Pesquisas desenvolvidas pela estudante de medicina Mariane da Silva revelam que as infecções oportunistas causadas por espécies de Candida têm aumentado de maneira considerável nos últimos 15 anos, tornando-se um problema cada vez maior a pacientes com câncer, especialmente entre os receptores de transplantes de medula óssea (TMO).
“Normalmente são infecções provocadas por bactérias e vírus do próprio ambiente hospitalar”, explica Mariane, cujo trabalho de pesquisa foi desenvolvido com cepas isoladas de pacientes que receberam transplante de medula óssea. E os resultados de sua investigação constam da dissertação de mestrado “Estudo da prevalência e avaliação da suscetibilidade a partir de antifúngicos de espécies de candida isoladas a partir de espécimes clínicos de pacientes portadores de malignidades hematológicas”, apresentada recentemente à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, sob a orientação da professora Angélica Zaninelli.
A tese mostra que de uns tempos para cá os malefícios provocados pela cândida têm aumentado de maneira considerável em pacientes com câncer. “Essa incidência dá-se em virtude de intensas sessões de quimioterapia, uso de cateter, antibióticos de amplo espectro e, entre outros fatores, longos períodos de hospitalização”.
Uma das conclusões a que Mariane chegou é que foi possível observar algumas variações na incidência de Candida albicans, como colonizante, com acentuado decréscimo nos anos de 1999 e 2000. Até 1960, os relatos de infecção fúngica limitavam-se a casos esporádicos. No Brasil, nos últimos quatro anos, observou-se um aumento de 3% para 19% na frequência de infecções fúngicas em pacientes com câncer. “Esse aumento tem sido largamente atribuído à neutropenia – sistema imune debilitado do paciente provocado pelo baixo número de leucócitos neutrófilos no sangue, que representa a linha de defesa primária contra uma série relativamente grande de patógenos”, explica a pesquisadora.
Fonte de pesquisa:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2002/unihoje_ju181pag3b.html