Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Nozes fazem bem ao coração

Um estudo realizado pelo Hospital Clínico da Universidade de Barcelona e publicado na revista da Universidade Americana de Cardiologia revela que uma dose diária de 28 gramas de nozes protege as artérias.

A pesquisa foi feita com 24 adultos, metade com níveis normais de colesterol e a outra metade com níveis moderadamente altos. Cada paciente recebeu duas refeições contendo salame gorduroso e queijo, com uma semana de intervalo entre elas. Em uma das refeições, os pesquisadores adicionaram cinco colheres de chá de azeite de oliva. Na outra, foram adicionadas oito nozes. Os testes mostraram que tanto o azeite quando as nozes ajudam a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, que ocorre após uma refeição rica em gorduras saturadas. Mas as nozes ajudam ainda a preservar a elasticidade e a flexibilidade das artérias, independentemente dos níveis de colesterol.

Segundo os pesquisadores, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento das artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas e derrames.

A noz é benéfica porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir o óxido nítrico, além de conter antioxidantes e ácido alfa-linolênico, uma substância à base de plantas com propriedades benéficas à saúde.

O coordenador da pesquisa, Emilio Ros, está começando um novo estudo para saber se as nozes podem ajudar também quem sofre de arritmia cardíaca. O pesquisador, porém, faz um alerta: as pessoas não devem pensar que podem comer o que quiserem caso consumam nozes. Em vez disso, elas devem incluir as nozes como parte de uma dieta saudável que limita as gorduras saturadas.

Fonte de pesquisa: BBC Brasil

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM