Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

A importância da vitamina D para a saúde

Além de ser vital para regular a pressão arterial, mantendo o sistema nervoso em equilíbrio, a vitamina D entra em ação para absorver o cálcio e o fósforo. Ela é essencial para a manutenção do metabolismo do cálcio, que atua no desenvolvimento ósseo, agindo indiretamente contra a osteoporose. Ou seja, sem vitamina D o cálcio não é absorvido pelo corpo.

A carência de vitamina D pode levar ao raquitismo infantil e à baixa estatura. Os adultos com deficiência dessa vitamina sofrem com a osteomalácia, doença caracterizada pelo amolecimento e pela deformidade dos ossos.

A vitamina D também participa da diferenciação celular e inibe a proliferação das células. Junto com a mutação, a proliferação celular pode ocasionar doenças como câncer.

A vitamina D fortalece nosso sistema auto-imune e atua na secreção de insulina. Alguns estudos sugerem que a deficiência dessa vitamina pode levar ao prejuízo na secreção deste hormônio, o que poderia causar intolerância à glicose.


Recorrer a alimentos como salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe e gema de ovo é só uma forma de obter o micronutriente, pois o principal meio para alcançar os requerimentos dessa vitamina é a exposição ao sol. Apenas 15 minutos diários de banhos de sol contribuem muito para os níveis de vitamina D subirem.

Texto adaptado de:
http://www.minhavida.com.br/Alimentacao/Guia-de-alimentacao/Nutrientes/Vitamina-D.htm

Veja um gráfico que ilustra a produção da vitamina D no corpo:
http://www.fosamaxd.com.br/secure/about/vitamin_d_calcium_absorption/vitamin_d_production/vitamin_d_production.html

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO