Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram

Limpar sua casa pode ser tão ruim quanto fumar 20 cigarros por dia

Todos nós sabemos o quanto o cigarro prejudica a saúde, não é?

Mas o que pouca gente conhece são os malefícios provocados ao organismo quando limpamos a casa.

Isso é mesmo surpreendente.

Mas, acredite, um estudo publicado recentemente no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine afirma que o uso regular de produtos de limpeza doméstica pode ser tão ruim quanto fumar um maço de cigarros por dia.

O que o estudo sugere é que a limpeza pode intoxicar o seu organismo.

Mas os culpados não são os esforços físicos que você precisa fazer, e sim os produtos de limpeza que você usa.
 
Pesquisadores da Universidade de Bergen e do Hospital Universitário Haukeland, na Noruega, acompanharam o que aconteceu em relação à saúde pulmonar de 6.235 pessoas que faziam parte da Pesquisa de Saúde Respiratória da Comunidade Europeia.

O controle foi feito baseado em duas medidas comuns de função pulmonar.

A primeira medida é o volume expiratório forçado no primeiro segundo (FEV1).

Imagine-se tentando apagar um bolo de aniversário com mil velas e depois medir a quantidade de ar que você pode soprar dos pulmões em um segundo.

A segunda medida é a capacidade vital forçada (FVC), que é a quantidade total de ar que você pode soprar para fora de seus pulmões depois de ter respirado o mais profundo possível.

Apesar de as duas medidas atingirem o pico entre 20 a 25 anos de idade e depois diminuir gradualmente com a idade, o estudo constatou que o FEV1 e a FVC diminuíram mais rapidamente (3,6 e 4,3 ml por ano mais rápido) para mulheres que limpavam regularmente a própria casa em comparação àquelas que não o fizeram.

Os declínios foram ainda mais rápidos (3,9 e 7,1 ml/ ano mais rápido) entre as mulheres que trabalhavam como faxineiras em comparação com aquelas que não trabalhavam como faxineiras e não limpavam regularmente a própria casa.

Limpar sua casa pode ser tão ruim quanto fumar 20 cigarros por dia - Cura pela Natureza

CURA PELA NATUREZA – LEIA AQUI AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Além disso, a asma foi mais comum (12,3%) entre as mulheres que limparam suas casas (12,3%) ou trabalharam como faxineiras (13,7%) do que as que não tinham esse hábito (9,6%).

Esses declínios na função pulmonar foram comparáveis ​​aos observados em pessoas com um hábito de fumar um maço por dia.

Mas atenção: é importante dizer que esse estudo só pode mostrar associações e não pode realmente provar que a limpeza causou reduções mais rápidas na função pulmonar.

Além disso, o estudo não encontrou as mesmas associações entre os homens, talvez porque poucos homens indicaram que limpam regularmente as casas.
 
Por isso, mais estudos são necessários para determinar uma relação de causa e efeito e quais produtos químicos em produtos de limpeza podem estar afetando seus pulmões.

No entanto, esta não é a primeira pesquisa a levantar preocupações sobre produtos químicos de produtos de limpeza.

A American Lung Association alerta sobre como a amônia, alvejante e uma variedade de compostos orgânicos voláteis (VOCs) em produtos de limpeza podem irritar os olhos, a garganta e os pulmões e podem levar a problemas respiratórios crônicos, reações alérgicas, dores de cabeça e até câncer.
 
Fique atento aos produtos que usam ingredientes mais naturais e seguros, como bicarbonato de sódio e vinagre.

Sim, eles existem!

O álcool também pode ser um desinfetante eficaz.

Mas, antes de usá-lo,  certifique-se de que todas as misturas caseiras são testadas e comprovadas como produtos de limpeza seguros e eficazes.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

VEJA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO