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Óleo de canola é ou não saudável? A verdade comprovada pela ciência

Tudo o que você precisa saber sobre o óleo de canola, para decidir se vale a pena ou não cozinhar com ele.

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que o óleo de canola faz parte da lista dos óleos de cozinha mais saudáveis para o consumo, certo?

Então, pode ter certeza que quem diz isso não pesquisou o assunto profundamente.

O óleo de canola é altamente refinado e transgênico e pode provocar inflamação (por causa do excesso de ômega 6), obesidade e doenças cardíacas.

Veja ainda: qual a verdade sobre o óleo de canola.

O nome “canola” vem de “Canadá” e “oil”, ou seja, significa “óleo do Canadá”.

A canola (Brassica napus L.) foi criada pelo cruzamento de plantas.

Cientistas do Canadá desenvolveram uma versão comestível desse cruzamento que possui compostos tóxicos chamados ácido erúcico e glucosinolatos. 

Acontece que desde que a canola foi criada, os criadores de plantas desenvolveram muitas variedades que melhoraram a qualidade das sementes e provocaram um boom na fabricação de óleo de canola.

Mas veja que curioso: para a produção do óleo de canola, de acordo com o Conselho Canola do Canadá, são necessárias as seguintes etapas:

  1. Limpeza: Nesse processo, as impurezas, como caules de plantas e sujeira, são removidas das sementes de canola.
  2. Condicionamento e descamação: As sementes são preaquecidas a cerca de 95 ℉ (35 ℃) e depois “descamadas” por moinhos de rolos para romper a parede celular da semente.
  3. Cozimento: Os flocos de sementes são cozidos por uma série de fogões aquecidos a vapor. Normalmente, esse processo de aquecimento dura 15 a 20 minutos a 176–221 ℉ (80 ° -105 ° C).
  4. Prensa: Em seguida, os flocos de sementes de canola cozidos são prensados ​​em uma série de prensas ou expulsores. Essa ação remove 50 a 60% do óleo dos flocos, deixando o restante para ser extraído por outros meios.
  5. Extração de solvente: Os flocos de sementes restantes, contendo 18 a 20% de óleo, são decompostos usando um produto químico chamado hexano para obter o restante do óleo.
  6. Dessolventizante: O hexano é então retirado da farinha de canola, aquecendo-a uma terceira vez a 203–239 ℉ (95–115 ° C) através da exposição ao vapor.
  7. Processamento: O óleo extraído é então refinado por métodos variados, como destilação a vapor, exposição ao ácido fosfórico e filtração através de argilas ativadas por ácido.

Todo esse processo torna o óleo sólido à temperatura ambiente e prolonga sua vida útil.

Mas para isso, são criadas gorduras trans artificiais, muito prejudiciais à saúde.

Tanto, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a exigir a eliminação global de gorduras trans artificiais em alimentos até 2023.

Veja os principais problemas que o óleo de canola pode gerar à saúde

Aumenta a Inflamação

Vários estudos em animais ligam o óleo de canola ao aumento da inflamação e do estresse oxidativo (desequilíbrio entre os radicais livres nocivos – que podem causar inflamação – e os antioxidantes, que impedem ou retardam os danos dos radicais livres).

Além disso, a dieta com óleo de canola diminuiu significativamente a vida útil e levou a aumentos consideráveis ​​na pressão arterial.

Prejudica a memória

Durante um estudo, 180 idosos foram designados para uma dieta controle rica em óleos refinados – incluindo canola – ou uma dieta que substituiu todos os óleos refinados por 20 a 30 ml de azeite extravirgem de oliva por dia.

As pessoas do grupo do azeite de oliva tiveram a função cerebral melhorada. 

Afeta o coração

Durante um estudo realizado com 2.071 adultos que consomem com frequência tipos específicos de gordura para cozinhar, aqueles que usavam óleo de canola eram mais propensos a ter síndrome metabólica do que aqueles que raramente ou nunca o usavam.

A síndrome metabólica caracteriza-se pelo alto nível de açúcar no sangue, excesso de gordura na barriga, pressão alta e altos níveis de colesterol ou triglicerídeos.

Agora que você já sabe o que o óleo de canola pode fazer com a sua saúde, experimente outras alternativas mais saudáveis de óleo para cozinhar, como o azeite extravirgem de oliva, o óleo de coco extravirgem e o óleo de girassol prensado a frio.

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