quinta-feira, 20 janeiro 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Neurocientistas dizem que pessoas esquecidas são mais inteligentes

Você conhece aquelas pessoas que se orgulham de ter uma memória perfeita?

Pois, pasme!, esse não é bem um motivo para comemoração.

É, que segundo um novo artigo publicado na revista Neuron, esquecer as coisas não é apenas normal, mas realmente nos torna mais inteligentes.

No relatório, os pesquisadores Paul Frankland e Blake Richards, da Universidade de Toronto, propõem que o objetivo da memória não é reter e transmitir a informação mais precisa ao longo do tempo.

Em vez disso, eles dizem que a a função da memória é otimizar a tomada de decisão inteligente, mantendo o que é importante e deixando de lado o que não é.

A notícia é muito boa!

Principalmente para aqueles que se queixam de esquecimento e reclamam de sua péssima memória.

“É importante que o cérebro esqueça detalhes irrelevantes e se concentre nas coisas que ajudarão a tomar decisões no mundo real”, diz Richards, um associado do programa Aprendizagem em Máquinas e Cérebros.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores passaram anos investigando dados sobre memória, perda de memória e atividade cerebral em humanos e animais.

E as descobertas foram incríveis.

Eles perceberam que à medida que novas células cerebrais são formadas no hipocampo – uma região do cérebro associada à aprendizagem de coisas novas – essas novas conexões substituem memórias antigas e dificultam seu acesso.

E mais: essa troca constante de memórias antigas por novas pode ter benefícios reais, dizem eles.

Por exemplo, pode nos permitir adaptar a novas situações, deixando de lado informações desatualizadas e potencialmente enganosas.

Nosso cérebro também nos ajuda a esquecer detalhes sobre eventos passados, enquanto ainda lembramos do quadro geral, que os pesquisadores acham que nos dá a capacidade de generalizar experiências anteriores e aplicá-las melhor a situações atuais.

“Quando você olha para o que é necessário para tomar decisões inteligentes, nós argumentamos que é saudável esquecer algumas coisas.”

Mas cuidado!

Não podemos generalizar.

Se você está esquecendo muito mais do que o normal, isso pode ser motivo de preocupação.

“Mas se você é alguém que esquece os detalhes ocasionais, isso é provavelmente um sinal de que seu sistema de memória está perfeitamente saudável e fazendo exatamente o que deveria estar fazendo”, garante Richards.
 
Richards também recomenda “limpar” seu sistema de memória regularmente, fazendo exercícios na academia.

“Sabemos que o exercício aumenta o número de neurônios no hipocampo”, diz ele.

Sim, exercitar-se na academia pode fazer com que algumas lembranças se percam.

Mas são exatamente aqueles detalhes da sua vida que realmente não importam, e isso pode estar impedindo você de tomar boas decisões.

- PUBLICIDADE -

Veja Também

Redes Sociais

3,436,539FãsCurtir
159,642SeguidoresSeguir
574,743SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir
3,880SeguidoresSeguir
564,000InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -