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Linhaça: previne câncer e outras doenças

Vitamina com linhaça

Deixe de molho, à noite, duas colheres de sopa de linhaça em um copo d’água. Pela manhã, acrescente um pouco mais de água e liquidifique com frutas.

Sugestões de frutas
  • Banana com canela.
  • Ameixa.
  • Mamão com laranja.
  • Abacate.
  • Mamão com figo.

Há séculos a linhaça é tida como uma importante fonte de alimento.



Rica em óleos insaturados e fibras, a linhaça é usada pela medicina ayurvédica no combate a doenças reumáticas, irritação do trato urinário e distúrbios digestivos e respiratórios.


A linhaça contém diversos componentes anticancerígenos, como a lignina, razão pela qual previne e combate a formação de tumores.


As sementes marrom-escura são mais usadas para extração do óleo de linhaça, de uso industrial e medicinal, enquanto as sementes amarelo-dourado são mais ricas e adequadas ao uso alimentar e medicinal.


O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e apresenta ácido linoléico (ômega-6) e ácido oléico (ômega-9).



A deficiência nutricional dos ácidos graxos essenciais pode ocasionar disfunção das glândulas tireoidianas e adrenais, deficiência no crescimento, aumento do colesterol sangüíneo, pele seca, doenças de pele, psoríase, acne, dificuldade de cicatrização, alopecia, enfraquecimento do tecido conjuntivo e das articulações, esclerose múltipla, hipertrofia da próstata, diarréia e cálculos biliares.


A linhaça contém oligoelementos, aminoácidos, minerais, monossacarídeos, ácido alfalinolênico, fibras, lignina, óleos insaturados, proteínas, entre outros elementos.

BENEFÍCIOS
  • Reduz a taxa de açúcar no sangue.
  • Ajuda a emagrecer, pois promove a saciedade.
  • Combate a prisão de ventre.
  • Reduz o mau colesterol.
  • Previne doenças degenerativas e cardiovasculares (aterosclerose).
  • Previne anemia e desnutrição.
  • Previne diversos tipos de câncer (mama, próstata, cólon, pulmão).
  • Ajuda a eliminar o desequilíbrio hormonal, sendo indicada no combate à tensão pré-menstrual e aos sintomas da menopausa.
  • Aumenta a imunidade.
  • Previne e auxilia no tratamento de asma, afecções dermatológicas (como lúpus eritematoso) e nefrite.
  • Ajuda no combate à artrite reumatóide e à esclerose múltipla.
SUGESTÕES DE USO

Para prevenção do câncer

Meia xícara diária de farelo fresco de linhaça.

Para o bom funcionamento do intestino

Duas colheres de sopa de linhaça ao dia.

COMO UTILIZAR

Para preservar as propriedades nutricionais e terapêuticas da linhaça, triture-a no liquidificador e consuma o farelo imediatamente.

Adicione o farelo fresco ao arroz integral antes de servir, iogurte, salada, sopa, vitamina, suco. Use-o também no preparo de bolos e pães.

Torre a linhaça com gergelim em partes iguais, com cuidado para não queimar. Espere esfriar e liquidifique com um pouco de sal. Sirva por cima do arroz integral.

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça pode ser usado em receitas culinárias, salada ou tomado diariamente.

Vitamina com linhaça

Deixe de molho, à noite, duas colheres de sopa de linhaça em um copo d’água. Pela manhã, acrescente um pouco mais de água e liquidifique com frutas.

Sugestões de frutas
  • Banana com canela.
  • Ameixa.
  • Mamão com laranja.
  • Abacate.
  • Mamão com figo.

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