Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Na casca, pode estar o melhor do alimento

As polpas e as cascas das frutas apresentam nutrientes diversos, como vitaminas, fibras, gorduras benéficas e substâncias antioxidantes. O detalhe é que, muitas vezes, as cascas fornecem uma composição maior de alguns elementos essenciais, como é o caso da banana, cuja casca tem até três vezes mais vitamina C que a polpa.

Conheça detalhes sobre outras frutas.

  • Mamão: O fruto contém carboidrato complexo, de absorção lenta e nutritivo, e também betacaroteno – característico de frutas de tons alaranjados e formador da vitamina A. Já a casca tem muito cálcio e pode ser usada para fazer doces.
  • Laranja: Como a casca é rica em fibras, pode-se aproveitá-la para fazer doce com a polpa, rica em vitamina C.
  • Tangerina: A casca é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e fibras. Já a polpa é uma boa fonte de vitamina C, betacaroteno (antioxidante) e potássio.
  • Abacate: Embora rico em calorias, o fruto é rico em vitaminas e em sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Assim como a polpa, a casca tem alto teor de gorduras monoinsaturadas – que ajudam a controlar a taxa do mau colesterol no sangue.
  • Banana: Quando comparado com a casca, o fruto tem o dobro de fósforo. Mas é na casca (que contém cálcio, sódio e potássio), usada para fazer doces, que está um percentual maior do antioxidante carotenóide.
  • Maçã: A polpa é rica em pectina, um tipo de fibra que retarda a absorção de carboidrato, um dos vilões das altas taxas de glicose no sangue. E a casca apresenta alto teor de vitamina C.
  • Abacaxi: Enquanto a casca, que pode ser levada ao fogo para fazer suco, tem muita vitamina C e cálcio, o fruto é rico no antioxidante carotenóide.
  • Maracujá: A casca, usada para fabricar farinha, possui muito mais a fibra pectina que a polpa, rica em vitaminas, cálcio, fósforo e ferro. A pectina faz volume dentro do estômago e dá saciedade.

*Fonte: Jornal do Commercio, Recife, 26/8/2007.

Observação: Lembro que o melhor é consumir a casca de vegetais cultivados sem agrotóxico, uma vez que o veneno se concentra sobretudo na casca.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICIDADE