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O lado em que você dorme pode estar piorando o seu problema de saúde – como escolher a melhor posição!

Muita gente ignora isso, mas  a posição em que dormimos tem impacto sobre alguns aspectos da saúde, como pressão arterial, sinusite e dor nas costas.

Dormir bem é muito importante.

É durante o sono que o corpo pode renovar as células e se recuperar do desgaste.

Os médicos recomendam de sete a nove horas de sono, dependendo do gênero e da idade.

Mas é muito importante também  que cada um durma numa posição adequada.

Neste post, compartilharemos algumas dicas muito relevantes sobre a melhor posição de dormir, para você ter mais saúde e qualidade de vida.

Veja:

1. Dor lombar

Se você sofre com esse tipo de dor, deite-se de barriga para cima, coloque um travesseiro abaixo dos joelhos e uma toalha enrolada na base da coluna.

Não deixe, é claro, de usar o travesseiro na cabeça também.

Isso vai aliviar a pressão sobre a parte inferior das costas, dando o apoio necessário.

2. Dormir de barriga para baixo

Segundo a Universidade de Rochester Medical Center, dormir assim pode criar incômodo nas costas.

O que deve ser feito é colocar um travesseiro debaixo da barriga e da região pélvica, para deixar a coluna mais alinhada e deitar num travesseiro plano ou até mesmo sem travesseiro algum.

3. Dormir de lado

Muita gente dorme assim, então, para evitar problemas na coluna, coloque uma almofada entre os joelhos.

O quadril deve estar alinhado a parte inferior das costas.

E a cabeça, apoiada no travesseiro, deve estar em linha reta com a coluna.

4. Dor nos ombros

Deite-se de lado, deixando o ombro dolorido em cima.

Flexione os braços e os joelhos, colocando um travesseiro entre os joelhos e outro entre os cotovelos.

5. Sinusite

Se você tá com o nariz congestionado pode piorar, dependendo da forma que dorme.

Procure deixar de barriga para cima, apoiando a cabeça e os ombros com almofadas – uma sobre a outra.

Isso fará com o que o muco passe facilmente para o fundo da garganta.

6. Dores na cabeça

A má postura com certeza causa dores na cabeça, pois ela permite que os músculos e os nervos seja pressionados ou torcidos durante o sono.

Para que tudo fique bem alinhado, numa posição neutra, coloque um travesseiro abaixo da cabeça e uma toalha enrolada em cada lado da cabeça.

7. Cólica menstrual

Esse período deixa qualquer sono bastante perturbado.

Deite-se de barriga para cima e coloque um travesseiro abaixo dos joelhos para tirar a pressão do abdome e da coluna.

Se desejar, coloque um pano com água morna em cima da barriga na hora de dormir, isso vai aliviar a cólica.

8. Pressão arterial elevada

Existe uma correlação entre o sono e a hipertensão.

Noites maldormidas pioram o problema.

A melhor posição para dormir, se você tem pressão arterial elevada, é de barriga para baixo.

Isso porque a pressão sanguínea é reduzida significativamente quando pressionamos a barriga para baixo.

Um estudo japonês sobre o efeito da posição de dormir comprovou que a pressão sanguínea é reduzida significativamente deitando-se com o estômago voltado para baixo, em comparação com a barriga virada para cima.

No entanto, deitar-se com o estômago virado para baixo pode levar a dores no pescoço e nas costas.

Nossa sugestão é que você alterne as posições.

Dormir no lado direito também pode ajudar a baixar a pressão arterial, pois ele alivia a pressão no coração.

9. Acidez no estômago

Se você tem refluxo gastroesofágico, indigestão ou azia, dormir sobre o lado esquerdo pode ajudar.

10. Problemas digestivos

Deite-se no seu lado esquerdo e coloque um travesseiro entre as pernas.

Isso vai tirar a pressão sobre o sistema digestivo.

Também recomendamos que você espere pelo menos duas horas após a refeição para dormir – isso evita indigestão.

11. Dor de pescoço

Qualquer que seja a posição de dormir, o apoio do pescoço é fundamental.

Coloque uma pequena toalha enrolada em cima do travesseiro e apoie seu pescoço sobre ela.

A toalha deve ficar exatamente na curva do pescoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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