Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

O sol faz bem ao coração

O físico americano Roberth Ehrlich recomenda a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol como prevenção às doenças coronárias.




No caso dos raios solares como prevenção aos ataques cardíacos e problemas coronários, a explicação é simples: os raios ultravioletas emitidos pelo sol agem no corpo humano produzindo vitamina D, a partir de reações químicas com a substância conhecida como esqualene.


A esqualene contida no corpo humano é a mesma que serve para produção do colesterol; quem se expõe ao sol usa a substância para outra finalidade – produção de vitamina D – e, com isso, dá-se o equilíbrio que leva à predominância do HDL, ou seja, do “bom colesterol”.


É por isso que o sangue das vítimas de infarto apresenta níveis baixíssimos de vitamina D e de HDJ; e níveis altos do “mau colesterol”.


Em tempo: Não podemos esquecer que a exposição direta e prolongada ao sol pode causar danos à pele, como câncer. Portanto, é fundamental observar os melhores horários para tomar sol – até as 10h da manhã e à tardinha – e usar filtro solar.


Texto adaptado de:
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Artigos&vCod=6364
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO