O nível natural de MSM no sistema circulatório de um homem adulto é de aproximadamente 0,2 mg/kg. Adultos normais excretam 4 mg a 11 mg de MSM por dia pela urina. A concentração mínima de MSM deve ser mantida no corpo para preservar a estrutura e função normais. Baixas concentrações de MSM podem causar fadiga, depressão, estresse físico e mental, bem como uma série de doenças degenerativas.
Além do cálcio e do fósforo, o enxofre é o terceiro mais importante mineral no corpo humano. Uma pessoa em crescimento contém aproximadamente 140 gramas de enxofre. Aproximadamente metade dessa quantidade é encontrada no tecido muscular, pele e ossos.
A deficiência de enxofre biológico pode resultar num menor funcionamento das células, tecidos e órgãos no corpo. O enxofre inorgânico é pobremente assimilado, ao contrário do enxofre orgânico, que é extremamente importante para a saúde de todos os organismos vivos.
BENEFÍCIOS DO MSM
EFEITO SINERGÉTICO
Uma das mais surpreendentes descobertas sobre o MSM mostra sua ação antiparasitária contra giárdia, trichomonas, nematodes, enterobius e outros distúrbios intestinais.
A maior propriedade antiparasitária do MSM é provavelmente devida à habilidade de bloquear a ligação do hospedeiro e parasita.
O enxofre contido na vitamina B (biotina) é a parte crítica da glucoquinase, a enzima envolvida na utilização do açúcar glucose. O enxofre é também componente da insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, que é essencial ao metabolismo dos carboidratos. A falta de enxofre na dieta pode causar uma diminuição da insulina biologicamente ativa.
Especialmente combinado com a vitamina C, MSM tem demonstrado habilidade para reduzir ou eliminar a incidência de músculos doloridos e câimbras nas pernas e costas. MSM apresenta sucesso no tratamento de pacientes geriátricos que têm câimbras durante a noite ou após longos períodos de inatividade. Muitas pessoas com músculos e juntas doloridos têm obtido melhora após o uso de MSM por algum tempo. Muitos casos têm sido relatados de pessoas que sofrem da síndrome do túnel carpal e que foram curadas usando MSM.
Muitos estudos revelam que MSM tem mostrado uma maior eficácia que codeína/aspirina. Pode também levar alívio às pessoas que sofrem de enxaqueca.
Um estudo revela que pelo menos 75% dos indivíduos que tomam um ou mais antiácidos ou receptores antagonistas da histamina (H2) tornaram-se capazes de reduzir ou eliminar essas medicações após uma semana de administração de MSM. Em outro estudo, vinte e uma pessoas com histórico de constipação tomaram 500 mg de MSM juntamente com 1 g de ácido ascórbico. Todas as pessoas que apresentavam função anormal do cólon voltaram ao normal enquanto MSM fazia parte de suas dietas.
Em primeiro lugar, MSM aumenta a elasticidade das células do pulmão e a permeabilidade das membranas, permitindo mais ar para ser respirado e mais oxigênio para passar através das membranas para o fluxo sanguíneo. Em segundo lugar, MSM previne e corrige a coagulação das células vermelhas do sangue, permitindo uma maior absorção de oxigênio pelo sangue.
Muitas pessoas usando MSM têm relatado se sentir melhor e mais fortes.
O enxofre é chamado de “mineral da beleza”, pois mantém a pele macia e jovem e os cabelos brilhantes. O enxofre é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos. Várias experiências mostram que todos os tipos de desordens dermatológicas, das quais geralmente alergias são relatadas, podem ser tratadas com MSM. Dosagens orais de MSM tem mostrado eficácia no tratamento de acne, rosácea e pele seca, escamosa e coçando. Quando usado topicamente na forma de loção, MSM pode ser utilizado no tratamento de acne, psoríase, eczema, dermatite, caspa, sarna, erupção cutânea de fralda e certos tipos de infecções por fungos. Escaras resultantes de cirurgias ou queimaduras também respondem bem à aplicação tópica. Escaras novas podem melhorar quase 100%, ficando quase invisíveis. Já as velhas podem melhorar notoriamente.
A dosagem ideal depende da natureza e da intensidade das complicações. Na maioria dos casos, é suficiente tomar uma dose inicial de 3 g duas vezes ao dia. Após vários meses essa dose pode ser diminuída para 2 g duas vezes ao dia. É recomendável tomar o MSM com água meia hora antes das refeições.