco e evite frango assado industrializado, pois ele contém grandes quantidades de sódio e conservantes.

12. Pimentão

Pimentões contêm uma quantidade impressionante de nutrientes e da vitamina antioxidante C.

Na verdade, um pequeno pimentão vermelho (74 gramas) contém 158% da ingestão recomendada de vitamina C.

Eles também são ricos em vitamina A, um importante nutriente para a função imunológica, que muitas vezes é comprometida em pessoas com doença renal.

13. Cebola

A cebola é ricas em vitamina C, manganês e vitaminas do complexo B e contém fibras prebióticas que ajudam a manter o sistema digestivo saudável, alimentando bactérias benéficas do intestino

14. Rúcula

A rúcula é uma boa fonte de vitamina K e os minerais manganês e cálcio, todos importantes para a saúde dos ossos.

Contém nitratos, que reduzem a pressão arterial, um benefício importante para aqueles com doença renal.

15. Macadâmia

Nozes de macadâmia são uma opção deliciosa para pessoas com problemas renais.

Ricas em gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, ferro e manganês.

16. Rabanete

Os rabanetes são uma grande fonte de vitamina C, um antioxidante que demonstrou diminuir o risco de doenças cardíacas e cataratas.

17. Nabo

Os nabos são amigos ​​dos rins, carregados com fibras e nutrientes como vitamina C, vitamina B6, manganês e cálcio.

18. Abacaxi

O abacaxi é rico em fibras, vitaminas do complexo B, manganês e bromelaína, uma enzima que ajuda a reduzir a inflamação.

19. Cranberry

Esses minúsculos frutos contêm fitonutrientes chamados proantocianidinas do tipo A, que impedem que as bactérias se colem ao revestimento do trato urinário e da bexiga, prevenindo assim a infecção.

20. Cogumelo shitake

Eles são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, cobre, manganês e selênio.

Além disso, eles fornecem uma boa quantidade de proteína e fibra dietética à base de plantas.

Lembre-se de sempre discutir suas escolhas alimentares com seu médico para garantir que você está seguindo a melhor dieta para suas necessidades individuais.

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