PUBLICIDADE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Iogurte natural de inhame: saudável, nutritivo e saboroso

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Esta receita, além de ser uma alternativa ao iogurte industrializado, é rica em fibras, vitamina C e potássio.

Hoje em dia a indústria produz inúmeros tipos e sabores de iogurte.

Porém, eles contêm corantes, conservantes e outros ingredientes que não fazem bem à saúde.

Até mesmo os chamados “naturais”, na maioria das vezes, contêm algum componente que não seriam necessáriso em um produto realmente natural.

Por isso, fazer iogurte caseiro é a melhor opção, pois, além de barato, é muito mais saudável.

Além de não conter nenhum tipo de conservante ou aditivo, seus nutrientes não vão perder as propriedades naturais durante o processo de preparação.

E`o caso deste supersaudável iogurte de inhame que você vai aprender a fazer agora.

Exatamente!

O inhame tem um sabor neutro, que harmoniza bem com qualquer fruta e quase não tem diferença para o paladar. 

Nesta receita, usamos também o morango, mas você pode optar por outras frutas.

Este iogurte é muito nutritivo, pois tanto o inhame quanto o morango são cheios de nutrientes essenciais para a saúde.

Benefícios do inhame

O inhame é um tubérculo rico em vitamina A, do complexo B, C, carboidratos, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Todos esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A seguir, conheça os principais benefícios deste alimento.

Bom para a saúde do coração

O inhame contém fibras que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue, prevenindo assim doenças cardíacas.

Além disso, é uma excelente fonte de potássio, mineral que neutraliza as ação hipertensiva do sódio no organismo.

Previne a anemia

O inhame é fonte de ferro, mineral que atua no transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias.

Além disso, contém cobre, que auxilia no acesso ao ferro armazenado para que possa ser usado na síntese de novas hemácias.

Também tem vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, e vitamina B6, que contribui para a produção de hemoglobina.

Por fim, possui ácido fólico, que auxilia no processo de maturação das células sanguíneas.

Auxilia na perda de peso

O inhame contém pouca gordura e suas fibras causam sensação de saciedade, além de seus nutrientes fornecerem mais energia.

Ele também tem propriedades anti-inflamatórias, que previnem o acúmulo de líquidos e toxinas no corpo, diminuindo a celulite e inchaço.

Combate a prisão de ventre

O inhame é rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Com isso, melhora a digestão e evita a prisão de ventre.

Faz bem para pele 

O inhame contém vitamina A, que ajuda a combater os radicais livres e fortalece a visão.

Ele mantém a pele hidratada e retarda o envelhecimento precoce.

Melhora a visão 

Além da vitamina A, o inhame contém vitamina C, antioxidante que ajuda a reduzir os riscos de surgimento da degeneração macular.

Além disso, previne a catarata, hidrata os olhos e melhora a visão noturna.

Saúde feminina

O inhame contém diosgenina, por isso é indicado para a saúde feminina, principalmente na menopausa e período pré-menstrual.

Ele ajuda a reduzir alguns sintomas como alteração de humor, relaxa a musculatura e diminui os sintomas da cólica menstrual.

Além disso, por conter alto índice de carboidratos e vitamina B6, ajuda a produzir mais serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

O inhame também possui propriedades que auxiliam na redução do inchaço, dor de cabeça e ansiedade, sintomas típicos do período menstrual.

Previne cãibras

O inhame é rico em minerais como cálcio, potássio e magnésio, que auxiliam na contração e relaxamento dos músculos.

Desse modo, ajuda a diminuir os riscos de câimbras.

É indicado para atletas 

Em razão da boa quantidade de vitaminas A, B6, C e minerais, o inhame é muito indicado para atletas.

Isso porque ele ajuda a influenciar a fortalecer a imunidade, que pode ficar comprometida devido ao alto desempenho da atividade física.

Benefícios do morango

O morango é uma fruta rica em vitaminas C, B2, B5, B6, B9, K, cobre, iodo, magnésio e potássio.

Elimina toxinas do corpo e, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa.

Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade.

Pode ser considerado diurético e laxativo, pelas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino.

Ele também é uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e ácido elágico.

Como benefícios, a fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhora a saúde mental, combate inflamações e retarda o envelhecimento precoce.

O morango é rico em fibras, auxiliando no combate a prisão de ventre e faz bem para a saúde dos olhos.

Além disso, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), pois contém antocianina.

Essa substância impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do colesterol bom (HDL).

Por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, é recomendada para diabéticos.

Iogurte de inhame

Essa receita é uma excelente alternativa ao iogurte industrializado, sendo uma opção saudável e com muito sabor.

Ingredientes:

  • 300 g de inhame
  • 250 g de morango (uma bandejinha) 

Sugestão: caso queira, pode substituir o morango por outra fruta de sua preferência.

Modo de preparo:

Descasque o inhame, corte em cubos médios e cozinhe até ficar bem macio, ao toque do garfo.

Escorra a água do cozimento e leve os cubos à geladeira até ficar gelado. 

Então, bata no liquidificador ou processador junto com os morangos, até ficar homogêneo.

Se necessário, coloque um pouquinho de água ou suco de frutas, até ficar na consistência desejada.

Deixe gelar por uma hora e está pronto para o consumo.

Esse iogurte de inhame também pode ser consumido por bebês a partir dos seis meses.

Suco de mamão, laranja e ameixa para soltar o intestino preso

Mais Lidas