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O que você deve saber para escolher a melhor atividade física para seu corpo

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Quer começar o ano praticando atividade física? Isso é ótimo. Porém, em meio a inúmeras opções, é preciso saber escolher a melhor atividade física.

Começar a praticar atividade física é uma das decisões mais inteligentes que podemos tomar.

A atividade física traz benefícios diversos.

Por exemplo: faz bem para a saúde, melhora a qualidade de vida e nos dá mais saúde e bem-estar emocional.

Mas não faltam opções e, assim, muita gente fica confusa em relação a que tipo de atividade escolher.

A seguir, você conhece algumas dessas opções e poderá saber qual é mais indicada.

Atividade física: escolha a mais adequada

Ioga

A ioga é uma atividade física milenar e democrática, pois pode ser praticada por quase todo mundo.

Não há contraindicações e faz muito bem para o sistema cardiorrespiratório e para a saúde emocional.

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Além disso, a ioga proporciona disciplina, melhora a postura e relaxamento.

Dança

Uma atividade indicada para pessoas descontraídas e também para as mais tímidas, que desejam deixar de ser!

A dança traz benefícios físicos e emocionais.

É divertida, fortalece os músculos e a saúde em geral, além de proporcionar muita alegria!

A dança também é ótima para exercitar a coordenação motora e consciência corporal.  

São diversos ritmos e um sempre combinará com você!

Dança do ventre, dança de salão, balé e outras!

Escolha a sua preferida!

Pilates

Super em alta já faz alguns anos, essa atividade física também indicada para praticamente todo mundo.

Por exemplo, há programas de pilates até para mulheres grávidas, crianças e idosos.

O pilates oferece a vantagem de fortalecer os músculos, sem o trabalho “pesado” da musculação tradicional.

Além disso, corrige a postura, estimula o sistema cardiorrespiratório e trabalha a resistência física e o alongamento do corpo.

Alongamento

Uma atividade física, muitas vezes, “desconsiderada”.

No entanto, é uma excelente opção para todos, em especial, para idosos ou pessoas que possuem contraindicações para exercícios mais exigentes.

O alongamento visa estimular a flexibilidade do corpo.

Mas também oferece consciência corporal, boa postura e relaxamento emocional e físico.

Pode ser praticado por mulheres gestantes ou em pós-parto.

Apenas não é indicada para crianças, pois elas estão em fase de desenvolvimento.

Neste caso, outras práticas são melhores, como a dança e a natação.

Hidroginástica

É uma atividade física muito indicada para pessoas de 25 a mais de 90 anos!

Trata-se de uma prática em grupo – o que proporciona mais relacionamentos pessoais.

Mas o maior destaque desta atividade é que ela é feita na água.

Assim, ela reduz impactos e a pessoa se exercita bastante, mas sem se cansar tanto.

Fortalece os músculos e os ossos. Trabalha o sistema cardiovascular e respiratório.

Além disso, o contato com a água proporciona relaxamento, bem-estar emocional, alonga e aumenta a flexibilidade corporal.  

Natação

Uma das atividades físicas mais completas que existem.

O destaque é o trabalho do sistema cardiovascular e respiratório – bastante exigido na natação.

Também é indicado para todas as idades.

No entanto, é preciso procurar aulas adequadas para púbicos diferentes, por exemplo:

  • Iniciantes
  • Crianças
  • Idosos
  • Gestantes
  • Pessoas com necessidades especiais

Também ajuda a emagrecer e fortalecer toda a musculatura.

De acordo com especialistas, a natação é muita indicada para pessoas com problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Corrida

Esta atividade física também está em alta e atrai cada vez mais adeptos.

No entanto, deve ser praticada com aval médico.

Isso porque correr exige muito do sistema cardiovascular e respiratório.

Também, é um exercício de alto impacto, por isso é fundamental contar com acessórios e orientações, a fim de não prejudicar a ossatura.

Existe um grande gasto calórico nesta atividade física.

Assim, é indicada para quem deseja perder peso, por exemplo.

Ciclismo

Mais uma atividade física que agrega cada vez mais pessoas.

O ciclismo é extremamente prazeroso e atende pessoas desde os 10 anos de idade – desde que saiba manejar a bicicleta.

A vantagem é que, atualmente, o ciclismo pode ser praticado até nas grandes cidades, devido às ciclovias.

Porém, é preciso alguns requisitos para começar a praticar esta atividade física, por exemplo:

  • Uma bicicleta adequada e com a manutenção em dia
  • Equipamentos de proteção, como capacete, luvas, calçados adequados

Os benefícios do ciclismo, se praticado corretamente e com frequência, são inúmeros: gasto calórico, melhora da postura, condicionamento físico, senso de equilíbrio, entre outros.

Lutas  

Uma atividade física com muitos benefícios e que também é democrática: pode ser praticada por quase todas as pessoas.

São diversas modalidades de luta, cada uma com vantagens específicas.

No entanto, alguns benefícios das lutas são comuns, por exemplo:

  • Fortalece o sistema muscular e o sistema cardiovascular
  • Alivia o estresse
  • Traz senso de disciplina e respeito ao próximo
  • Desenvolve a coordenação motora
  • Proporciona alongamento do corpo e aumenta a flexibilidade
  • Estimula a atenção e a concentração

Musculação

Por fim, eis uma atividade física das mais “antigas”.

Trata-se de um exercício que traz diversos benefícios, como fortalecimento muscular e condicionamento físico.

Não há restrições para a prática, desde que seja orientada.

Por exemplo, a musculação é diferenciada para pessoas que pretendem ficar realmente musculosas (hipertrofia) e para aquelas que precisam apenas fortalecer os músculos ou melhorar a boa forma física.

É preciso também levar em conta que podem ocorrer problemas musculares, caso esta atividade não seja supervisionada por um profissional da área, ou mesmo feita de forma exagerada.

O que fazer antes de começar a praticar uma atividade física

Algumas coisas são muito importantes antes de escolher a prática que você mais se identificou, a fim de evitar problemas futuros.

Veja:

  • Passar por uma consulta médica e pedir autorização para iniciar a atividade física.
  • Optar por estabelecimentos de confiança e que contem com boa estrutura, além de profissionais especializados para acompanhar a prática das atividades.
  • Alimentar-se adequadamente, pois exercícios físicos demandam energia.
  • Atenção à hidratação! Beba no mínimo 2 litros de água, em especial, nos dias em que for praticar a atividade
  • Providencie roupas e equipamentos necessários.
  • Não tenha pressa. Muitas vezes, os benefícios não aparecem logo no começo.

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